segunda-feira, 25 de abril de 2011

Empresas têm dificuldade para contratar funcionários com deficiência física



Da Redação do pe360graus.com
Foto: Reprodução / TV Globo

A Lei Trabalhista do Brasil obriga empresas com 100 funcionários ou mais a contratar pessoas que tenham deficiência física. Em Pernambuco, existem mais de mil empresas nessa situação, mas muitas delas estão com dificuldade de encontrar trabalhadores com necessidades especiais. 



Ângela conta que são em torno de 234 vagas para pessoas portadoras de deficiência, para os níveis médio e superior. “A de nível superior é mais facilmente preenchida,  porque eles vêm com maior frequência, por isso a gente encontra eles com mais facilidade. Os com escolaridade menor a gente tem mais dificuldade”, conta.

Para a secretária, um dos problemas é o candidato deixar os benefícios em troca do salário. "Quando vale a pena, quando é um salário maior, aí ele se arrisca. O benefício não é perdido, na verdade ele é suspenso. Se ele quiser retornar porque ele perdeu o emprego, ele pode ter o benefício novamente. A média de salário é variável, depende da atividade da categoria".

NOVO SISTEMA

A partir da próxima quarta-feira (27), as Agências do Trabalho de todo o Estado estarão fechadas para o atendimento ao público. O motivo da paralisação é a implantação do novo software que substituirá o Sistema de Gestão das Ações de Emprego (Sigae).



“Estamos implantando um sistema novo todo pela web, o trabalhador pode acessar da lan house, de casa... Haverá adaptação de três dias para a gente migrar os dados de um banco para o outro”, explica Mochel. Os atendimentos voltam a funcionar normalmente na próxima sexta-feira (29), das 7h às 18h.

De acordo com a secretária executiva de Trabalho e Qualificação de Pernambuco, Ângela Mochel (foto), o problema é em relação ao cadastro dessas pessoas, que não é atualizado com frequência. “Eles têm uma dificuldade de vir até a localidade para atualizar. A gente também tem problemas com a escolaridade e falta de qualificação”, diz.

Nenhum comentário: