domingo, 20 de fevereiro de 2011

Há 154 anos em Vitória de Santo Antão chegava o primeiro fonógrafo


“Foi um grande acontecimento na nossa cidade foi a apresentação do fonógrafo ou zonofone, assim narrada em “O LIDADOR” DE 27 DE FEVEREIRO DE 1892:” O Sr. Figner, proprietário do fonógrafo, esteve nesta cidade no dia 20 do corrente, com o sublime aparelho, invenção do grande THOMAS ALVA EDISON.

“Ouvimos o fonógrafo e confessâmo-nos maravilhados, pois é uma das mais aperfeiçoadas invenções que a mentalidade do homem pode produzir"
“O fonógrafo repete, com precisão, as peças que nele forem recolhidas, reproduzindo corretamente as palavras com o timbre de voz natural, bem como o som de qualquer instrumento”.
 “O Sr. Fingner retirou-se, no dia seguinte, por ter sofrido um desarranjo em uma das peças do fonógrafo”.
Como vimos no LIDADOR esse instrumento causou grande espanto em nossa cidade e foi o pré-cursor do toca cd. Mais quem é esse grande inventor?
THOMAS ALVA EDISON nasceu em MILAN, no estado americano de OHIO em 11 de fevereiro de 1847, foi inventor e empresário nos EUAE era filho de: SAMUEL EDISON (canadense) que era marceneiro e a da Sra. NANCY ELIOT EDISON. Em sua vida THOMAS registrou mais de 1.000 patentes.
ALGUNS INVENTOS
Contador automático de voto em 1868 seu 1ª invento;
Microfone de carvão;
Fonógrafo em 1857;
Lâmpada incandescente;
Gerador de alto vácuo e etc
CRÍTICA A THOMAS EDISON
Considerando um dos maiores inventores do seu tempo, EDISON tem sido criticado por não compartilhar os seus créditos.
PENSAMENTOS

Sendo ele ateu um jornalista pergunta: você acredita em comunicação com os espíritos? “NÃO, NÃO ACREDITO. MAS SE EU FOSSE UM ESPÍRITO, ENCONTRARIA UMA MANEIRA INTELIGENTE E MENOS PRECÁRIA DE ME COMUNICAR COM OS HOMENS”.

 THOMAS EDISON morre em WEST ORANGE, NOVA JERSEI-E. U.A, no dia 18 de outubro de 1931.
Vale salientar que no final do século XIX em Vitória não havia muito com o que se divertir, pelo menos com as classes menos favorecidas. A família mais tradicional tinha os chamados recitais de poesias, saraus em casa, ao som de piano e violão.
Por isso é notório o espanto do JORNAL LIDADOR por tamanha novidade.




POR JOHNNY RETAMERO

Nenhum comentário: