sábado, 19 de fevereiro de 2011

Câmara aprova aumento de salário dos professores


A Câmara de Vereadores da Vitória de Santo Antão realizou mais uma sessão nessa terça-feira (15),

Presentes na sessão os vereadores José Aglailson (PSB), Dr. Saulo (PSB), Silvio Gouveia (PSB), Pedro Queiróz (PPS), Mano Holanda (PMDB), Geraldo Enfermeiro (PSB), Novo da Banca (PSB), Everaldo Arruda (PSDB), e Irmão Duda (PSDC), André de Báu (PMN) e Frazão (PR).

Na platéia estavam presentes o advogado Aristides Junior, a diretoria do Sindicato dos Servidores (SINDVISA), e alguns professores, que aguardavam a aprovação simbólica do reajuste de 14,7% negociados entre a Gestão Municipal e o referido sindicato.

Também marcou presença o empresário Jailton Albuquerque presidente da associação comercial da vitoria de santo antão que mandou um oficio a casa Diogo de Braga pedindo para que os vereadores não aprovassem o projeto de lei que seria apresentado para apreciação nessa sessão.
Iniciado os trabalhos da casa, foi lida a ata da sessão anterior a qual foi aproada por unanimidade.

Além do projeto de reajuste salarial dos professores, o vereador Pedro Queiroz, apresentou o Projeto de Lei regulamentando a carga e descarga de mercadorias no Centro comercial da Vitória, ficando o mesmo restrito ao horário das 20: as 4: h da madrugada.

O parlamentar também foi autor do projeto que muda o nome da Rua André Vidal de Negreiros que passará a se chamar de Rua Professora Lenira Santos, em homenagem a mestra que lecionou na Faintvisa e no Colégio Municipal três de Agosto.
Na apresentação dos requerimentos o vereador Frazão solicitou a Gestão municipal recuperação de praças, calçamentos de varias ruas e reforma da sede do bairro de redenção, finalizando com o pedido de instalação de um semáforo no entroncamento da BR 232 com a PE 45 nas proximidades de redenção.
O vereador Novo da Banca em seus requerimentos solicitou calçamentos, rede de esgotos, reparo no sistema de iluminação pública para algumas ruas do município.

Na sequência o presidente da casa Diogo de Braga informou que os projetos que tratam de doações de terrenos e imóveis estão na procuradoria da casa para os respectivos encaminhamentos.

Após anunciar o primeiro orador da noite José Aglailson informou que precisava se ausentar para ir visitar a estrutura do que restou do Clube Vassouras o Camelo, que segundo o próprio foi fundado pelo seu avô passando assim a presidência para seu vice, Dr. Saulo.

Em seguida foi a vez de Irmão Duda que alem de chegar atrasado à Sessão permaneceu alguns instantes e se retirou sem nenhum aviso sem participar da aprovação do projeto e requerimentos.

Iniciando suas explanações, Everaldo Arruda parabenizou os professores pelo aumento de salário.

Em seguida solicitou instalação de um posto de polícia permanente na Avenida Mariana Amália, devido ao grande numero de assaltos que estão ocorrendo no local, implantação de semáforo. Também solicitou que fosse realizado no município ações do Expresso Cidadão, em bairros diferentes a cada mês facilitando assim aos municies a aquisição de seus documentos, recapeamento do asfalto do município, construção de campos de futebol e um Projeto de Lei dando nome de Antonio Dionísio de Paiva a uma praça na zona rural do município.

O vereador Novo da Banca informou que após visitar o sargento para conversar sobre a transferência do Tiro de Guerra do Alto do Reservatório para o Monte das Tabocas considerou a transferência inviável declarando que os jovens que servem na base teriam dificuldade de locomoção e transporte.
Novo sugeriu que a Prefeitura viabilizasse as instalações em frente ao AABB, antiga Piscina do Leão, para ser transformada no Tiro de Guerra, pois o local conta com uma boa estrutura e fica dentro do município como segunda opção o parlamentar sugeriu que a gestão municipal fornecesse transporte para os soldados.
Finalizando, Novo da Banca informou que foi procurado por um eleitor seu onde o mesmo sugeriu que a Praça 3 de Agosto (Praça do Jacaré) fosse transformada em parque de estacionamento, afirmando que apenas deixou a idéia no ar.
Para o vereador Pedro Queiroz, fazer críticas aos prefeitos e comum, lembrou que em governos passados os professores foram agredidos em público, levando até tapa na cara e sendo atropelados por carro de som.
Anunciou que em março será iniciada a construção da ponte do Amparo, também sugeriu que a administração do Zoológico que será construído no Monte das Tabocas, fique nas mãos da UFPE/CAV e a única que tem zôo tem pedido de interdição desde 2006 e agora o IBAMA veio pra fechar
Sobre os semáforos informou que já foram licitados e será instalado um em frente ao João Murilo e outro no entroncamento da BR 232 com a PE 45 e serão do tipo com sensor de fluxo de trânsito que determina o tempo de fechamento conforme o numero de veículos no local.

Pedro lembrou que o asfaltamento do município foi implantado por ele há 20 anos e após isso todos os prefeitos deram as costas e não cuidou da manutenção.
Quanto ao Tiro de Guerra o parlamentar aposta na transferência e disse que os custos do tiro de guerra com transporte e alimentação de soldados é competência do governo federal, pois tem verbas para isso.

Quanto à idéia do eleitor em transformar a praça em estacionamento Pedro Queiroz ironizou dizendo:
“Vamos derrubar a câmara, e as igrejas como fizeram com a Praça Duque de Caxias”.

“O que não pode é uma instituição mandar um ofício dizendo votem contra, temos que ter compostura a câmara está desmoralizada, as leis tem que serem feitas de dentro para fora e não ao contrario”, referindo-se ao oficio da Associação Comercial.

Sobre a água de Pirituba Pedro informou que alguns cidadãos que possuem fazendas na região quebraram canos e desviaram a água para fazer irrigação de seus pastos, mas o problema já foi solucionado

Para o vereador André de Báu a idéia do eleitor em transformar a Praça do Jacaré é um estacionamento é simplesmente um absurdo.
Sobre a transferência do tiro de Guerra André pontuou a necessidade em haver uma conversa com a prefeitura afirmando ser importantíssima a manutenção do Tiro de Guerra no Município e que apesar de ser um órgão federal, esta ligado ao bem estar dos jovens de Vitória.

Quanto ao aumento dos professores o parlamentar disse que apesar de ser um aumento significativo no percentual o valor final e pequeno. Parabenizou o sindicato que luto e conseguiu uma boa negociação salientando a importância deste aumento ser estendido a aposentados e pensionistas.
Quanto à lei de carga e descarga o parlamentar disse estar estou de acordo e prometeu estudar bem o caso enquanto estiver nas comissões.
Finalizando o vereador fez requerimento verbal para que faça reparo em calçamentos de algumas ruas do município e implantação de rede de esgoto.

Geraldo Enfermeiro iniciou suas palavras dizendo que o projeto perfeito para ser aprovado na casa seria um dizendo que a partir de agora Elias Lira terá vergonha na cara, denunciou o uso de máquinas da Prefeitura fazendo o serviço da empresa licitada e que foi ameaçado quando registrava o fato e cobrou a presença do Secretário de Planejamento na Casa, o Sr. Barbosa, para prestar esclarecimentos quanto ao processo de execução orçamentária da reforma da Praça da Matriz.

Ao longo de suas explanações criticou o sistema de saúde e educação do município denunciou falta de médicos nos postos de saúde e relatou caso de perseguição do gestor municipal.
Encerrando sua participação o Parlamentar disse estar triste porque na tribuna da casa ele faz oposição sozinho e já está ficando cansado e parabenizou Aristides Junior dizendo que o advogado teve uma grande representação durante as negociações.

Após a explanação dos parlamentares o presidente em exercício colocou os  requerimentos em votação os quais foram todos aprovados encerrou a sessão convidou a todos para próxima terça no horário regimental.

Por Orlando Leite

Nenhum comentário: