quinta-feira, 20 de junho de 2013

MPPE cobra organização e segurança nos festejos juninos

Para organizar e garantir a segurança da população durante os festejos juninos, o Ministério Público de Pernambuco (MPPE) tem atuado através de recomendações e Termos de Ajustamento de Conduta (TAC), para que os gestores públicos dos municípios, que vão realizá-los, adotem uma série de medidas preventivas.

Desta vez, a atuação do MPPE tem como alvo os municípios de Verdejante, João Alfredo, Salgadinho, Petrolândia, São João, Paulista, Lagoa dos Gatos, Belém do São Francisco, Mirandiba, Serra Talhada, Amaraji, Floresta, Vitória de Santo Antão e Iguaracy.

As iniciativas são dos promotores de Justiça Danielle Belgo de Freitas, Luiz Guilherme Lapenda, Daniel Gustavo Meneguz, Ana Cristina Taffarel, Selma Barreto, Maria Izamar Ciriaco, Maísa Silva Melo, Fabiana Machado, Bianca Albuquerque, Vandeci Sousa, Julieta Maria de Oliveira, Antônio Rolemberg, Joana Cavalcanti, Fabiana de Souza e Lúcio Neto.

Nos documentos, estão previstas medidas de segurança e organização para os eventos típicos do mês de junho, seja em homenagem a São João ou a São Pedro, em locais abertos ou em clubes fechados. As prefeituras tiveram suas obrigações expostas e devem cumprir as indicações do MPPE em prol da saúde e segurança da população. As  Polícias Civil e Militar e o Conselho Tutelar atuarão nas fiscalizações do evento.

Entre as obrigações comuns estão o encerramento da festa no horário previsto na programação, com a obrigação de se coibir o uso abusivo de equipamentos de som e a poluição sonora após os eventos. Além disso, a Polícia Militar (PM) é responsável por providenciar e disponibilizar toda estrutura operacional necessária à segurança dos eventos, desde o planejamento até a execução das ações relacionadas ao policiamento ostensivo, inclusive realizando apreensões quando diagnosticados abusos. Também deve auxiliar indiretamente as Prefeituras no cumprimento dos horários de encerramento dos shows, na fiscalização do uso de vasilhames de plástico pelos comerciantes e público em geral.  No caso do município de Paulista, o gestor municipal deve providenciar também a contratação de seguranças particulares sob orientação da PM.

Já as Prefeituras deverão ordenar a distribuição dos vendedores ambulantes, carroças e similares para que estes comercializem apenas nos locais previamente fixados pela organização do evento, de modo a evitar acidentes, fiscalizando e coibindo qualquer infração mediante o apoio da PM. Também deverão providenciar: banheiros públicos móveis e a limpeza urbana; estrutura física para os conselheiros tutelares atuarem no local das festividades; ambulância e pessoal qualificado para prestar os primeiros socorros e a remoção dos acidentados para os hospitais com equipes de plantão; o uso de copos descartáveis e a não comercialização em vasilhames de vidros pelos comerciantes.

Por fim, os Conselhos Tutelares devem atuar dentro da esfera de suas atribuições legais, em regime de plantão, durante os dias dos eventos. Também deve fiscalizar a venda e o fornecimento de bebidas alcoólicas às crianças e adolescentes, assim como o consumo.

Todos os municípios que firmaram o TAC perante o MPPE estão sujeitos a aplicação de multas, caso alguma das obrigações sejam descumpridas.


Portal do MPPE

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