Da Folha PE
O papa Francisco proclamará este
domingo (12) os primeiros santos de seu pontificado: a freira colombiana Laura
Montoya y Upegui (1874-1949), a mexicana Guadalupe García Zavala, conhecida
como 'madre Lupita' (1878-1963) e 801 mártires italianos assassinados em 1480
pelos turco-otomanos.
A cerimônia acontecerá na Praça
de São Pedro, contando com a presença de delegações oficiais da Colômbia -
liderada pelo presidente Juan Manuel Santos -, México e Itália, além de
milhares de fieis, dos três países, além de religiosas das congregações fundadas
pelas duas freiras.
A data de canonização das duas
religiosas latino-americanas e dos mártires italianos foi fixada pelo papa
Bento XVI, no dia 11 de fevereiro, no mesmo consistório de cardeais no qual
anunciou que renunciaria ao Pontificado em 17 dias depois.
Laura de Jesús Montoya y Upegui,
uma professora escolar, defensora dos indígenas, escritora e mística, é a
fundadora da Congregação das Irmãs Missionárias da Beata Virgem Maria
Inmaculada e de Santa Catalina de Siena. Ela será a primeira santa colombiana.
A mexicana Anastasia Guadalupe
García Zavala é a co-fundadora das Servas de Santa Margarita María e dos
Pobres. Conhecida como 'madre Lupita' era enfermeira, e em momentos de crise
financeira no hospital onde trabalhava, chegou a mendigar, até ajudar a
solucionar os problemas para atender os pacientes.
Além disso, viveu época de
perseguição a Igreja Católica no país, nas décadas de 10 e 20 do século
passado. Segundo seus biógrafos, chegou a arriscar a vida para esconder
sacerdotes e até o arcebispo de Guadalajara Francisco Orozco y Jiménez.
O italiano Antonio Primaldo e 800
companheiros foram assassinados pelos turco-otomanos em 13 de agosto de 1480,
na cidade de Otranto, ao recusar negar a fé cristã.
Nenhum comentário:
Postar um comentário