domingo, 3 de abril de 2011

Blog VENVITORIA desvenda polêmica de presídio


Após os constantes debates na casa Diogo de Braga envolvendo a vinda de um novo presídio para a cidade de Vitoria de Santo Antão, a equipe do VENVITORIA, resolveu ir conferir de perto as obras que andam a todo vapor na localidade de Pacas, Zona Rural do Município.
A construção dessa unidade prisional na cidade provoca há muito tempo debates acalorados entre os políticos de nossa cidade e também por parte da população.
Boatos e especulações sobre o tipo de unidade que será instalada em Pacas ocorrem desde a época do governo de Jarbas Vasconcelos. Na época, os políticos vitorienses, se colocaram contra a instalação da unidade prisional, Fato que realmente não aconteceu na ocasião.
Pois bem, agora o antigo fantasma ressurge e é real, toma novamente a pauta dos assuntos de relevância para Vitória, o que precisa ser esclarecido que tipo de apenados serão acolhidos nessa unidade.
Segundo informações colhidas no local das obras, a unidade que está sendo construída onde no passado funcionava a renomada Escola de Pacas administrada pelo saudoso Padre Pedro, funcionará o Centro de Atendimento Sócio Educativo (CASE).
Sendo assim o complexo prisional que está sendo construído abrigará menores infratores em regime fechado para a resocialização, ao contrario do que se comenta até pelos vereadores de que seria uma unidade prisional para maiores.

O valor da obra está orçado em 5.697.098,46 (cinco milhões seiscentos e noventa e sete mil noventa e oito reais e quarenta e seis centavos), as obras iniciaram em 12/04/2010 e tem o prazo estimado para sua conclusão em 12/04/2011.


Pelo que podemos observar no interior da obra, está sendo construída uma quadra poliesportiva coberta, alojamentos, e prédios para possivelmente os jovens exercerem algum tipo de atividade no período em que estiverem cumprindo pena.
Do antigo prédio da Escola de Pacas restaram apenas dois pavilhões, o principal onde ficava a recepção e diretoria da unidade e outro paralelo onde eram as salas de aulas os quais estão sendo restaurados como forma de manter viva a história dos tempos de glória da Escola de Pacas.
A parte que foi demolida fazia parte da Escola Prática que na época contava com cinema, oficina mecânica, sapataria, alfaiataria, padaria e um criatório onde os internos aprendiam a cuidar de animais como vacas, cavalos, porcos e aves em geral.
Grande parte dos alimentos dos alunos era proveniente do próprio estabelecimento, pois os alunos cultivavam quase tudo que consumiam nas refeições que eram fartas e bem elaboradas.
Conversando com moradores da localidade era notável a apreensão com o futuro do lugar,
“Estou triste tanto tempo morando aqui e o que ganhamos é isso”, apontando para o enorme muro que está sendo erguido em frente a sua residência. “Tenho certeza que isso não é para guardar anjo”.
Mais a frente um senhor que cortava capim para seus animais concordou em conversar desde que não fosse identificado.
“Moro aqui há mais de 50 anos a pouca leitura que tenho veio dali, más vi muita gente formada graças a Padre Pedro e agora eu não sei que tipo de gente vai sair desse lugar” disse o cidadão com a voz embargada.
“Ficamos sem nossa igreja e agora quando tento olhar para a nossa santa tem esse paredão tampando tudo e dando medo para todo mundo”, comentou uma moradora da localidade.
Mesmo se tratando de um local para menores infratores o fato é que a instalação desta nova unidade está deixando os moradores de Pacas bastante entristecidos, alguns deles lembraram os saudosos tempos em que a escola era referência no ensino tanto na cidade quanto no estado, os eventos organizados pelos alunos e moradores com novenas, missas, apresentações que atraia grande numero de pessoas vindas de todas as regiões. A Banda Marcial de Pacas era uma referencia nos desfiles de sete de setembro.
Matéria e fotos:
Trabalho conjunto da equipe VENVITORIA

2 comentários:

Anônimo disse...

E uma pena, esse presidio vim pra pacas, como um agricultor que trabalha em suas terra suas lavouras sossegado, pra quando chegaram em sua casa dormi, descançar. mas como eles vão conseguir depois, que começar a chegar os marginais, por que anjos eles não vão colar ali, o que vai acontecer e tirar a paz do povo, não só de pacas, mas também de toda população vitórience. Aluna: marleide 1D magisterio.

Geraldo P. B. disse...

Fui aluno de Pacas e sei que é triste ver a sua história e sua origem ser apagada do mapa, mas mesmo depois de 20 anos fora de casa que foi o colégio de Pacas pra mim, eu tenho fé que o lugar que cera hoje, não apagara as lembranças de quem viveu ali, ali eu tive familia de verdade e sofro até hoje sem eles. (GIGANTE DE PACAS - G.P.B.)