Mostrando postagens com marcador Blog do Inaldo Sampaio. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Blog do Inaldo Sampaio. Mostrar todas as postagens

quarta-feira, 11 de dezembro de 2013

Governador abre em Gravatá o III encontro do programa “Mãe Coruja”

Do Blog de Inaldo Sampaio

O governador Eduardo Campos abriu nesta quarta-feira, em Gravatá, o III encontro do programa “Mãe Coruja”. O evento se realizou no Hotel Casa Grande e teve a presença da primeira dama e coordenadora do programa Renata Campos.

O encontro, que prosseguirá até amanhã, tem como tema “A intersetorialidade como estruturadora do cuidado”.

Sua finalidade é contribuir para a sistematização das experiências vivenciadas ao longo dos últimos seis anos e discutir o modelo de gestão.

Foram apresentados cerca de 100 trabalhos, dentre eles pôsteres eletrônicos, imagens e vídeos.

Desde que foi instituído, em 2007, o programa “Mãe Coruja” já cadastrou 109.806 mulheres e 52.072 crianças com o intuito de diminuir os índices de mortalidade materna e infantil por meio de ações que unem as áreas de saúde, educação e desenvolvimento social.

Depois que ele foi lançado, ele conseguiu diminuir de 21,3 para 15,7 o coeficiente de mortalidade infantil no Estado, para cada grupo de mil nascidos vivos.

Atualmente, o “Mãe Coruja” está implantado em todas as 12 Gerências Regionais de Saúde (Geres), totalizando 103 municípios.

terça-feira, 12 de novembro de 2013

Prefeito anuncia hoje terça-feira programação natalina de Gravatá

Do Blog de Inaldo Sampaio

O prefeito de Gravatá, Bruno Martiniano (PTB), e seu secretário de Turismo, Fernando Resende, vão reunir o “trade turístico” nessa terça-feira para anunciar a programação da festa natalina do município.

O evento está previsto para às 17h no Mercado Público Municipal.

A programação terá início no dia 7 de dezembro e se prolongará até o dia 29.

Ano passado, o governador Eduardo Campos esteve lá com seus familiares e não havia ninguém para recebê-lo: nem o então prefeito Ozano Brito Valença (PSDB) nem o prefeito eleito Bruno Martiniano (PTB).

sábado, 18 de maio de 2013

Prefeitura de Moreno paga piso dos professores com efeito retroativo


Do Blog de Inaldo Sampaio

O prefeito de Moreno, Adilson Gomes Filho (PSB), informou na sexta-feira que vai pagar o piso aos professores de rede municipal, a partir deste mês de maio, com efeito retroativo ao início do ano.

Com isso, Moreno passará a ser uma das poucas cidades do Estado de Pernambuco a pagar o piso nacional salarial da categoria que é de R$ 1.567, 00.

O pagamento do piso representará um incremento mensal de cerca de R$ 126 mil na folha salarial do município.

No próximo dia 31, a Prefeitura vai pagar também o retroativo referente aos meses de janeiro, fevereiro, março e abril, em parcela única, o que totaliza para cada professor cerca de R$ 6,5 mil.

A decisão já foi comunicada ao Sindicato dos Professores de Moreno (Sinpremo), que vinha negociando com a prefeitura desde o mês passado.

quinta-feira, 20 de dezembro de 2012

Após três tentativas, Bruno Martiniano é diplomado como prefeito de Gravatá


Do Blog do Inaldo Sampaio

O prefeito eleito de Gravatá, Bruno Martiniano (PTB), foi diplomado na quarta-feira juntamente com o seu vice, Rafael Prequé (PSB), pelo juiz eleitoral Severiano Antunes.

Ele conseguiu chegar à prefeitura após duas frustradas tentativas, sendo que na penúltima, em 2008, perdeu para o atual prefeito, Ozano Brito (PSD), por apenas 90 votos de diferença.

O prefeito eleito chegou a se emocionar quando recebeu o diploma e prometeu colocar em prática todas as suas promessas de campanha.

Ele é filho do ex-deputado e também ex-prefeito do município, Sebastião Martiniano Lins, que morreu no exercício do cargo, tendo sido substituído pelo então vice Joaquim Neto (PSDB).

Joaquim concluiu o mandato de Sebastião, foi reeleito e fez o sucessor (Ozano Brito), mas agora perdeu para o petebista.

sábado, 15 de dezembro de 2012

SDS lança serviço de emissão de antecedentes criminais pela internet


Do Blog de Inaldo Sampaio

O secretário de Defesa Social, Wilson Damázio, vai lançar na segunda-feira (17) o serviço de emissão de antecedentes criminais através da internet.

O seu objetivo é facilitar o acesso dos cidadãos pernambucanos ao documento, que terá validade de 30 dias a partir da data da emissão.

A SDS informa também que o próprio cidadão poderá emitir sua certidão de Nada Consta, através do site: www.servicos.sds.pe.gov.br/antecedentes, não sendo necessário se dirigir ao Instituto de Identificação Tavares Buril nem aos seus postos de atendimento.

Logo em seguida, o secretário fará o lançamento da 5ª edição do livro “Alvos Procurados” com os nomes de 3.197 homicidas e latrocidas.

segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

1ª quota do FPM veio 80% maior que a primeira do mês de novembro


Do Blog de Inaldo Sampaio

A primeira quota do Fundo de Participação dos Municípios que foi depositada nesta segunda-feira veio 80% maior que a primeira do mês de novembro.

Isso dará condições aos atuais prefeitos de pagarem o 13º salário dos seus servidores, além do salário do mês de dezembro.

Até a semana passada, o presidente da Confederação Nacional dos Municípios, Paulo Ziulkoski, calculava que cerca de 60% das prefeituras do Brasil não iriam pagar o 13º salário do seu pessoal por absoluta falta de recursos.

sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

O Brasil é o 69º país do mundo no “ranking” da corrupção


Do Blog de Inaldo Sampaio

1- Levantamento feito pela ONG “Transparência Internacional” apontou o Brasil na 69ª colocação dentre os países mais corruptos do mundo.

2- Em relação ao levantamento de 2011, o país melhorou três posições (era o 73º colocado).

3- O Brasil obteve 43 pontos numa escala de 0 a 100.

4- Quanto mais baixo for o número, mais o país é considerado corrupto.

5- No contexto da América Latina, o Brasil ficou abaixo do Chile e do Uruguai que ocupam a 20ª posição com 72 pontos cada um.

6- A pior colocação no continente é a da Venezuela que obteve apenas 19 pontos (165º colocado).

7- A taxa de corrupção é aferida com base em documentos e entrevistas com analistas políticos e empresários.

8- Os países menos corruptos são Dinamarca, Finlândia e Nova Zelândia com 90 pontos cada um.

9- Os Estados Unidos aparecem numa posição intermediária com 73 pontos.

10- Os países mais corruptos são Afeganistão, Somália e Coréia do Norte com apenas 8 pontos cada.

É isso aí.

terça-feira, 4 de dezembro de 2012

Seca em PE: Bezerros abaterá caprinos e ovinos antes que os bichos morram de fome


Do Blog de Inaldo Sampaio

O Governo do Estado começou a sacrificar nesta terça-feira 150 caprinos e ovinos num abatedouro de Bezerros para evitar que morressem de fome por não ter o que comer.

Outros 150 animais serão abatidos nesta quarta-feira nas unidades de Bezerros, Parnamirim e Afogados da Ingazeira.

O Estado está investindo R$ 30 milhões na compra de 150 mil cabeças de caprinos e ovinos de 7,5 mil criadores com até 50 cabeças, sendo que cada um poderá comercializar até 20 animais.

Até o momento, segundo o secretário de Agricultura, Ranilson Ramos, foram abatidos 2,6 mil cabeças. A carne está sendo comprada pela Conab e destinada à merenda escolar.

segunda-feira, 12 de novembro de 2012

Governador em exercício inaugura fábrica em Glória do Goitá


Do Blog de Inaldo Sampaio

O governador em exercício João Lyra Neto (PDT) inaugurou na manhã desta segunda-feira em Glória do Goitá a primeira fábrica localizada no Nordeste do grupo Nissin Ajinomoto.

Ele fez o corte da fita juntamente com o presidente da Nissin Foods Holdings, Koki Ando, e do diretor geral da Ajinomoto América Latina, Etsuhiro Takato.

A joint venture (associação), formada pelas duas empresas japonesas de macarrão instantâneo, investiu R$ 46 milhões nesta unidade, que vai gerar aproximadamente 200 empregos diretos.

Atualmente, o Brasil ocupa a 10ª posição no ranking de consumo de macarrão instantâneo com aproximadamente 2 bilhões de porções por ano.

sexta-feira, 26 de outubro de 2012

Começou, civilizadamente, a transição administrativa na cidade de Moreno


Do Blog de Inaldo Sampaio

Teve início em Moreno, hoje, de maneira bastante civilizada, a transição administrativa envolvendo o atual prefeito Edvard Bernardo (PMDB) e o prefeito eleito Adilson Gomes Filho, o “Dilsinho” (PSB).

Embora sejam adversários políticos, o prefeito não está criando dificuldades para repassar as informações solicitadas pelo seu futuro sucessor.

Mandou chamá-lo ao seu gabinete a fim de apresentar os membros da “equipe de transição” e disponibilizou um espaço da prefeitura para que ele possa trabalhar.

Na próxima segunda-feira, as equipes de um e outro irão reunir-se para elencar as informações que o prefeito eleito deseja obter da atual administração.

“Posso garantir que, até agora, o prefeito se comportou com bastante elegância. Parabenizou-me para vitória, desejou-me êxito como administrador e disse que quando eu era criança a mulher dele chegou a trocar-me as fraudas na casa em que meu pai morava que era na mesma rua dele”, contou Adilson Filho.

terça-feira, 23 de outubro de 2012

TCE vai apertar os prefeitos que estão desativando os serviços públicos


Do Blog de Inaldo Sampaio

Por meio de nota divulgada nesta terça-feira, o conselheiro e presidente em exercício do Tribunal de Contas, Carlos Porto, comunica que, em parceria com o Ministério Público, o órgão tomará providências contra prefeitos que, por terem perdido a eleição, estão desativando os serviços públicos essenciais.

Nos últimos dois dias, disse ele, diversos prefeitos estiveram no TCE para reclamar da situação de “desmonte” em que se encontram as prefeituras devido à demissão de médicos, dentistas, servidores públicos terceirizados, etc.

Denunciaram ao TCE esta situação os prefeitos eleitos dos municípios de Ibirajuba, Lajedo, Palmeirina, Agrestina e Bezerros. Leia, abaixo, a Nota divulgada pelo TCE:

“Considerando as notícias divulgadas na Imprensa e as diversas solicitações de prefeitos eleitos decorrentes de atos ilícitos praticados por gestores públicos municipais, cujos grupos políticos não permanecerão mais no poder, a partir de janeiro do próximo ano, o Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco deliberou na data de hoje (23) tomar, em parceria com o Ministério Público, as medidas administrativas e judiciais que estiverem ao seu alcance para preservar a boa gestão e o patrimônio público, bem como para punir, na forma da lei, os gestores públicos que praticarem tais atos”.

quinta-feira, 30 de agosto de 2012

Eleições 2012: TRE considera válida a convenção do PR de Bezerros


Do Blog de Inaldo Sampaio

O Tribunal Regional Eleitoral considerou válida, ontem, a convenção do PR de Bezerros realizada pelos partidários da prefeita Maria Elisabete Lima, a Bete de Dael (PR).

Com isso, ela ganhou o direito de concorrer à reeleição contra o vice Carlos Francisco (PCdoB) e o ex-deputado Severino Otávio (PSB). Bete era aliada histórica do deputado Inocêncio Oliveira (PR) mas no início deste ano perdeu o apoio dele, que passou a apoiar Severino Otávio.

Inocêncio dissolveu a comissão provisória municipal, que era presidida por ela. Mas a prefeita recorreu à Justiça e recuperou o controle do partido. Ontem, por 5 votos contra 1, o plenário do TRE reconheceu como válida a convenção realizada por ela. O único voto contrário foi do desembargador José Fernandes.


Arraes perde disputa na Assembleia para Sebastião Martiniano Lins


Do Blog de Inaldo Sampaio

A Assembleia Legislativa aprovou nesta quarta-feira o projeto de autoria do líder do governo, Waldemar Borges (PSB), dando o nome de Sebastião Martiniano Lins à Rodovia PE-087.

A Rodovia, que liga Gravatá ao distrito de Uruçu-Mirim e já está em obras, homenageia o ex-prefeito que administrou a cidade entre 2001 e 2002, quando faleceu. Ele era pai do atual candidato a prefeito, Bruno Martiniano Lins (PTB), que tem o apoio do PSB.

Na década de 70, Sebastião foi deputado estadual pela Arena e secretário de Trabalho e Ação Social do Governo Eraldo Gueiros Leite.

No entanto, partidários do ex-prefeito Joaquim Neto (PSDB), que é adversário de Bruno na eleição, defendiam que a Rodovia se chamasse “Miguel Arraes de Alencar” alegando que o ex-governador foi quem levou água e luz para aquele distrito.

terça-feira, 28 de agosto de 2012

PSD espera eleger em Pernambuco entre 15 e 20 prefeitos


Do Blog de Inaldo Sampaio

Embora seja ainda um partido jovem, o PSD espera eleger em Pernambuco entre 15 e 20 prefeitos.

Estão nessa lista João Mendonça (Belo Jardim), Elias Lira (Vitória), Esmeralda Santos (São Caetano) e Nanã (São José da Coroa Grande), entre outros.

Nanã, apoiada pelo prefeito José Barbosa (PSD), fez seu primeiro grande ato de campanha neste final de semana: uma carreata seguida de comício.

Estiveram no evento o presidente estadual do PSD, André de Paula, e os deputados estaduais Sílvio Costa Filho (PTB) e Rodrigo Novaes (PSD).

Nanã, que foi secretária de educação de José Barbosa, caminhou pelas ruas do centro até chegar ao local do comício.

Também neste final de semana o PSD fez um grande comício em Belo Jardim em favor da candidatura do ex-prefeito João Mendonça.

O comício contou com a presença do presidente da Assembleia Legislativa, deputado Guilherme Uchoa (PDT).

Governador lança um novo “Chapéu de Palha” para socorrer as vítimas da estiagem


Do Blog de Inaldo Sampaio

O governador Eduardo Campos encaminhou à Assembleia Legislativa, ontem segunda-feira um projeto de Lei que cria o programa “Chapéu de Palha Emergencial da Estiagem”.

Ele se destina a atender cerca de 200 mil famílias em 119 municípios do Estado que estão sob “estado de emergência” por causa da seca.

Os agricultores alistados irão receber uma ajuda financeira no valor de R$ 280 para cobrir as perdas financeiras provocadas pela seca, considerada a maior dos últimos 40 anos no Estado.

A parcela extra será concedida aos agricultores que já recebem auxilio financeiro do Garantia-Safra (R$ 680) ou do Bolsa Estiagem (R$ 400,00).

O valor de R$ 280 será pago em quatro parcelas de R$ 70, a partir de outubro deste ano, através de um cartão magnético especifico do programa.

“A gente tem que pensar, a um só tempo, no próximo ano, na próxima década e no próximo século. Temos que usar a inteligência para fazer os dois movimentos“, disse o governador do Estado ao fazer o anúncio do programa.

Para garantir a parcela extra aos agricultores familiares, o Governo do Estado investirá cerca de R$ 60 milhões com recursos próprios.

quarta-feira, 15 de agosto de 2012

Nova sessão de fotos com Lula leva seis petistas de Pernambuco a São Paulo e Jailton Albuquerque esta entre os candidatos


Do Blog de Inaldo Sampaio

Já estão em São Paulo, desde ontem, para serem fotografados ao lado do ex-presidente Lula, mais seis candidatos do PT ao cargo de prefeito no Estado de Pernambuco.

São eles: Ubirajara Paz (Moreno), Gesimário Baracho (Igarassu), Rubinho Catunda (Itamaracá), Cariri (São Lourenço), Nadegi Queiroz (Camaragibe) e Jailton Albuquerque (Vitória).

No último dia 30, foram chamados a São Paulo pela direção nacional do partido com esta mesma finalidade os candidatos Humberto Costa (Recife), Sérgio Leite (Paulista), Pedro Eugênio (Ipojuca), Genivaldo Menezes (Águas Belas), Odacy Amorim (Petrolina) e Luciano Duque (Serra Talhada).

Também foram convidados os não petistas Renildo Calheiros (PCdoB-Olinda) e José Queiroz (PDT-Caruaru). O primeiro compareceu e o segundo, não.

Celpe e Caixa Econômica renovam convênio para doação de novas geladeiras a pessoas carentes


Do Blog de Inaldo Sampaio

A Celpe e a Caixa Econômica assinará nesta quarta-feira a renovação do convênio que tem por objetivo atender por mais um ano as famílias participantes do Programa “Minha Casa Minha Vida”.

O convênio prevê a inscrição das pessoas atendidas pelo programa “Tarifa Social de Energia Elétrica”, o qual concede desconto de até 65% na fatura dos consumidores e garante acesso ao programa “Nova Geladeira”.

Este programa é responsável pela troca de refrigeradores usados por novos com o selo “Procel” de economia.

Os moradores das novas residências ainda receberão lâmpadas econômicas das distribuidoras controladas pelo Grupo Neoenergia: Celpe (Pernambuco), Coelba (Bahia) e Cosern (Rio Grande do Norte).

Apenas em Pernambuco, a Celpe fará a substituição de cerca de duas mil geladeiras e doará mais de dez mil lâmpadas.

A previsão da concessionária é alcançar as unidades consumidoras entregues pelo Governo Federal com consumo acima de 80 kWh/mês até o final de 2013.
Segundo previsão da Caixa Econômica, nove projetos deverão ser entregues na vigência do convênio nos municípios de Barreiros, Igarassu, Palmares e Petrolina.

Para receber um novo refrigerador, o consumidor precisa estar cadastrado na “Tarifa Social de Energia Elétrica”, ter consumo médio nos últimos três meses igual ou superior a 80 kWh/mês, não possuir débitos com a Celpe, possuir uma geladeira usada e ser morador de bairro popular.

domingo, 12 de agosto de 2012

Ibama devolve os dois papagaios que havia apreendido na casa da prefeita de Bezerros


Do Blog de Inaldo Sampaio

Por meio de uma nota divulgada hoje (12), o advogado André Henrique da Fonseca deu ciência ao povo de Pernambuco que o Ibama devolveu a José Valdiael de Lima, esposo da Prefeita de Bezerros, Bete de Dael (PR), os dois papagaios que haviam sido apreendidos na residência do casal no dia 18 de junho deste ano.

Segundo a nota, “os papagaios foram arbitrária e ilegalmente apreendidos pela Polícia Federal e entregues ao IBAMA”.

“Os animais estavam na posse da família há mais de 30 (trinta) anos e sob a vigência da Lei 5.197/67, que não prevê qualquer proibição para manutenção de animais silvestre em cativeiro/residência”, acrescenta.
Após a apreensão, o advogado entrou com uma  Ação Cautelar, com pedido de Liminar, no TRF da 5ª Região, e este deferiu sua solicitação, concedendo a guarda dos animais (Dominik e Tico) ao casal.

segunda-feira, 9 de julho de 2012

Eleições 2012: Ex-prefeito Aarão Lins participa de evento, em Gravatá, ao lado do candidato Bruno Martiniano


Do Blog de Inaldo Sampaio

O candidato do PTB à prefeitura de Gravatá, Bruno Martiniano (PTB), e seu vice, Rafael Prequé (PSB), puseram a campanha nas ruas neste final de semana.

Acompanhados de uma comitiva de candidatos a vereador formada por Pedro Martiniano, Gilmário de Uruçu, Drázio Medeiros, Everaldo Alves, Luiz Prequé, Maria do Carmo, João Vasconcelos e Ivan da Farmácia, eles tomaram café da manhã no mercado municipal e caminharam pela feira livre no centro da cidade.

Também estava na comitiva o ex-prefeito Arão Lins de Andrade, que se incorporou à campanha do candidato petebista.

terça-feira, 3 de julho de 2012

Joaquim Neto prevê a quinta derrota de Bruno Martiniano em Gravatá


Do Blog de Inaldo Sampaio

O ex-prefeito de Gravatá, Joaquim Neto (PSDB), previu nesta terça-feira a quinta derrota consecutiva do candidato do PTB à prefeitura, Bruno Martiniano, que é apoiado pelo PSB e será seu adversário.

“Bruno é um perdedor de eleições. Perdeu duas para prefeito, uma para mim em 2004 e outra para Ozano Brito (PSD) em 2008, e duas para deputado estadual. Não satisfeito, vai disputar a prefeitura pela terceira vez e o povo de Gravatá vai mandá-lo embora para casa”, previu Joaquim Neto.

O ex-prefeito disse estar torcendo para que Ozano Brito deixe de lado a suposta neutralidade e se incorpore de imediato à campanha de Bruno.“Com o prefeito no palanque de Bruno, a nossa vitória se dará por uma margem ainda maior”, garantiu.