Responsabilidade. É com essa palavra-chave que as autoridades que regulam o trânsito em Pernambuco pretendem sensibilizar os motoristas e reduzir os acidentes nas estradas durante a Semana Santa. Para garantir a fluidez, o conceito é bem menos subjetivo e parte para a praticidade: trechos de BR e viadutos foram inaugurados, vias estão com o tráfego invertido e as lombadas eletrônicas, desligadas.
A campanha de conscientização teve início na semana passada, com sinalizações aplicadas em placas nas principais rodovias do estado que dão acesso às cidade de Brejo da Madre de Deus, Gravatá e às praias pernambucanas, principais pontos de concentração de pessoas durante o feriado.
Para agilizar o fluxo de veículos durante a Semana Santa, o trânsito muda em algumas regiões. O acesso à Fazenda Nova, por exemplo, foi facilitado com a inauguração da duplicação de 21 km da BR-104. Em Gravatá, a mudança é de sentido da via, apenas no horário da noite. Como há grande congestionamento próximo à casa de shows Vila da Serra, um trecho de 1 km, a partir do Km 86 da BR-232, tem sentido invertido, das 18h às 23h. Uma das faixas de quem segue do interior para o Recife cede passagem para o sentido contrário, que, assim, passa a operar com três faixas.
Em Caruaru, dois dos quatro viadutos da BR-104 foram inaugurados, facilitando o acesso a Brejo da Madre de Deus. O Viaduto Luis Monteiro e do Bandepe, que passam pelo Alto do Moura e pela Avenida Agamenon Magalhães (respectivamente o primeiro e o quarto da série de intervenções), foram liberados. Em vez de utilizar as vias locais, os motoristas podem subir as vias. “Dessa forma, separamos os condutores de veículos de passeio comuns dos que fazem parte das obras, e os livramos da necessidade de parar em dois semáforos, o que deve desafogar bastante o trânsito”, explica a diretora do DER, Erika Maria de Vasconcelos Luna.
Por fim, as lombadas eletrônicas da PE-060, PE-035 e da BR-232 estão, mais uma vez desligadas. Para evitar que o motorista reduza a velocidade, e o tráfego não ganhe fluidez, há grandes sinalizações aplicadas 100 metros antes de cada aparelho de medição. As intervenções já foram feitas nos trechos da BR-232 do Curado (KM 6,2), Bonança e Pombos e nas perimetrais. Nesta quinta, serão desligadas as lombadas dos demais trechos da BR-232 do Curado (KM 7,8) e de Moreno. A exceção fica por conta da lombada da Serra das Russas, nos dois sentidos, que continuará regulando a velocidade máxima na área: 60 km/h.
Quadriciclos – Uma das grandes preocupações para a Semana Santa, este ano, é sobre o uso de quadriciclos na cidade de Gravatá. Os veículos, de uso rural, são comumente vistos nas rodovias e na BR que cruza a cidade, o que pode gerar a apreensão dos mesmos. “Além disso, temos informação de menores utilizando estas máquinas ou mesmo jovens embriagados, o que dificulta o trabalho de gerar segurança, que tentamos fazer”, afirma o secretário Isaltino Nascimento.
Para contornar a situação, equipes agirão na cidade confiscando os quadriciclos, que só podem ser liberados por meio de um reboque. Em caso de acidentes, a responsabilidade penal pode recair sobre o condutor (se maior de 18 anos) ou o proprietário do veículo. Em 2010, dois veículos do gênero foram apreendidos.
Por Ed Wanderley, p/ PERNAMBUCO.COM
Nenhum comentário:
Postar um comentário