sexta-feira, 25 de março de 2011

HÁ 167 ANOS NASCIA PADIM CIÇO


PARTE 1
 CÍCERO ROMÃO BATISTA nasceu no CRATO, em 24 de março de 1844 e faleceu em JUAZEIRO DO NORTE no dia 20 de julho de 1934. Foi um sacerdote católico brasileiro. Na devoção popular é conhecido como PADRE CÍCERO ou PADIM CIÇO.
Dr. Floro Bartolomeu com Padre Cícero

Proprietário de terras, gado e dono de diversos imóveis, o PADRE CÍCERO fazia parte da sociedade e política conservadora do sertão do cariri. Tinha no médico FLORO BARTOLOMEU seu braço direito e integrava o sistema político cearense que ficou sob o controle da família ACCIOLI durante mais de duas décadas. Carismático, obteve grande prestígio e influência sobre a vida social, política e religiosa do CEARÁ e da REGIÃO NORDESTE DO BRASIL.
BIOGRAFIA
Era filho de JOAQUIM ROMÃO BATISTA E JOAQUINA VICÊNCIA ROMANA, conhecida como dona QUINÔ. Aos seis anos de idade, começou a estudar com o professor RUFINO DE ALCÂNTARA MONTEZUMA.
Um fato importante marcou a sua infância: o voto de castidade, feito aos doze anos, influenciado pela leitura da vida de SÃO FRANCISCO DE SALES.
Em 1860, foi matriculado no colégio do renomado PADRE INÁCIO DE SOUSA ROLIM, em CAJAZEIRAS na PARAÍBA. Aí pouco demorou, pois, a inesperada morte de seu pai, vítima de CÓLERA, em 1862, o obrigou a interromper os estudos e voltar para junto da mãe e das irmãs solteiras. A morte do pai, que era pequeno comerciante no CRATO, trouxe sérias dificuldades financeiras à família, de tal sorte que, mais tarde, em 1865, quando CÍCERO ROMÃO BATISTA precisou ingressar no SEMINÁRIO DA PRAINHA, em FORTALEZA, só o fez graças à ajuda de seu padrinho de crisma, o coronel ANTÔNIO LUÍS ALVES PEQUENO.
ORDENAÇÃO
Durante o período em que esteve no seminário, CÍCERO era  considerado um aluno mediano e, apesar de anos depois arrebatar multidões com seus sermões, apresentou notas baixas nas disciplinas relacionadas à oratória e eloqüência.
PADRE CÍCERO  foi ordenado no dia 30 de novembro de 1870. Após sua ordenação retornou a CRATO e, enquanto o bispo não lhe dava paróquia para administrar, ficou a ensinar latim no COLÉGIO PADRE IBIAPINA, fundado e dirigido pelo PROFESSOR JOSÉ JOAQUIM TELES MARROCOS, seu primo e grande amigo.

CHEGADA A TABULEIRO GRANDE
 No natal de 1871, convidado pelo professor SIMEÃO CORREIA DE MACEDO, PADRE CÍCERO visitou pela primeira vez o povoado de JUAZEIRO (numa fazenda localizada na povoação de JUAZEIRO, que pertencia à cidade do CRATO), e ali celebrou a tradicional missa do galo.
O padre visitante, de 28 anos de idade, estatura baixa, pele branca, cabelos louros, penetrantes olhos azuis e voz modulada impressionou os habitantes do lugar. E a recíproca foi verdadeira. Por isso, decorridos alguns meses, exatamente no dia 11 de abril de 1872, lá estava de volta, com bagagem e família, para fixar residência definitiva no JUAZEIRO.

Muitos livros afirmam que PADRE CÍCERO resolveu fixar morada em JUAZEIRO devido a um sonho que teve, segundo o qual, certa vez, ao anoitecer de um dia exaustivo, após ter passado horas a fio a confessar as pessoas do arraial, ele procurou descansar no quarto contíguo à sala de aulas da escolinha, onde improvisaram seu alojamento, quando caiu no sono e a visão que mudaria seu destino se revelou. Ele viu, conforme relatou aos amigos íntimos, JESUS CRISTO e os DOZE APÓSTOLOS sentado à mesa, numa disposição que lembra a ÚLTIMA CEIA, de LEONARDO DA VINCI.
De repente, adentra ao local uma multidão de pessoas  carregando seus parcos pertences em pequenas trouxas, a exemplo dos retirantes nordestinos. Cristo, virando-se para os famintos, falou da sua decepção com a humanidade, mas disse estar disposto ainda a fazer em último sacrifício para salvar o mundo. Porém, se os homens não se arrependessem depressa, ele acabaria com tudo de uma vez. Naquele momento, ele apontou para os pobres e, voltando-se inesperadamente ordenou:- E VOCÊ, PADRE CÍCERO, TOME CONTA DELES!
CONTINUA...
FONTE: AQUINO, Pedro Ferreira de. O Santo do Meu Nordeste - Padre Cícero Romão Batista. São Paulo: Ed. Letras & Letras, 1997.

POR JOHNNY RETAMERO

23 comentários:

Anônimo disse...

Escola municipal weigelia galvão

aluna:raiane stefany 8º serie ''manha''


Esse texto e muito enteressante porque eu não sabia que o padre cicero resolveu fixar morada em JUAZEIRO devido a um sonho que teve, segundo o qual, certa vez, ao anoitecer de um dia exaustivo, após ter passado horas a fio a confessar as pessoas do arraial.

Anônimo disse...

Historia ,
Analisar uma obra de arte .

Esse quadro fala sobre a Estrada de Ferro central do Brasil , Desenhada por Tarsila Do Amaral em 1924 , o quadro e uma pintura a oléo bem viva , onde tem casas , uma ponte , sinalizador de trem e a principal Estrada de Ferro ! Isso e uma pintura muito antiga mas as cores nós influência uma cidade muito viva . E a Casa muito antiga e mostra religiosidade da Cidade ! É um Quadro muito Interessante .

Maria Karolayne Da Silva Souza
Série : 8° "A"
Escola : Weigelia Galvão .

Anônimo disse...

Nunca achei que a historia do padre cicero fosse tao interessante na verdade eu achava que seria uma chatisse. adorei a historia.jaine silva oliveira , oitava serie colegio weigelia galvao

Anônimo disse...

entendi que o padre cicero naceu no crato viveu em juazeiro e se tornou-se padre. fabiano 8°a weigelia galvão.

Anônimo disse...

a historia de padre cicero e interesante e ele nasceu em 24 de março de 1844 e faleceu em juazeiro 20 de julho de 1934.

Anônimo disse...

era um homem politico,ele tiver um sonho que teve,segundoo qual certa vez,aoi a noite num quato ter passado horas num fio,confessar as pessoas do arrial.padre Cicero tormou conta deles .


Escola Municipal wegèlia Galvão
Aluna: Juliana Da Silva Souza
Serie: 8° "A"

Anônimo disse...

Nòs achamos uma história muito bonita que fala sobre uma pessoa que foi muito homenageada pelo povo Cicero romão batista que e o padre cicero um homem que viveu seguindo o caminho de Deus e que foi muito prestigiado pelo povo.


Escola:Weigelia galvão
Aluno:Severino carlos
serie:8ªa

Anônimo disse...

PADRE CICERO NASCEU EM 24 DE MARÇO DE 1844 QUANDO CRIANÇA PERDEU O PAI,NO NATAL FOI CHAMADO PELO PROFFESOR SIMEÃO CORREIA DE MARCEDO ELE VISITOU O JUAZERO PELA PRIMEIRA VEZ E RESOVEU MORAR EM JUAZERO.
E FEZ UM ULTIMO SACRIFICIO PRA SALVAR O MUNDO.

ALUNO:JESIEL DA SILVA SOUZA
ESCOLA:WEIGELIA GALVÃO
SERIE:7A

Anônimo disse...

a história de Padre Cícero é bem interessante, por ele ser um menino de familia simples e teve o interesse de ser Padre...
Vou espera atentemente a prooxima parte da história.
aluhna:GLEYCY THAYNÁ 8°A
WEIGÉLIA GALVÃO

Anônimo disse...

Escola municipal weigelia galvão

aluna;Iris Gomes 8ºserie A manha.

esse texto e muito enteresante, porque eu n sabia que padre cicéro que Durante o período em que esteve no seminário, CÍCERO era considerado um aluno mediano e, apesar de anos depois arrebatar multidões com seus sermões, apresentou notas baixas nas disciplinas relacionadas à oratória e eloqüência.

Anônimo disse...

Padre Cicero ,
a Historia De Padre Cicero Fala sobre a vida dele !
Onde Nasceu e como e a vida dele .
ele teve uma vida muito complicada com muitos obstaculos mais venceu tudo !
apesar de ter perdido o pai muito cedo , e viver numa vida de mizéria , foi um dos melhores padres do Juazeiro do Norte , . alguns livros dizem que ele ficçouce no juazeiro por um sonho !
Achei a Historia muito Boa Não Conhecia .

Maria Karolayne Da Silva Souza
Série : 8° A
Escola : Weigelia Galvão !

Anônimo disse...

a história de Padre Cícero bem interessante porque ele teve o interesse de ser Padre
aluna: ERICA MARILIA 8°A
WEIGELIA GALVÃO

Anônimo disse...

Gostei,pois tirei varias duvidas sobre o padre cicero,e tambem gostei de conhecer a vida dele e os momentos em que ele passou. willyma dayanne oliveira conceiçao,oitava serie, colegio weigeilia galvao

Anônimo disse...

entendi que ele nasceu no crato e morreu no juazeiro do norte,ele já celebrou a missa do galo. as pessoas acha que ele é santo por tudo o que ele fez.
aluno: aguinaldo 8°a weigélia galvão.

Anônimo disse...

entendi que ciçero romão batista era um padre mas conheçido como padim ciço .ele aos seis anos idade começou a estudar com o professor rufino de alcantara .o que mas marcou sua infançia foi aos doze anos foi o voto de castidade que influençiou a leitura de são fransisco de sales.nasceu no crato de 24 de março de 1844 no juazeiro ao norte.

Escola Municipal weigelia galvão
Aluna mayara de souza silva
serie 8° 'a'

Anônimo disse...

CÍCERO ROMÃO BATISTA,conhecido como Padre cícero ou PADIM CIÇO.
Enquanto o bispo não lhe dava paróquia para administrar, ficou a ensinar latim, e também era Politico.
Muitas pessoas dizem que o padre cícero resolveu fixar morada la em
Juazeiro por causa de um sonho que ele teve, que segundo ao seus amigos ele teve o seguinte sonho: JESUS CRISTO e os DOZE APÓSTOLOS sentado à mesa, numa disposição que lembra a ÚLTIMA CEIA

Escola Municipal Weigélia Galvão
Liwerthon Bruno Pereira de Oliveira
Serie: 8° "A"

Anônimo disse...

Padre Cícero

Foi politico e dono de muitas terras,foi pretigiado na região Nordeste.
Fez um voto de castidade aos doze anos apesar da perda do pai,tonou-se um grande homem.
É considerado santo que apesar da sua vida ter sido muito dificil ele lutou para que fosse diferente...
Adorei a história.

Escola:Wéigelia Galvão
Aluna:Kerolaynne De Andrade Cruz
Série:8° A

Anônimo disse...

foi muito enteresante descubrir e reviver a vida de PADRE CÍCERO pois nunca me enterecei.Mesmo ele não sendo considerado um santo por algumas pessoas ele fez um trabalho muito bom,para os homens.e no JUAZEIRO era o unico homem a ser respeitado por LAMPIÃO e santo pela população do JUAZEIRO e mesmo com a ausençia de seu pai não desistio do q queria e seu sonho com JESUS CRISTO e os DOZE APÓSTOLOS sentado à mesa, numa disposição que lembra a ÚLTIMA CEIA,ele teve mais força pra lutar pelo que queria

ALUNA:GISELY MARIA DE LIMA COELHO
ESCOLA:MUNICIPAL WEIGÉLIA GALVÃO
SERIE:8° "A"

Anônimo disse...

ELE PERDEU SEU PAI SOFREU MUITO COM ISSO.FOI COMVIDADO PARA VISITAR JUAZERO E RESOVEU MORRAR LA TENTANDO REALIZAR UM SONHON MUDAR O MUNDO.
ALUNO:EMERSOM DOUGLAS DA SILVA LIMA
ESCOLA:WEIGELIA GALVÃO
SERIE:8A

Anônimo disse...

foi muito enteresante descubrir e reviver a vida de PADRE CÍCERO pois nunca me enterecei.Mesmo ele não sendo considerado um santo por algumas pessoas ele fez um trabalho muito bom,para os homens.e no JUAZEIRO era o unico homem a ser respeitado por LAMPIÃO e santo pela população do JUAZEIRO e mesmo com a ausençia de seu pai não desistio do q queria e seu sonho com JESUS CRISTO e os DOZE APÓSTOLOS sentado à mesa, numa disposição que lembra a ÚLTIMA CEIA,ele teve mais força pra lutar pelo que queria

ALUNA:GISELY MARIA DE LIMA COELHO
ESCOLA:MUNICIPAL WEIGÉLIA GALVÃO
SERIE:8° "A"

Anônimo disse...

foi muito enteresante descubrir e reviver a vida de PADRE CÍCERO pois nunca me enterecei.Mesmo ele não sendo considerado um santo por algumas pessoas ele fez um trabalho muito bom,para os homens.e no JUAZEIRO era o unico homem a ser respeitado por LAMPIÃO e santo pela população do JUAZEIRO e mesmo com a ausençia de seu pai não desistio do q queria e seu sonho com JESUS CRISTO e os DOZE APÓSTOLOS sentado à mesa, numa disposição que lembra a ÚLTIMA CEIA,ele teve mais força pra lutar pelo que queria

ALUNA:GISELY MARIA DE LIMA COELHO
ESCOLA:MUNICIPAL WEIGÉLIA GALVÃO
SERIE:8° "A"

Anônimo disse...

nasceu em 24 de março de 1844 padre cicero foi um sacerdote catolico brasileiro ,ainda criança perdeu o pai vitima de colera decidiu ir morar no juazeiro anos mais tarde teve um sonho que mudaria sua vida morreu em
20 de julho de 1934,ele fez um sacrificio que mudaria a
vida de muita gente.
weigelia galvao
lucas leandro do nascimento
serie:8°a

Anônimo disse...

Muito bonita a história de padre cicero uma história de amor e fé,dedicou sua vida a Deus e aos irmãos por isso conquistou a devoção dos fies de grande parte do Brasil,trabalhou muito a favor do povo de juazeiro como prefeito,como padre como filho de Deus,cumpriu a missão que Deus lhe deu com muito amor.
padre Cicero foi o primeiro prefeito do juazeiro em 1911, era filiado ao partido republicano conservador(PRC)foi eleito a deputado federal mas não asumiu o cargo,foi vice governado do Ceará,mas com a revolução de 1930 perdeu a força política e seu prestígio como santo começou a se expandir.
grande homem de Deus, santo ou não,deixou sua história.
parabéns professor Jhonny lindo trabalho isso é conhecimento e cultura.que Deus te der cada dia mas sabedoria para podermos estar sempre bem informados, o trabalho do professor não e valorizado mas vc trabalha com a alma,dar o melhor de si.
abraços Rita rocha