terça-feira, 14 de junho de 2011

ALUNA DO CAV-UFPE EM VITÓRIA DE SANTO ANTÃO DESENVOLVE PROJETO DE MESTRADO SOBRE ESCORPIÕES


Com o objetivo de informar nossos leitores e apoiar grandes projetos educacionais e  saúde pública, o BLOG VEN (via expressa de noticias), esteve na manhã da última sexta feira, dia 10 de junho de 2011, na sede do CAV (Centro Acadêmico da Vitória), afim de conhecer a jovem que está desenvolvendo um projeto de mestrado cujo foco é o estudo de escorpiões capturados no estado de Pernambuco.

A MESTRANDA I

 NATHALIA ALVES DA SILVA, bióloga formada pelo CAV/UFPE, faz parte da primeira turma de formandos da Universidade Federal de Pernambuco no campus avançado de Vitória de Santo Antão. A mestranda, natural deste município, estudou na ESCOLA NOSSA SENHORA DA GRAÇA (DAMAS), onde concluiu o ensino fundamental e médio como bolsista, oportunidade na qual  se identificou com a ciência biológica, graças a PROFESSORA LINÉIA que foi sua fonte de inspiração.
Quando ingressou no CAV/UFPE  identificou-se com anatomia e zoologia. Apresentou seu trabalho na 18ª EXPO VITÓRIA, em 2010, que aconteceu em setembro durante a Exposição Agropecuária da cidade de Vitória de Santo Antão - PE, oportunidade em que orientou a população do município sobre os cuidados e perigos do contato com estes animais peçonhentos. Atualmente Natalia é aluna do mestrado em Biologia Animal, na UFPE, Campus de Recife, no qual ingressou como primeira colocada no período 2011.1.

LABORATÓRIO DE FISOLOGIA E FARMACOLOGIA DO CAV - LAFIFA

No LAFIFA, a mestranda em biologia animal conta atualmente com o auxílio de vários  estagiários , dentre os quais as enfermeirandas Alessandra e Dilma, que trabalham na captura e manutenção de escorpiões com a finalidade de extrair a peçonha para estudos no modelo de perfusão de rim isolado, em parceria com a Universidade Federal do Ceará, grupo de pesquisas LAFAVET, liderado pela Drª Helena Serra Azul Monteiro

No laboratório os animais coletados ficam em quarentena e posteriormente são adaptados para um TERRÁRIO, onde é mantida a criação e reprodução dos mesmos. A extração da peçonha ocorre através de uma descarga elétrica emitida por um aparelho desenvolvido pela mestranda e o colaborador Rafael Matos ximenes, doutorando em farmacologia na UFC.




ESPÉCIES PRINCIPAIS NA REGIÃO
Em  VITÓRIA DE SANTO ANTÃO a espécie prevalente é o Tityus stigmurus, enquanto no agreste do estado predominam espécies como  Rophaluros rochai e animais do gênero Bothriurus sp.











EXPERIMENTAÇÃO



Através da emissão de um facho de Luz ultravioleta pode-se observar a emissão de fluorescência por escorpiões do gêneto Tityus sp., o que facilita a captura destes animais em ambientes com presença limitada de luz.


REPRODUÇÃO DO ESCORPIÃO

A reprodução ocorre de outubro-dezembro e janeiro-março. Inicialmente ocorre uma dança do acasalamento entre machos e fêmeas de T. stigmurus e, após 2 meses de gestação, uma fêmea pode parir entre 09-12 filhotes, cujos cuidados da mãe incluem a manutenção dos filhotes por um período de aproximadamente uma semana carregados sobre as costas. 


 HÁBITOS

O escorpião tem hábitos noturnos e são solitários, gostam de clima quente e úmido.
VITIMAS

As crianças e idosos são as vítimas que desenvolvem quadros clínicos mais graves após acidente. No caso de adultos dificilmente o acidente leva ao óbito, entretanto em crianças com idade menor que 8 anos e idosos os acidentes podem evoluir para a morte.
SINTOMAS


A picada do escorpião causa, numa pessoa adulta, dor e dormência, que podem atingir todo o membro afetado.
Nas crianças o caso pode evoluir com vômitos, sonolência, agitação, tremores, falta de ar, sudorese e salivação, podendo levar à morte.
O QUE FAZER EM CASOS DE ACIDENTES?


O QUE DEVE SER FEITO.
Lavar com água e sabão, procurar o posto médico mais próximo, se possível, levar o animal causador da picada e utilizar compressas de água morna para amenizar a dor.
O QUE NÃO DEVE SER FEITO.

Colocar alho no local da picada, chupar o local da picada ou enfaixar o local da picada.
ATENÇÃO: Se você encontrar não mate o escorpião, o BLOG VEN mostra um vídeo que ensina como capturar o escorpião. Para entrar em contato com o CAV mande um email projetoescorpiao@gmail.com ou pelos fones: (81)8710-5420/ 9605-2775 falar com NATHALIA ALVES.
ALERTA PARA CRIANÇAS

Os pais devem levar ao HOSPITAL JOÃO MURILO DE OLIVEIRA, pois em casos de febre, náusea e vômitos é primordial seguir para o HOSPITAL DA RESTAURAÇÃO, para tomar soro contra o veneno.

 ALERTA PARA ADULTOS
Ir até o HOSPITAL JOÃO MURILO DE OLIVEIRA, com dores fortes no local da picada e suor intenso devem ser medicados por profissional habilitado, através do uso de um anestésico ou analgésico.
OBSERVAÇÃO

Vale salientar que se em sua casa tiver uma infestação de baratas, provavelmente surgirá escorpiões, pois, os mesmos são predadores das baratas, portanto, o cuidado deve ser redobrado. Evitar acúmulo de lixo e entulhos nos quintais e terrenos baldios, pois são habitats propícios para proliferação de escorpiões.
PROJETO NA PRAÇA

Professores e alunos do CAV fazem visitas em praças, escolas, ONG's e sociedades de amigos de bairro no Município de Vitória de Santo Antão e microrregião no intuito de prestar serviços à população, assunto que veremos em outras oportunidades, o BLOG VEN fará a cobertura destas ações.

A MESTRANDA II
"Fui chamada pelo professor RENÉ DUARTE para desenvolver esse projeto", diz Nathalia. “No inicio fiquei reticente, pois meu pai já havia sido picado por um escorpião, mas seguí adiante”.
O grupo possui uma parceria com o laboratório de Invertebrados Terrestres na UFPE-RECIFE, através da professora Drª Cleide Maria Ribeiro de Albuquerque e com o cemitério local de SÃO SEBASTIÃO, no qual ocorrem coletas de escorpiões


A jovem ALESSANDRA MARIA DA CONCEIÇÃO R.S. MEDEIROS (vide foto acima centro) de 21 anos é da cidade de  GRAVATÁ e está estagiando  há 2 meses no laboratório de Fisiologia e Farmacologia do CAV.
“Gosto de biologia e enfermagem e optei pela área de fisiologia”,  disse ALESSANDRA, que aconselha estudantes do ensino médio a acreditar em seus sonhos e buscar o conhecimento necessário para realizá-lo.


Estagiária mais antiga,  DILMA MARIA DA SILVA (vide foto acima a direita) de 23 anos é da cidade de JABOATÃO DOS GUARARAPES. Sua primeira experiência no ensino superior foi no curso de publicidade, mas desistiu e encontrou sua vocação na enfermagem, no qual é orientada pelo Dr. René Duarte há dois anos e, após formatura em dezembro de 2011, pretende seguir mestrado em patologia.
PROFESSOR Dr.RENÉ DUARTE


Natural de CAMPINA GRANDE-PB, filho caçula de uma família de 7 filhos,estudou sempre em colégio particular principalmente como bolsista, por conta de boas notas e práticas de esportes.
Cursou farmácia e Bioquímica na Universidade Estadual da Paraíba – UEPB, seguindo para especialização, mestrado e doutorado na Universidade Federal do Ceará, em Fortaleza.
“Segundo o professor, com estudo nada é impossível, seja sua formação ocorrendo no ensino público ou privado, citando como exemplos um irmão médico e uma irmã professora da UFRN que estudaram em escola pública e alcançaram sucesso profissional”.









TEXTO JOHNNY RETAMERO
FOTOS E VIDEOS ORLANDO LEITE
(Para ampliar click na foto)

2 comentários:

Anônimo disse...

Sensacional a matéria. Esse é um dos grupos de excelência que estão se formando no CAV.
Parabéns.
Prof. José Eduardo

Anônimo disse...

ESTÃO DE PARABÉNS POR ESSA MATÉRIA..IDALVA

1ºD WEIGÉLIA GALVÃO.