segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

'Plano Estadual de Contingência Contra a Dengue' é apresentado a 19 prefeitos

Da Redação do pe360graus.com

Foto: Reprodução/TV Globo
Uma ação importante vai acontecer no Recife para combater a dengue não só na capital pernambucana, mas também em outras cidades do Estado que apresentam risco de epidemia da doença. O secretário de saúde de Pernambuco, Antônio Carlos Figueira (foto), vai se reunir com prefeitos de 19 municípios pernambucanos para apresentar o "Plano Estadual de Contingência Contra a Dengue".

Um dos objetivos do encontro é conscientizar as prefeituras da importância de desenvolver um trabalho de prevenção junto aos cidadãos. “90% dos focos são intrafamiliares. Quem está mais perto do cidadão é a prefeitura, pois vivemos no município, então é fundamental a participação de todos os entes federativos: a União, o Estado e os municípios”, afirma Antônio Carlos Figueira.

Das cidades cujo prefeito foi convocado para o encontro, 14 apresentam alto risco de epidemia de dengue. São elas: Afogados Da Ingazeira, Bezerros, Serra Talhada, Quixaba, Ouricuri, Floresta, Santa Cruz Do Capibaribe, Santa Cruz Da Baixa Verde, Timbaúba, Araripina, Pesqueira, Camaragibe, Santa Cruz e Santa Teresinha.

Os outros cinco municípios que completam a lista são Recife, Jaboatão dos Guararapes, Olinda, Caruaru e Petrolina. De acordo com a Secretaria de Saúde de Pernambuco, essas cidades terão que adotar cuidados por causa do grande número de habitantes.

De acordo com o secretário de saúde de Pernambuco, um grande avanço no combate à doença foi a descentralização da realização do teste da dengue. “Até o ano passado, só o Laboratório Central do Recife fazia esse exame. Conseguimos que mais seis cidades realizem esses exames: Petrolina, Caruaru, Salgueiro, Afogados, Limoeiro, e Palmares”, afirma Antônio Carlos Figueira.

O "Plano Estadual de Contingência Contra a Dengue" terá a vigilância e a assistência como principais eixos. “Na assistência, nós vamos capacitar mais de 2,5 mil profissionais da equipe de Saúde da Família e temos a possibilidade de contratar até 200 leitos caso venha a epidemia. Também vamos contratar 500 agentes de endemia e capacitar 80 técnicos em vigilância e reforçar a equipe nos laboratórios”, conta o secretário.

Em 2011, já foram registrados 1.149 casos da doença, 11% a mais do que em janeiro do ano passado. “Até hoje não estamos em epidemia, pois esses 11% está dentro da normalidade. No ano passado, a epidemia aconteceu em maio e se estendeu até julho, então esse trabalho de valorização que estamos fazendo é fundamental para que, quando chegar em maio, não tenhamos o mesmo número de casos”, explica o secretário de saúde do Estado.

DENGUE CLÁSSICA X DENGUE HEMORRÁGICA
Os sintomas da dengue clássica são febre alta, normalmente durante uma semana, dores musculares, nos olhos e nas juntas. Também pode haver manchas vermelhas. Nesses casos, os pacientes devem procurar a unidade básica de Saúde da Família. Se ocorrer sangramento, a dengue é hemorrágica e o paciente deve procurar uma policlínica ou uma Unidade de Pronto-Atendimento (UPA).

Figueira revela os números da dengue hemorrágica em Pernambuco. “No ano passado, foram 74 casos notificados, 20 confirmados e 20 em investigação. Este ano, temos cinco casos notificados e dois em investigação”, diz o secretário.

ORIENTAÇÕES PARA A POPULAÇÃO
As pequenas ações diárias podem ajudar a combater os focos do mosquito da dengue.  “Sem essa participação da população, fica muito difícil o controle da dengue”, afirma o secretário de saúde do Estado. Veja algumas dicas para evitar a doença:

1 - Guarde garrafas e baldes vazios de cabeça para baixo.
2 - Deixe a tampa de vasos sanitários sempre fechada.
3 - Lave bem o suporte de água mineral na hora da troca do botijão.
4 - Coloque areia nos pratinhos dos vasos de plantas.
5 - Lave a vasilha de comida dos animais, pelo menos, uma vez por semana com bucha, sabão e água corrente.
6 - Feche bem sacos plásticos e mantenha a lixeira fechada.
7 - Também mantenha a caixa-dágua fechada, assim como tonéis e outros depósitos com água.
8 - Confira se todos os ralos da casa estão desentupidos e, se eles não estiverem sendo utilizados, deixe-os fechados.

Nenhum comentário: