segunda-feira, 16 de maio de 2011

Secretaria de Saúde inicia campanha de doação de órgãos


Redação do DIARIODEPERNAMBUCO.COM.BR

A Secretaria Estadual de Saúde (SES) inicia nesta segunda-feira, por meio da Central de Transplantes de Pernambuco (CTPE), a Campanha Estadual de incentivo à Doação de Órgãos de 2011. A ideia é sensibilizar os profissionais de saúde e a sociedade sobre a importância da doação, e o papel que cada um desempenha neste trabalho, fazendo com que a lista de espera por um órgão seja diminuída. Hoje, mais de três mil pessoas aguardam um transplante em Pernambuco. 

A abertura da campanha acontece às 8h na sede do Samu Recife, no Derby. Na ocasião, a coordenadora da CTPE, Zilda Cavalcanti, faz uma palestra para os profissionais que atuam no serviço de resgate.

Na terça-feira, mobilizadores sociais da SES estarão nas academias da cidade dos bairros de Jardim São Paulo e de Boa Viagem (2º Jardim) prestando orientações à população e distribuindo panfletos da Campanha. Já na quarta-feira, a mobilização acontece na sede do Banco de Olhos do Recife, na avenida 17 de Agosto, em Casa Forte. Na quinta-feira, Zilda Cavalcanti, dará uma palestra para profissionais do IMIP, a partir das 14h, na sede da instituição, localizada no bairro dos Coelhos.

Na sexta-feira, a partir das 8h, acontece o encerramento da Campanha, no Hospital da Restauração (HR), bairro do Derby. Coordenadores da CTPE irão oferecer um curso sobre Doação de Órgãos para residentes médicos e de enfermagem do Hospital da Restauração (HR), no auditório da unidade. Além disso, será conhecida frase vencedora da Campanha 2011.

Na ocasião, a SES lança as Organizações de Procura de Órgãos (OPOs) de Pernambuco, com o objetivo de ampliar a captação de órgãos e tecidos no Estado. Serão quatro OPOs que vão servir de elo entre as comissões internas dos hospitais e a Central de Transplantes de Pernambuco. As Organizações estão localizadas na Região Metropolitana do Recife (02), Caruaru (01) e Petrolina (01). A distribuição delas é baseada na proporção de uma unidade para cada 2 milhões de habitantes, estabelecida pelo Ministério da Saúde.

Nenhum comentário: