segunda-feira, 1 de agosto de 2011

Turismo Rural em Pernambuco é tema de exposição


Do DIARIODEPERNAMBUCO.COM.BR

O turismo rural em Pernambuco é tema de uma mostra que será realizada a partir desta quarta-feira (3) no Shopping Recife. A intenção é divulgar as potencialidades deste segmento atraindo turistas e visitantes ao interior do estado. Vinte expositores vão participar da mostra, que vai até o próximo dia 7 e pretende oferecer atrativos como trilhas radicais (bike, motocross e off Road), banhos de bica, piscinas naturais, trilhas ecológicas para caminhadas, cachoeiras, passeios de charrete, áreas  ambientais preservadas,  passeios de barco, locais apropriados para pescar, espaços com produção artesanal,

A gastronomia pernambucana também está incluída no turismo rural com visitas a antigos engenhos, casas de farinha, além de conferir produção artesanal de produtos como rapadura e mel. Os equipamentos turísticos estão localizados no Agreste, Zona da Mata Sul, Zona da Mata Norte e outras localidades.                

Promovida pela Associação Pernambucana de Turismo Rural e Ecológico (APETURR), a mostra, que está em sua segunda edição, vai contar com cenário diferenciado e apropriado ao clima rural, a ser montado no térreo do shopping, com toda a infra estrutura necessária para movimentar a mostra durante os cinco dias.  A expectativa é que este ano a feira supere a primeira edição, quando foi registrado um aumento de 35% dos associados e crescimento em torno de 20% de novos clientes para a APETURR.



Segundo o Instituto de Desenvolvimento do Turismo Rural  (IDESTUR), o segmento do Turismo Rural começou a ganhar destaque no país na década de 80 e é o que mais cresce atualmente, cerca de 30% ao ano. Mundialmente o Brasil se encontra na 4ª posição no segmento de Turismo Rural ficando atrás apenas da Espanha, Portugal e Argentina.  De acordo com  o Estudo do Complexo do Agronegócio Cavalo de 2006, elaborado pela CNA e ESALQ/USP, os turistas rurais em suas atividades relacionadas ao cavalo proporcionam R$ 21 milhões de movimentação econômica e 1.500 postos de trabalho no segmento.

Expositores - Vinte equipamentos localizados em todo o Estado já confirmaram presença na mostra entre eles: Aparauá Ecoaventura- Goiana (Zona da Mata Norte); Casa de Campo- Engenho de Lazer- Itambé( Zona da Mata Norte); Engenho Cachoeira- Ribeirão (Zona da Mata Sul); Engenho Jundiaí- Vicência (Zona da Mata Norte); Engenho Laje Bonita- Quipapá ( Zona da Mata Sul); Engenho São Bernardo- Paudalho (Zona da Mata Norte); Fazenda Betânia- São Benedito do Sul( Zona da Mata Sul); Fazenda Brejo- Saloá(Agreste); Hotel Fazenda Engenho Pedra do Rodeadouro [WINDOWS-1252?]– Bonito( Agreste); Hotel Monte Castelo- Sairé (Agreste); Hotel Portal de Gravatá ( Agreste);Itamatamirim Park- Vitória (Zona da Mata); Parador Ayatana- Bezerros- Serra Negra (Agreste); Pousada Aba da Serra- São Joaquim do Monte (Agreste);Pousada Canto da Serra- Bezerros- Serra negra( Agreste); Pousada Fazenda Santa Fé- Bezerros( Agreste); Pousada Rio da Barra- Brejo da Madre de Deus ( Agreste); Pousada Rural Engenho Cueirinha- Nazaré da Mata; Refúgio Rio Bonito- Bonito (Agreste) e Sítio do Corredor- Moreno -Bonança ( Zona da Mata).

Aparauá Ecoaventura - Engenho Massaranduba do Norte - Com 340 hectares, o engenho cultivava cana de açúcar e coco. Em 2004 começou a utilizar a propriedade como equipamento do Turismo Rural. Aparauá, nome em Tupi-Guarani, que significa Massaranduba, árvore da flora brasileira, é um espaço de preservação com 33 hectares de Mata atlântica, várias  espécies animais e 7 hectares de lâmina de água formados por nascentes de águas naturais. Buscando um turismo com desenvolvimento sustentável, Aparauá valoriza a mão de obra local, enriquece o cardápio com frutos do mar e do manguezal, faz uso do artesanato da comunidade quilombola vizinha – povoação de São Lourenço além de fazer apresentações de grupos culturais do município e valorizar toda a sua história. Em Aparauá, os visitantes podem se aventurar nas trilhas da mata atlântica, de bike, motocross e off road, banhos de bica e piscinas naturais, passeio de barco, pesque e solte, área para recreação, esportes e jogos, oficina de artesanato, culinária regional e redes para descanso ao som do canto de pássaros.  O espaço funciona aos sábados e domingos das 9h às 17h e durante a semana para grupos agendados. Aparauá se localiza na Rodovia PE 49, Km 20 – Ponta de Pedras - Goiana – PE. Telefones: (81)9101-3510 e 3227-1470.

Casa de Campo - Engenho de Lazer- Recebe os hóspedes como convidados. Com estrutura de 16 apartamentos com ar condicionado split, tv, frigobar, wc privativo e varanda com rede. Este local é um refúgio de tranquilidade e lazer. Animais silvestres (saguis, jacarés, emas, aves diversas como pavões, marrecos e lindos passarinhos) e domésticos (patos, galinhas, coelhos,etc), lindas paisagens de mata atlântica - com 600 hectáres de reserva legal.  No espaço a preservação do meio ambiente, da cultura e da história estão em primeiro lugar. A cultura da cana de açúcar e a criação de gado são até hoje as principais atividades financeiras da família, que ainda produz rapadura, mel de engenho, e pequenos animais para consumo do hotel, como ovinos, galinha de capoeira, coelhos, etc. Os hóspedes podem conhecer todo o dia dia da fazenda, inclusive casa de farinha e a ordenha. Para a diversão podem usufruir de um gostoso banho de piscina; sauna; sala de massagem e hidromassagem;  passeios de charrete, à cavalo, de pau-de-arara ao lajedo no pôr do sol ao som de sax, à fonte de água mineral e ao tobolama; tobomorro; pescaria; tirolesa; trilhas; quadras de tênis, bocha, vôlei de areia, futebol, e mini-campo de golf. Já a gastronomia é uma arte a parte, com quitutes especiais regionais e com influências autorais da chef. O salão de eventos comporta 300 pessoas, tanto em festas, ao som de um forró pé-de-serra, ou um casamento lindo no campo, com capela. Telefones: (81) 3476-1385/9994-4774/ 9913-8820.

Engenho Cachoeira - Localizado a 90km do Recife, no município de Ribeirão,  o espaço possui uma área de 500ha. Comandado por Paulo Carneiro Leão, o local mantem viva a tradição familiar de 250 anos, do cultivo da cana-de-açúcar em Pernambuco. O engenho conta também com a plantação de flores tropicais, criação de carneiros da raça Santa Inês e de búfalos e abre  suas portas para o Turismo Rural. Com o rio Sirinhaém percorrendo por 13 Km a propriedade são realizados passeios de caiaque. No açude acontece a pescaria. Na programação passeios de charretes,cavalo, bicicleta ou a pé nas trilhas da cana-de–açúcar ou na plantação de flores tropicais. Banho de bica com água da nascente própria e uma culinária irresistível, com alimentos produzidos na propriedade, como o queijo coalho e ricota de búfala, doces de leite e frutas da região, sem falar na deliciosa carne de búfala e o pernil de carneiro precoce, fazem do passeio um programa inesquecível.  O Engenho Cachoeira fica na BR 101, Km 103, Ribeirão-PE. Telefones: (81) 9962-5865/ 9664-8333.

Engenho Jundiá - Propriedade pertencente à família Correia de Oliveira Andrade, desde 1879, o local se destaca pela  diversidade de suas atividades como criação de bovinos, ovinos, plantação de banana, de cana-de-açúcar e turismo rural, onde destaca-se o pedagógico, o histórico e o de eco-aventura.  Entre as atrações moita do engenho 1817 ;  Casa de purgar preservada – mini museu;  Casa-grande construída em 1900, com mobiliário da época;  Trilha na mata atlântica;  Capela “milagrosa”, localizada a 450 metros de altitude (Pico do jundiá). O Engenho Jundiá se localiza na Mata Norte de Pernambuco à 87 Km do Recife, no Vale do Siriji, município de Vicência. Encontra-se no Sopé da serra das Mascarenhas, onde se situa o ponto mais alto desta cordilheira, o Pico do Jundiá. Telefones: (81) 9982-6111 / 9234-1312.

Engenho Laje Bonita - Localizado em Quipapá, no Turismo Rural o local funciona com Engenho de Visitação Turística e trabalha oferecendo três serviços distintos: a visitação a moagem, o Parque Aquático Rural e o Dia de Campo. Na visitação em dias de moagem, o grupo( a partir de 20 pessoas) é recebido com uma mesa de degustação da gastronomia dos antigos engenhos de açúcar( queijos com mel-de-engenho, rapaduras, caldo de cana, bolos de rapadura, pães recheados com rapadura, cahaça, entre outras delícias. Além de degustar conhecem também, a história da cultura do açúcar em PE. No parque aquático os visitantes podem fazer passeios de caiaque, banhos de açude, bica e piscina escavada na pedra, cavalos selados, redário e trilhas. Dia do Campo  acontece de 2ª a sábado e acontece durante o dia inteiro e inclui a visitação a moagem e o parque aquático rural. Informações: 9292-5052.

Engenho São Bernardo - Pertenceu a Usina Mussurepe e esta localizado na cidade de Paudalho, a 40 km de Recife, na BR 408. Em suas terras, além do cultivo da cana-de-açúcar, são exploradas atividades de turismo rural e pedagógico. O engenho conta com pousada, numa bela casa grande de 2.800 m2  com instalações  para realização de treinamento empresarial, confraternizações, retiros, lazer, entre outros. Também integra ao espaço o  Restaurante Sabor do Sertão, com excelente comida regional, em ambiente rústico, além de  passeios de charrete e a cavalo para toda a família. Na antiga sede do engenho localizada às margens do rio Capibaribe, junto ao Santuário de São Severino dos Ramos, são desenvolvidas atividades como; banho de bica, pescarias, cavalgadas, prática de esportes e jogos, caminhadas em trilhas  e outras relacionadas ao turismo pedagógico. Informações: (81) 3636-1273/ 8666-6043.

Fazenda Betânia - Localizada no município de São Benedito do Sul a 180km da capital funciona como uma Fazenda Hotel, buscando integrar seus hóspedes à vida rural. Sua principal atividade econômica é a agricultura com o cultivo de frutas tropicais e cana de açúcar, além da criação de animais de pequeno porte.  São 24 apartamentos com capacidade para até 100 leitos. Todas as acomodações são confortavelmente divididas em suítes. Cada quarto tem um sabor, como as boas lembranças que se levam deles: abacaxi, laranja, graviola, acerola e pitanga. No café da manhã são servidos leite de vaca recém ordenhadas, queijos, pães caseiros, geléias e bolos , entre outras delícias.A grande diversidade de lazer garante satisfação a todas as idades. São cavalos, pôneis, charrete, tratorete, pescaria de lazer, toboágua, caiaques, botes, banho de bica, piscinas naturais e artificiais, trilhas, caminhadas, campo de futebol, vôlei, sala de jogos com sinuca, ping-pong, totó, carteado, gamão, sala de TV, salão de eventos entre outros. Informações: (81) 3684-1126/ 3684-1679.

Fazenda Brejo - Localizada pertinho de Garanhuns, em Saloá, a Fazenda Brejo alia simplicidade e bom gosto além de acomodações confortáveis e deliciosa comida regional. O local oferece apartamentos e dormitórios para famílias ou grupos de pessoas que queiram desfrutar de toda beleza do lugar. Além de salão de jogos, sala de reunião, capela, SPA, restaurante, floricultura, haras e piscina, você ainda tem fontes, serra de cristais e passeios ecológicos pela mata. Existe também trilhas, passeios a cavalo e o forró agitam os dias e noites na Fazenda.Informações: (81) 3251-0756/ (87) 3926-2047.

Fazenda Engenho Pedra do Rodeadouro - Localizada em Bonito,  município considerado pela Revista Globo Rural como uma das mais belas paisagens rurais pernambucanas, a Fazenda se localiza em 79 hectares de área, situado em um vale com grandes paisagens e mata atlântica conservada. Sua infra-estrutura foi construída num antigo engenho da década de 80. O lugar apresenta clima agradável tanto no inverno como no verão, com um friozinho gostoso à noite aliado a rusticidade do lugar. O hotel fica localizado no Sítio Rodeadouro, onde ocorreu o primeiro Movimento Sebastianista do Brasil há 189 anos. Nosso hospede tem a possibilidade de realizar atividades do campo, como trilha em reserva ecológica com banho de cachoeira, passeio a cavalo, passeio de pau-de-arara para ver o pôr-do-sol e estufa de flores, piscinas de águas naturais, toboáguas, ordenha, pesca esportiva , salão de jogos completo, playground. Com hospedagem em chalés, suítes e apartamentos, o Engenho Rodeadouro é o lugar ideal para quem busca descanso e muita aventura.  Informações: (81) 3231-1253/ 3092-4002.

Hotel  Fazenda Monte Castelo - Localizado na fazenda Capixaba, no município de Sairé, a apenas 8 km de Gravatá, o local é privilegiado pela natureza e cercada de vales, açudes e animais campestres. Os condomínios oferecem uma completa estrutura de lazer e serviços: guarita de segurança, piscinas adulto e infantil, salão de festas, campo de futebol, playground e quadras de vôlei e tênis. Além de uma vista panorâmica de açudes, montanhas e toda a paisagem rural local com animais do campo. Os apartamentos possuem suíte, tv, ar condicionado split, frigobar e varanda. Na área externa, piscina térmica, parque aquático, campo de futebol, quadras de tênis, currais, baias, playground, recreadores, salão de jogos, pista de hipismo e trilhas de cavalgadas e auditório com capacidade para 100 pessoas. O visitante ainda pode aproveitar a enoteca, um espaço especial para os apreciadores de vinho, e o restaurante especializado em fondue e pratos regionais. A boate completa a diversão. Informações: (81)8814-9407.

Hotel Portal de Gravatá - Localizado em Gravatá, cidade de clima agradável a 82 km do Recife, o hotel fazenda possui 210 mil m² de área, pela qual atravessa o rio Ipojuca e onde habitam diversos animais campestres. No total, o Portal disponibiliza 88 apartamentos e sedia 192 unidades de apart-hotéis. Entre as atrações, as criações de animais da Fazenda Modelo, a pescaria, o passeio de charrete, a experiência de tomar o leite de vaca tirado na hora e o cheirinho de mato fazem a alegria da garotada. O equipamento alia o bucolismo à modernidade. O local também chama atenção pela qualidade e variedade nas opções de lazer. Dois bares atendem o público adulto nos dias e noites do Portal.   Para os jovens e crianças, o hotel conta com um playground equipado com gangorrão, ponte de Rio que Cai, teleféricos, escorregos, balanços, paredão de escalada e touro mecânico.  Na linha dos esportes algumas das atrações são quadras de vôlei, futebol e 2 quadras de tênis. Informações: (81)3304-8888.

Itamatamirim Park - Está localizado no KM-38 da BR-232 no vale do Itapacurá (barragem de pedra) no município de Vitória de Santo Antão-PE. A área  de 300 hectares é composta de matas ciliares, secundárias, atlântica  e artificiais (reflorestamento), com hospedagem  em cabanas  mobiliadas no lago. Lazer,  aventura e educação ambiental, tirolesa, rapel, paredão de escalada, pesque-pague, trilhas, passeios de Gurgel e a cavalo, turismo pedagógico com foco no resgate histórico e social  da batalha do monte das tabocas e da língua brasileira  tupi-guarany estão entre as atrações.Informações:(81) 9944.8029/ 92989267 .

Parador Ayatana - É um termo budista usado como base de "bom senso" ou esfera de sentido. O Parador Ayatana localizado na Estrada de Serra Negra, em Bezerros,a 110 km do Recife, oferece quatro chalés com ofurôs, infraestrutua de lazer  com piscina, sauna, hidromassagem, além de diversas atividades e terapias de relaxamento. O Parador possui espaço gastronômico, adega e bar. Informações: (81) 3708-3079/ 9282-4617.

Pousada Aba da Serra - Localizada em São Joaquim do Monte, no agreste central de Pernambuco, a 132 km de Recife, o espaço se caracteriza como Pousada Rural com um clima serrano e ameno, rodeada de pedras e olhos d`água  permitindo uma visão panorâmica da micro região deste lado do agreste de Pernambuco. A pousada conta com biblioteca,parquinho para crianças, recanto com jogos  e espaço cultural que oferece palco móvel, camarim, mine copa, lavabo e wc, inclusive adaptado para cadeirante, jardins, piscina natural da própria nascente, com cascata e acesso para banho, aliado a redários. O restaurante opta por uma gastronomia natural e orgânica, desenvolvendo produtos da horta, compotas, pimentas alem de produtos lácteos como queijo de coalho, manteiga de garrafa e natural, iogurte, ricota e coalhada, resultado da ordenha na própria Pousada, sendo consumidos pelos hóspedes e comercializado em pequena escala. Informações: (81)3753.1574 / 9995-9453/ 9853-1777.

Pousada Canto da Serra - Localizada no distrito de Serra Negra, a 7 km da sede do município de Bezerros, com clima de montanha e a uma altitude de aproximadamente 800m, com deslumbrante paisagem do agreste, possui um salão de refeitório e cozinha, 27 chalés, sala para recepção com lareira e TV, sala de jogos e outra para reuniões e também a casa de farinha que, além do maquinário autêntico, dispõe de utensílios típicos do homem do campo, onde é realizada a torrefação artesanal do café. Informações: (81) 9955-4456 / 3708-3070.

Pousada Fazenda Santa Fé - Localizada em Bezerros,  na BR 232, KM 94, o local oferece em seus 222,73 há, 15 apartamentos decorados no estilo rústico chic. O local oferece diversão e lazer com excelente infraestrutura para convenções,leilões, exposições,vaquejadas, provas de tambor e baliza além de animais exóticos, arvorismo,passeios a cavalo e charette,pescaria esportiva,bicicletas malucas, piscina,ordenha, salão de jogos e muito mais, numa perfeita integração com a natureza. Informações: (81)3341-1400/ 9226-5100/9761-6870.

Pousada Rural Engenho Cueirinha - Localizada a 70 km de Recife, acesso pela BR 408,-Nazaré da Mata, seguindo pela PE 59, em direção a cidade de  Buenos Aires. O local disponibiliza acomodações em chalés com varandas, casa sede datada de 1933, que preserva o estilo original do engenho, com  móveis de época  e que abriga mini museu da família Albuquerque Maranhão. O espaço oferece ainda, restaurante, piscina, redário, açudes para pesca, casa de boneca, passeios a cavalo, banho de bica, pista de cooper,trilhas,salão de jogos e capela, além de passeios temáticos que mostram a história do ciclo da cana de açúcar e também a riqueza da cultura  pernambucana, através de manifestações folclóricas e  do artesanato, típico da região. O restaurante oferece culinária tipicamente rural  com   delicias    pernambucanas,  frutas  tropicais,deliciosos  pães,bolos  e   doces caseiros a disposição dos hóspedes. Informações: (81) 9948.1586 / 9617.4969.

Refúgio do Rio Bonito - Localizado no município de Bonito, a propriedade fica na colônia dos Japoneses a 850 metros de altitude e é cercada de uma exuberante paisagem natural.Trilha de bicicleta, caminhadas, salão de jogos, redário com vista para deslumbrante vale, espaço zen para meditação, suítes confortáveis para até 4 pessoas, bica,tomar um bom chocolate quente para espantar o frio, são algumas das atividades oferecidas para os visitantes.  O município de Bonito possui também inúmeros roteiros turísticos da região, como cachoeiras e práticas de esporte de aventuras. Informações: (81) 3423-1561/ 9201-7537/ 9194-1357.

Sítio do Corredor - Localizado em terras do antigo Engenho Pombal, à 42 km do Recife, localizado no Vale do Tapacurá, município de Bonança, em Moreno. O local prioriza o ecoturismo e a cultura de preservação dos recursos naturais e do resgate da história, arte e cultura desta região. O espaço  tem como proposta pedagógica a educação ambiental atrelada à vivência através do contato com a natureza e a cultura local. Entre as atividades podemos destacar caminhada ecológica, Trilhas na reserva do Dendezeiro, no Vale do Tapacurá, das nascentes e recanto por-do-sol, além de passeio a cavalo, pescaria, voleibol, futebol, degustação da achaicharu (fruta exótica), entre outras atividades. Informações: (81) 3223-2131 / 9969-3330.

Pousada Rio da Barra - Situada a 10 Km do teatro de Nova Jerusalém, a pousada está inserida no interior de uma belíssima fazenda, às margens do Rio Tabocas. Conforto, simplicidade, tranquilidade e uma paisagem deslumbrante, tornam o local ideal para a prática de trilhas ecológicas, escaladas, rapel, banhos de bica e de rio, passeios de Jeep, charretes, quadricíclo, bicicletas, cavalos e pôneis. A pousada dispõe de área de lazer, com: fazendinha, piscina, churrasqueira; parque infantil, campos de futebol e vôlei; área para pic-nic; sala de jogos; capela; auditório e 10 aconchegantes apartamentos com vista panorâmica, SKY, frigobar e ar-condicionado. A gastronomia regional faz de sua visita uma experiência única e inesquecível. Informações: (81)9668-0844/9911-1153/3749-1001.

Nenhum comentário: