sexta-feira, 18 de abril de 2014

Náutico e Santa Cruz iniciam jornada rumo à Série A neste fim de semana

Tricolores e alvirrubros sonham com acesso. Foto: Guga Matos/JC Imagem
Náutico e Santa Cruz jogam apenas neste sábado, mas a Série B começa oficialmente nesta sexta-feira para oito equipes. Quatro jogos abrem a Segundona 2014, que tem o Vasco da Gama como grande atração da competição. A meta obviamente é conseguir ficar no grupo de quatro melhores e obter o acesso para a elite do futebol brasileiro em 2015. 

A missão dos pernambucanos, porém, não é fácil. Além do Vasco, que é o favorito ao título pelo peso da camisa e do investimento que tem, outras equipes chegam bem na competição. O Blog separou uma breve análise dos 18 adversários de alvirrubros e tricolores e apontou os times que largam na frente na Série B. Confira:

Começam já brigando pelo G4: Vasco, América-RN, Ceará, Atlético-GO e Sampaio Corrêa.

O Vasco entra nesta lista mais pelo peso da camisa do que pelo futebol que vem apresentando. O vice no Carioca não serve de muito parâmetro para os cruzmaltinos já que a competição teve um nível técnico abaixo do esperado. Ainda assim, a equipe de Adilson Batista entra como favorita ao acesso. Com o andar da Série B, deve ser ajustar e conseguir um acesso tranquilo, mas precisa ficar de olho nas primeiras rodadas para não perder pontos importantes.

Quem pode fazer frente ao Vasco neste início de Segundona são Atlético-GO e Sampaio Corrêa, que foram campeões nos seus estados. O Atlético é quem chega mais forte dos dois depois de ter batido o Goiás na final do Goiano. O comando é de um velho conhecido de Náutico e Santa Cruz: Marcelo Martelotte.

Já América-RN e Ceará ainda disputam título nos seus respectivos estaduais. Os dois times foram bem na Copa do Nordeste – Ceará foi finalista enquanto o América foi semifinalista – e se não estão totalmente arrumados, pelo menos não vivem uma crise. Com reforços, podem se consolidar no G4 neste início de competição.

Precisam se ajustar, mas sem desespero: Joinville, Icasa, Bragantino, Ponte Preta, Portuguesa, Boa Esporte e América-MG

Sete equipes começam a Série B em uma situação intermediária na temporada. Nenhuma delas foi campeã, mas também não chegaram a fazer feio nos seus estaduais, dentro do nível técnico e das reais perspectivas. O Joinville é quem parece estar na frente neste grupo já que foi vice-campeão estadual, perdendo apenas para o Figueirense, que está na Série A, na final. Ponte Preta pode fazer o valor da sua camisa e engrenar logo no começo se aproveitando da irregularidade dos adversários. Já a Portuguesa é uma enorme interrogação por viver uma briga fora dos gramados. A Lusa ainda sonha com o retorno à Série A pelos tribunais depois de ter sido rebaixada no fim do ano passado.

Começam com o sinal de alerta ligado: ABC, Avaí, Vila Nova, Oeste, Paraná e Luverdense

Nenhuma dessas seis equipes teve um início de temporada bom nos seus respectivos estaduais. O Vila Nova é o caso mais sério com um rebaixamento no Goiano. O Oeste também ficou na última posição do seu grupo no Paulistão. ABC, Avaí e Paraná nem conseguiram chegar às finais dos estaduais, enquanto que a Luverdense perdeu a final local para o Cuiabá, equipe que está na Série C. Na teoria, os seis começam lutando contra o rebaixamento, mas podem reagir na Série B com reforços e ajustes durante o período da Copa do Mundo.

O que podem fazer Náutico e Santa Cruz?

O Náutico começa a Série B dividido com a final do Pernambucano e pode largar mal logo na estreia contra o Bragantino. O Timbu, porém, parece ter o estilo da competição, ou seja, tem um time que sofre poucos gols e que luta até o último minuto de jogo. A grande questão é saber como a equipe irá atuar fora de casa contra adversários mais fortes que os que enfrentou no Pernambucano. Na teoria, não começa como favorito ao acesso, mas pode crescer na Segundona se conseguir uma sequência de bons resultados, principalmente neste início.

O cenário é parecido para o Santa Cruz, que retorna para a Série B depois de seis anos nas divisões inferiores do futebol brasileiro. A meta inicial é se manter. No entanto, o Tricolor pode sonhar mais alto se conseguir se recuperar da derrota para o Sport nas semifinais do Estadual e se reencontrar um futebol mais consistente, especialmente no aspecto defensivo. No ataque, os corais estão relativamente bem com a boa fase de Léo Gamalho.

Palpite para os pernambucanos: Irão ficar nas dez primeiras posições e podem lutar pelo acesso com reforços e ajustes.

Jogos de Náutico e Santa Cruz nesta primeira rodada:

Santa Cruz x ABC, Arruda, 19/04, às 16:20

Bragantino x Náutico, Nabi Abi Chedid, 19/04, às 16:20

Blog do Torcedor

Nenhum comentário: