terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Novo passaporte com chip começa a ser emitido em Pernambuco

Apenas um símbolo difere o novo passaporte do anterior
Foto: Divulgação/ Polícia Federal
Do JC Online
 
Quem, a partir desta terça-feira (15), solicitar a emissão de passaporte internacional em Pernambuco já sairá da unidade da Polícia Federal (local emissor) com o modelo mais novo e moderno do documento.

Mais seguro, o novo documento de viagem é eletrônico e possui um microchip - onde estarão armazenadas as informações referentes à pessoa, como nome, foto e impressões digitais.

A tecnologia permitirá, no futuro, a utilização do documento em portais automáticos de controle migratório.

O passaporte com chip também proporciona mais agilidade, praticidade e conforto aos seus portadores. Além do dispositivo eletrônico de gravação de dados (chip), o novo documento conta com outros dispositivos de segurança, como marca d'água, fundo invisível, fio de segurança, fio de costura composta por três fios de alta qualidade e tinta opticamente variável.

A aparência, porém, não é tão diferente do documento atual. A capa conta com um símbolo diferenciado e na contracapa fica localizado o chip.

Quem possuir o modelo anterior do documento e este ainda estiver dentro do prazo de validade não precisa fazer a substituição imediata, pois o mesmo continuará sendo aceito. A substituição será gradativa. O preço também não foi alterado - continua custando R$ 156,07.

De acordo com a Polícia Federal em Pernambuco, o passaporte eletrônico é praticamente imune a falsificações e começou a ser distribuído no Brasil a partir de dezembro do ano passado, num projeto piloto em Brasília e Goiás. gradativamente, todo o país irá receber a implementação da medida. A mesma tecnologia já é utilizada em países da União Europeia, Estados Unidos e Japão.

Nenhum comentário: