domingo, 13 de fevereiro de 2011

Casa Diogo de Braga discute trânsito e regulamentação de moto-taxista


Presentes na sessão o Presidente da Casa Diogo de Braga José Aglailson (PSB), os vereadores Dr. Saulo (PSB), Silvio Gouveia (PSB), Pedro Queiróz (PPS), Mano Holanda (PMDB), Geraldo Enfermeiro (PSB), Novo da Banca (PSB), Everaldo Arruda (PSDB), e Irmão Duda (PSDC) e Frazão (PR).
Em seguida foi lida a ata da sessão anterior a qual foi aproada por unanimidade.
Na seqüência foram lidos alguns comunicados sendo um da gestão municipal informando que o vereador Pedro Queiróz foi indicado pela gestão municipal para ser o líder do governo na câmara.
Quanto aos requerimentos apresentados na sessão o vereador Frazão solicitou da gestão municipal que através de suas secretarias realizasse calçamento construção de creche posto de saúde consertos de pontes e um centro profissionalizante no bairro de Lidia Queiroz e adjacências.
O vereador Novo da Banca solicitou a reforma do sanitário público localizado ao lado do Cibrazem, pavimentação de algumas ruas e conserto da lateral da ponte da PE 45 próximo ao Carneirão.
O vereador Everaldo Arruda solicitou a pavimentação de uma rua próxima ao colégio polivalente.
Seguindo o expediente foi lida uma portaria comunicando a formação das comissões de redação para o biênio 2011/2012 definindo o nome dos titulares no qual o nome do vereador Pedro Queiroz foi citado, mas o mesmo em plenário agradeceu o convite e disse não poder participar devido aos seus afazeres que o deixa sem tempo para mais uma atividade.
Em seguida o vereador Novo da Banca foi convidado pelo presidente da Casa Diogo de Braga para ocupar o cargo de 1º secretario que ficou vago, apóso vereador André de Baú tert renunciado ao cargo, que saiu devido à incompatibilidade com seus afazeres de advogado.
Por não haver outro vereador para concorrer ao cargo foi colocado em votação e aprovado por unanimidade e de imediato o vereador foi empossado pelo presidente da casa ao cargo de 1º secretario.
Sendo o primeiro a usar a tribuna o vereador Pedro Queiróz apresentou a minuta de um projeto de lei que será apresentado brevemente na casa regularizando o trânsito do município fixando horário de carga e descarga dos caminhões que abastecem o comércio de Vitória.
Segundo o parlamentar o trânsito de Vitória foi “acabarezado”, com caminhões fechando as ruas e motoristas parando onde querem.
“Vitória de Santo Antão Cresceu e não se desenvolveu, tornando-se um modelo de descontrole a ponto de ter uma favela em seu coração”, referindo-se aos bancos de feira.
Queiróz comentou que o problema se estende desde gestões anteriores e nenhum fez nada com medo de perder voto. Pediu para que se investigue uma denuncia de aterro de um canal por trás do posto do alemão para se construir um super mercado.
Falou em humanizar do Beco do Cornélio transformando-o em calçadão, informou que conversou com o prefeito e a arquiteta sobre o assunto que também vai elaborar um projeto para desobstruir o corredor da Praça da Bandeira com a André Vidal de Negreiros.
Aproveitou para informar sobre o fechamento do Parque Melo Verçosa que será transferido juntamente com o Tiro de Guerra para o Monte das Tabocas devido a um projeto da Gestão Municipal com a participação da UFPE que aproveitará o espaço para expandir suas atividades.
O parlamentar cobrou urgência da gestão municipal na entrega das batas aos Moto-taxistas lembrando que se exigiu deles atualização de cadastro e motos faltando agora entregar as batas e montar uma fiscalização para que os mesmos tenham seus direitos e cumpram seus deveres que é respeitar as leis de transito
Finalizando Pedro Queiroz comentou sobre o desgaste da câmara perante a opinião publica dizendo que “precisamos tomar iniciativas, atualmente quando se quer chingar alguém chingam de vereador” ironizou.
Ao iniciar suas explanações, Dr. Saulo justificou sua falta na sessão anterior, parabenizou Novo da Banca pela sua eleição, elogiou o futuro projeto de Pedro Queiroz e disse apoiá-lo integralmente.
Cobrou a instalação de semáforos em algumas vias, comentou sobre os buracos das ruas e do risco que correm motoristas e pedestres, pois já presenciou inúmeros acidentes devido aos mesmos.
Alertou para que se tome medias urgente, pois o inverno esta chegando e com certeza os buracos aumentarão de tamanho devido às chuvas e simultaneamente aumenta o risco de acidentes.
Encerrando o parlamentar cobrou da gestão municipal o mapeamento das áreas doadas e as que restam para doação, que foi solicitado pela casa legislativa através de requerimento e até o presente momento nada foi entregue.

Fazendo uso da tribuna, Dr. Silvio Gouveia denunciou que os funcionários municipais que estão fazendo seu novo cadastro na Caixa Econômica devido à mudança de pagamento dos seus salários para essa instituição estão sendo forçados a abrir conta corrente normal ao invés de conta salário que é isenta de taxas.
No momento Mano Holanda pediu um aparte e informou ao parlamentar que o Bradesco também está usando do mesmo expediente com os funcionários do estado que estão se cadastrando na instituição para receber seus contra cheques
Dr. Silvio mostrou a resolução do Banco Central dizendo que é direito de todos os trabalhadores receberem seus vencimentos através de conta salário, informando que o que está acontecendo é pratica abusiva.
Quanto à transferência do zoológico, o parlamentar informou que falou como Secretário de Meio Ambiente e foi informado que o zoológico não atende as especificações do IBAMA.
“Durante os oito anos da administração de Aglailson o IBAMA nunca fez nenhuma recomendação, porque os animais sempre foram bem tratados”, alfinetou.
Sendo o último a se pronunciar, o vereador Novo da Banca demonstrou preocupação com os problemas causados pela desordem do trânsito, e disse não ser preciso pensar duas vezes para aderir ao projeto de Pedro.
“Temos áreas privativas para estacionar, precisamos nos adaptar aos novos tempos, pontuou o vereador.
Sobre o Beco do Cornélio, é a favor da urbanização. “Precisamos abraçar essa idéia e cobrar soluções ao prefeito”.
Novo comentou sobre a reforma da Praça da Matriz, dizendo que apesar de causar transtornos durante o carnaval não podia esperar mais e alertou para o fato da cidade esta mal iluminada representando perigo para a população e visitantes que irão chegar para o carnaval.
Solicitou que fizesse uma homenagem ao Sr. José Marques de Sena ilustre carnavalesco do Município, e que transferisse o Museu do Carnaval para a Casa da Cultura apelo a ser feito ao Secretario de Cultura do Município.
Antes de colocar os requerimentos em votação o presidente da casa vereador José Aglailson disse que quando assumiu a gestão municipal a cidade esta às escuras e que instalou 100.000 luminárias, encerrou suas breves palavras informando que estão invadindo as terras do Monte das Tabocas.
Na sequência os requerimentos foram votados e aprovados. Por não haver mais matérias para deliberação o presidente da casa legislativa encerrou a sessão e convidou a todos para estarem presentes na próxima terça no horário regimental.
Por Everton Alamberque e orlando Leite

4 comentários:

Dds camisas personalizadas disse...

Muito boa a iniciativa de nos manter informados sobre oq ocorre na casa Diogo de Braga.

campelo disse...

A cidade precisa de ações pois essa homens que compoem a casa Diogo de Braga ,finge que faz o povo finge que acredita e a nossa cidade não tem só o transito acabarezado não tem muito mais podemos até incluir o HJMO que é comandado pelo governo do estado porém é uma vergonha que busca pelo atendimento do SUS,e o MAIS ilario na entrado do HJMO uma frase para todos meditar AQUI SE FAZ SAÚDE.

Felipe Augusto Redenção disse...

Estou lendo informaçõrs desencontradas afinal é projeto ou não é?
Afinal quem falou o que?

VENVITORIA disse...

Felipe, obrigado pelo acesso.
O que você leu aqui no blog é praticamente um resumo da ata.
Não acrescentamos e nem omitimos nada,
Grande abraço.
Equipe VEN