quinta-feira, 28 de julho de 2011

INAUGURAÇÃO DO MONUMENTO EM HOMENAGEM A JESUS CRISTO MARCA A PASSAGEM DO SÉCULO XIX PARA O SÉCULO XX EM VITÓRIA DE SANTO ANTÃO-PE

PARTE 1

A PASSAGEM DO SÉCULO XIX PARA O SÉCULO XX EM VITÓRIA DE SANTO ANTÃO

PRAÇA D. LUÍZ DE BRITTO(PRAÇA DA MATRIZ)

D. LUIZ DE BRITO- BISPO DA ARQUIOCESE DE OLINDA E RECIFE  NA VIRADO DO SÉCULO
A passagem do século XIX para o século XX despertou nos vitorienses sentimentos de fé e de gratidão, motivando-os a demonstrá-los perenemente, erguendo, em frente à igreja-mãe da comunidade, do templo que presidira a todos os atos da vida de cada um dos seus membros, do berço ao túmulo, diante da casa de Deus, um monumento em homenagem a JESUS CRISTO REDENTOR, seu testemunho à posteridade.

Dr. PRIMITIVO DE MIRANDA 
Na paróquia de SANTO ANTÃO da VITÓRIA, o Pároco, Cônego Bernardo, com a cooperação ativa e pessoal do prefeito do município, Cel. JOSÉ XAVIER CAVALCANTI WANDERLEY, e do juiz de Direito da Comarca, Dr. PRIMITIVO DE MIRANDA SOUSA GOMES, deliberou erigir, no Pátio da Matriz, um monumento, como homenagem do povo vitoriense a JESUS CRISTO.

Constituída a Comissão Executiva, passou a colher donativos e foi iniciada a obra que é a bela pirâmide encimada por uma cruz, que se vê no centro do Pátio. Na tarde de 28 de julho de 1901 é o monumento inaugurado entre as mais expressivas manifestações do entusiasmo popular, sendo assim noticiada por “O LIDADOR” de 03 de agosto de 1901:

Teve lugar, no domingo 28, às 17h da tarde, a substituição da pedra provisória, no monumento das homenagens a JESUS CRISTO, por uma outra, de mármore, com inscrições abertas.

“No mesmo monumento, em local fechado pela pedra, foi colocada uma urna de vidro encerrando os documento e memórias seguintes:

CONTINUA...

FONTE: HISTÓRIA DA VITÓRIA DE SANTO ANTÃO
               LIVRO DO PROFESSOR JOSÉ ARAGÃO

2 comentários:

Diego Felipe Ramalho disse...

eu já estava com saudade dessas matérias históricas, parabéns por retorna-las, Na minha opinião é a melhor série de matérias que tem no blog,juntamente com a parte de geografia claro kkkk

parabéns aguardo pela segunda parte.

Anônimo disse...

OBRIGADO DIEGO, AS MATÉRIAS QUE FORAM PUBLICADAS DESDE DE JANEIRO EM BREVE SERÃO REPRISADAS. SOBRE GEOGRAFIA CONCORDO COM VOCÊ.

JOHNNY RETAMERO