sexta-feira, 4 de março de 2011

EM 1921(90 ANOS ATRÁS) NASCIA O CLUBE CARNAVALESCO VASSOURAS O CAMELO.

O blog VEN (via expressa de noticia) presta uma justa homenagem ao glorioso CAMELO contando sua história.
                                   INTRODUÇÃO
OS CLUBES DE MANOBRAS eram assim chamados  os clubes constituídos de “ CORDÕES” fantasiados que, precedidos de clarins e de estandarte, e seguidos de orquestra, em duas alas, executam “manobras” ou movimentos, descrevendo figuras, letras do alfabeto, disputando, entre si, a primazia de arte e originalidade, saltando e correndo, no seu longo desfile pelas ruas da cidade, seguidos sempre pela multidão de adeptos. Foi sempre acirrada a rivalidade entre eles. Os mais importantes foram:
17 DE FEVEREIRO- seu nome deve estar vinculado à data de sua fundação, no último decênio do século XIX. Era, no seu tempo, dos mais fortes concorrentes do carnaval vitoriense;
CHALEIRAS-forte rival do anterior disputava com ele as preferências do público. Exibiu-se até o ano de 1905;
ESPANADORES- fundado por SAMUEL FERNANDES ROSAS, JOAQUIM TELES, JOSÉ MARÇAL DA ROCHA E JOSÉ FRANCISCO DE SALES, promoveu vistosas exibições até o ano de 1910;
ABANADORES- no segundo semestre de 1902, alguns rapazes organizaram um clube de manobras com a denominação de CLUBE CARNAVALESCO ABANADORES. Com o tempo ganhou fama de PAPA-CLUBES nos primeiros anos do século XX, pois conseguia sempre abater os seus rivais. Em 1925, o poeta TEOPOMPO MOREIRA, em arrebatado discurso, chamou os ABANADORES DE O LEÃO e o cognome pegou, até hoje. Com o fim de seus rivais como os citados acima, os foliões descontentes se reuniram, no dia 21 de novembro de 1921, e fundaram o “CLUBE CARNAVALESCO VASSOURAS”, recebido com entusiasmo incomum e tendo grande penetração em todas as camadas sociais.
Na GAZETA DA VITÓRIA do dia 16 de outubro daquele ano noticiava que o VASSOURAS, saindo de sua sede, realizaria o primeiro ensaio, acompanhando se seis outras agremiações carnavalescas. Exibiu-se pela primeira vez no CARNAVAL de 1922 (26,27e 28 de fevereiro), com retumbante sucesso.
Logo que seu rival, os ABANADORES, receberam a alcunha de LEÃO, os adeptos do VASSOURAS batizaram-no de O CAMELO, símbolo de força e resistência. Em 1941, a 04 de outubro, realizou o VASSOURAS o lançamento da pedra fundamental de sua sede, à PRAÇA 03 DE AGOSTO, cuja inauguração se verificou três anos depois.
Havia por parte das MÃES vitorienses muita empolgação para ver suas filhas desfilar nos carros alegóricos pelo CAMELO como pelos demais CLUBES da CIDADE. É o caso da jovem EMANUELLA DA SILVA BEZERRA( 24 anos) que é aluna da ESCOLA MUNICIPAL WEIGÉLIA GALVÃO no curso de NORMAL MÉDIO 2°C que gentilmente cedeu as votos para ilustrar essa matéria.
Abaixo veremos fotos antigas do Carnaval da Vitória e da Jovem EMANUELLA.

FONTE: ARAGÃO, José. História da Vitória de Santo Antão.
               ARQUIVO PESSOL E DO BLOG
               TESTEMUNHO DE EMANUELLA DA SILVA BEZERRA




POR JOHNNY RETAMERO

14 comentários:

Diego felipe Ramalho disse...

MUITO BOM EM... Engraçado como agente mesmo "conhecendo" os clubes não sabemos e NEM É VIVULGADA a sua história.

DIEGO FELIPE RAMALHO

Anônimo disse...

Professor Johnny é muito bom saber que tem alguém que se interesse pela antiguidade de vitória de santo antão através desse seu trabalho muitas pessoas iram saber como era vitória antigamente amei saber que Chiquinha Gonzaga foi autora de duas mil composições em gêneros variados. Parabéns por esse trabalho tão importante.
Aluna: Simone de souza Barbosa
Escola municipal magistério 1ºc

Anônimo disse...

PARABENS PROFESSOR JOHNNY VOÇE REALMENTE VAI BUSCA INFORMAÇÕES DO FUNDO DO POÇO,SEI QUE SÃO POUCOS QUE SE ENTERESAM PELA HISTORIA,MAS VOU LHE DIZER E MARAVILHOSO VOÇÊ PASSAR EM UM LOCAL E SABER UM POUCO SOBRE SUA HISTORIA ISSO EU AGRADEÇO A VOÇÊ PORQUE DEPOIS DE SABER DA HISTORIA FICAMOS OLHANDO E PENSANDO COMO AS COISAS MUDAM.

ALUNA:JESSICA ALVES "1 D"
NOITE MAGISTÉRIO

Anônimo disse...

Gostei muito de conhecer a história do de Chiquinha Gonzaga muito importante saber a história de uma ilustre mulher que ultrapassou os preconceitos de sua época . fazendo assim fundar 77 peças teatrais e mas de 10 gêneros musicais diferentes muito ousadia pra aquele tempo .

colégio municipal weigélia galvão curso do magistério.
disciplina:história tema:Chiquinha Gonzaga
aluna:INGRID GABRIELA 2 ANO"B" TURNO : noite

Anônimo disse...

Que legal 90 anos de história o camelo nosso "campeão" não sabia que ele já teve esse nome {clube carnavalesco vassouras} interessante saber como eles disputavam , e o camelo existir até hoje muito legal.


Colégio municipal weigélia Galvão colégio e curso do magistério.
disciplina: hitória
tema: O clube carnavalesco vassourinhas o camelo
aluna:INGRID GABRIELA 2:ano"b" turno: noite

Anônimo disse...

O belo Rio de Janeiro,uma cidade histórica que foi muito importante pra economia do Brasil .Minha mãe já morou lá e ficou grávida de mim lá mim disse que é muito bonito não tive o prazer de ver o rio de janeiro com meus próprios olhos por que minha mãe e meu pai votaram pra pernambuco, que eu chegasse ao mundo lá onde ela morava a 21 anos atrás era muito perigoso ai achou melhor voltar.
colégio municipal weigélia galvão curso do magistério
disciplina :história tema: O Rio de Janeiro
aluna:INGRID GABRIELA 2 ANO"B" turno :noite

Anônimo disse...

Parabéns professor Johnny realmente estamos precisando de mais pessoas como o senhor,que buscam as historias verdadeiras e o mais importante ficamos sabendo o que esta acontecendo em nossa cidade.

Aluna: Idalva
1° 'D' Noite, Magisterio.

Anônimo disse...

sim, gostei muito de saber mas um pouco da história de Pedro Ribeiro da silva hoje o "nome" de uma escola aqui em nossa cidade ,é de conhecer essa parte da traição ,de Felix José Machado,isso eu não sabia, importante saber a história do que aconteceu.

Escola municipal Weigélia Galvão curso do magistério
Disciplina:História Tema: Pedro Ribeiro Da Silva
Aluna:INGRID GABRIELA 2 ANO"B" Turno:Noite

Anônimo disse...

Muito interessante e breve a vida do Padre Luiz Gonzaga Do Monte ,será de grande importância para a nossa cidade esse acontecimento ,ter um santo nascido aqui,em Vitória muito legal.

Colégio municipal Weigélia Galvão curso do magistério
Disciplina:História Tema:padre Luiz Gonzaga Do Monte
Aluna:INGRID GABRIELA 2 ANO"B" Turno: Noite

Anônimo disse...

Chiquinha Gonzaga fora realmente uma mulher de fibra,não se deixava abater tinha seus próprios conceitos de vida, não se importava com os preconceitos de se época ,tinha atitude ,não estava nem aí pro mundo só queria ser feliz, aproveitou muito a vida é seus amores até o último dia de sua vida.

Escola municipal Weigélia Galvão curso do magistério
Disciplina: História
Tema: Chiquinha Gonzaga 2 parte
Aluna: INGRID GABRIELA 2 ANO "B" Turno:Noite

Anônimo disse...

Muito obrigada pela homenagem dos dias das mulheres professor ,e por mostrar as nossas ilustres mulheres que enfeitam a nossa história.

Escola municipal Weigélia Galvão curso do magistério
Disciplina: Historia
Aluna:INGRID GABRIELA 2 ANO "B" Turno: Noite

Anônimo disse...

Legal o centenário de maria bonita ,uma homenagem muito bonita a ela nossa Aristeia Soares De Lima, nascida na data cujo comemoramos o dia das mulheres,essa mulher que acima de tudo fez parte em nossa história ,pela sua coragem destemida .

Escola municipal Weigélia Galvão curso do magistério
Disciplina:História
Tema: Centenário de Maria bonita
Aluna: INGRID GABRIELA 2 ANO "B" Turno: Noite

Anônimo disse...

Bonita a historia de maria bonita maria Gomes de Oliveira mulher de coragem e fibra uma Baiana muito aretada como diriam os baianos homenagem merecida , bem que o Senhor comentou "pernas bonitas" um olhar forte realmente o nome Maria bonita fez jus a ela.

Escola municipal Weigélia Galvão curso do magistério
Disciplina: História
Tema: Maria bonita
Aluna: INGRID GABRIELA 2ANO"b" Turno:Noite

Anônimo disse...

Grande Mulher essa Maria Bonita.
A história de Maria bonita até hoje a muitos encantam, uma grande mulher de simplicidade
e humildade incrível, casada com um dos caras mais temidos da época, o encanto da morena amoleceu o coração do cangaceiro lampião. É primeiro foi Maria, menina que cedo casou, Zé neném não soube valorizar a Maria que tinha em casa. Ai Lampião aproveitou, reconheceu que além de Maria, bonita também era e, por sua esposa a tomou, nascendo assim um grande amor que só a triste morte separou.

Escola Municipal Weigélia Galvão Curso do Magistério
Disciplina: História
Tema: Maria bonita
Aluna: Elenilse Silva dos Santos
Série: 2º "B"
Turno:Noite