terça-feira, 14 de junho de 2011

Abono do PIS: Trabalhadores devem retirar abono salarial até 30 de junho


Do Pe360graus
Cerca de 17 mil pernambucanos podem perder um salário mínimo até o fim de junho. São trabalhadores que ainda não retiraram o abono salarial referente ao ano de 2009.  Tem direito ao benefício aqueles que trabalharam pelo menos 30 dias nesse ano, com carteira assinada, e que são inscritos no Programa de Integração Social (PIS) por
pelo menos cinco anos.
Para receber o salário, o trabalhador deve comparecer com o Cartão Cidadão em qualquer unidade da Caixa e nas lotéricas. De acordo com o gerente Regional de Atendimento, Sérgio Barreto, o abono não é acumulativo, ou seja, quem não recebeu este ano não pode pegar junto com o do ano que vem. Caso os trabalhadores não retirem o benefício, o dinheiro volta para o Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT).
“Foram pagos, esse ano, em Pernambuco, o total de, aproximadamente, R$ 29 mil trabalhadores. E ainda ficou um resíduo de trabalhadores que deixaram de nos procurar, um remanescente de 17 mil. Esse pessoal provavelmente não tem ou não procura informação ou estão exercendo algum trabalho e acham que não têm esse direto. É uma quantia de R$ 8,5 milhões na nossa economia”, afirma Sérgio Barreto.

CARTÃO CIDADÃO
Quem ainda não tem ou perdeu o Cartão Cidadão é bom providenciar. É um cartão magnético, emitido pela Caixa Econômica, que permite consultar informações e efetuar saques dos benefícios sociais e trabalhistas. O cartão pode ser feito de graça em qualquer unidade da Caixa ou, se preferir, ligando para o serviço de tele atendimento, pelo número 0800 726 0101.
“Com esse cartão, o trabalhador pode facilmente se dirigir um de nossos terminais, nas casas lotéricas, e utilizar sem necessidade de entrar no ambiente interno da agência, e fazer o recebimento imediatamente”, explica Sérgio Barreto.
Na agência da Caixa, o trabalhador vai preencher um formulário para cadastramento do cartão. “O cadastramento é tanto para o cartão, que recebe em 15 dias, tanto para a senha, que ele vai receber a segunda via também. E é absolutamente gratuito. Os dados devem estar sempre atualizados, porque qualquer problema a gente tem como identificar”, orienta o gerente.

Nenhum comentário: