quarta-feira, 29 de junho de 2011

HÁ 130 ANOS ERA INAUGURADO O ATUAL TEMPLO DA MATRIZ DE SANTO ANTÃO.

PRIMÓRDIOS DE SUA CONSTRUÇÃO

Busto do Fundador da Cidade da Vitória-Diogo de Braga-Foto do Site do Promata
A primitiva Capela de Santo Antão, erguida em 1626 por DIOGO DE BRAGA no centro do arruado que construíra à margem esquerda do Tapacurá, era de taipa, tosca e pequena, como as casinhas que a ladeavam.

Com o desenvolvimento natural do núcleo urbano, em data incerta, foi a Capela substituída por outra maior, em alvenaria, que se tornaria MATRIZ da FREGUESIA DE SANTO ANTÃO DA MATA, criada no fins do século XVII e inicio do século XVIII. Em 1729, esse templo foi reformado.
Pirâmide Comemorativa da Passagem do Século XIX para  o Século XX, ao lado e no Fundo a Igreja  Matriz
Segundo o MAJOR LEOBALDO DE CARVALHO, tabelião e ecrivão-falecido aos 87 anos, em 1945 e que a conhecera dizia ele: Ela(a igreja), ficava situada no centro do pátio, provavelmente no local onde se encontra a pirâmide comemorativa da passagem do século(XIX para o século XX), ficando o Cemitério da cidade situado atrás e em torno do templo e tendo no seu interior catacumbas e jazigos.
D. Pedro II-Foto da Internet
No “Diário” da viagem que, em 1859, fez o IMPERADOR DOM PEDRO II à PROVÍNCIA DE PERNAMBUCO, entre as impressões colhidas sobre a cidade da VITÓRIA, onde permanecera de 18 a 20 de dezembro, escreveu ele: “Há três igrejas: MATRIZ, ROSÁRIO E LIVRAMENTO, porém nenhuma concluída. Um grupo, quando eu entrava, dizia que a Matriz deu quatro estalos nesse dia, mas, segundo exame que se fez, reconheceu-se que foi o coro, que se acha em mau estado”.

Segundo o VIGÁRIO CÔNEGO MARCOLINO ao Bispo, a IRMADADE DO SANTÍSSIMO SACRAMENTO é responsável pela administração da MATRIZ e ela deveria ser responsável pela sua reforma.
Dois vitorienses extremados nos sentimentos de amor à Igreja e à terra natal, membros destacados daquela Irmandade, o Boticário MANOEL MARIA DE HOLANDA CAVALCANTI e seu tio ALEXANDRE JOSÉ MARIA DE HOLANDA CAVALCANTI, proprietário e prestigioso político, Juiz Perpétuo da festa do PADROEIRO. Foram os primeiros condutores dessa majestosa obra.

Em 1872, foi eleito JUIZ DA IRMADADE o Sr. MANOEL MARIA DE HOLANDA CAVALCANTI, que juntou a importância de um conto e quatrocentos mil réis para o inicio da obra, comunicou este fato a FREI FIDELIS e, solicitando sua presença, rematava: “ Posso-lhe afiançar que V. Revma., sem dificuldade, fará a nova Matriz porque o povo desta cidade é o melhor de todo o Império. Rogo-lhe que venha, ou mande quem suas vezes faça, que a nossa glória será completa”.

LANÇAMENTO DA PEDRA FUNDAMENTAL

No domingo 27 de setembro de 1874, com grande solenidade e perante  considerável massa popular, foi lançada a pedra fundamental da nova Matriz.
Organizaram rifas, chegaram a ser 2 por mês o que deu uma soma de um Conto de Réis por mês.

No jornal “ O VICTORIENSE” de 08 de maio de 1875, estampava o seguinte apelo: “ COBERTURA DA MATRIZ”- Muita atenção!- O Revmo. Frei Cassiano, pretendendo cobrir, em breve, a Matriz pede aos pais de família que mandem cada um de seus filhos levar uma telha”.

Na edição do jornal O VICTORIENSE DE 13 DE JUNHO DE 1875: “ FESTA DA CUMIEIRA- perante numerosa assistência, foi colocada a cumieira da nova MATRIZ DE SANTO ANTÃO. Em coretos armados diante do templo, tocaram as bandas de música dirigidas pelos professores LUÍZ APRÍGIO DE OLIVEIRA SALERNO  e JOÃO MÁXIMO DE FREITAS”.
Houve muitas paralisações por conta de desavenças e diferentes pontos de vista.

BENÇÃO DAS IMAGENS

No dia 25 de maio de 1880, na CAPELA DO LIVRAMENTO, segundo notícia publicada no jornal “ A CONVICÇÃO” de 29 desse mês, “ Reunidas cerca de mil pessoas, às 15:30h da tarde, tocando a banda de música, a assistência de quatro padres, realizou-se a bênção das imagens do padroeiro SANTO ANTÃO e da Excelsa SENHORA DA VITÓRIA. Procedeu à cerimônia o PADRE GALDINO SOARES PIMENTEL, que descreveu a vida dos santos. As imagens ficaram expostas durante 8 dias. Paraninfos contribuíram logo com suas ofertas”.

INAUGURAÇÃO E BÊNÇÃO DA NOVA MATRIZ

Igreja de Nossa Senhora do Rosário, apenas 20 anos pós Hecatombe
A interdição da Igreja de NOSSA SENHORA DO ROSÁRIO DOS HOMENS PRETOS em virtude da hecatombe de 27 de junho de 1880(reveja as matérias sobre a Hecatombe no final desta matéria), obrigava o vigário MARCOLINO a utilizar, como Matriz, a Capela do LIVRAMENO, além de pequena, inadequada para a execução do ministério paroquial. Veja o que diz o 1° Livro de Tombo da Paróquia pelo vigário: “ As dez horas do dia 29 de junho de 1881, uma grande multidão cobria o Pátio da Matriz, quando se apresentou à porta da igreja o Revdo. Vigário, revestido segundo prescreve o Ritual Romano, acompanhado do clero da paróquia, e deu começo às cerimônias religiosas”.
Pátio da Matriz em 1943. Imagine como era o referido Pátio em 1881.

“ Depois de benta a Matriz, subiram aos ares muitas Girândolas de fogos, repicaram os sinos e uma banda de música tocou belas peças”.
“ Em seguida o Revdo. Vigário cantou a missa dos Santos Apóstolos, segundo a liturgia”.
“ À tarde do mesmo dia deviam trasladar-se as imagens do padroeiro e de NOSSA SENHORA DAS VITÓRIAS e de SÃO SEBASTIÃO, do LIVRAMENTO, que servia de Matriz”.
“ Logo subiu à tribuna sagrada o Revdo. Vigário e fez um discurso análogo ao dia e ao ato, findo o qual, seguiu-se o “ TE-DEUM” em ação de graças, completando a cerimônia a Bênção do SANTÍSSIMO SACRAMENTO e oficiando o ato o Revdo Vigário da GLÓRIA DO GOITÁ, Padre JOÃO BEZERRA DE CARVALHO”. Assim há 130 anos atrás foi inaugurada a NOSSA MATRIZ DE SANTO ANTÃO.

REVEJA AS MATÉRIAS SOBRE A HECATOMBE NOS LINKS ABAIXO:


REVEJA A PRIMEIRA PARTE Aqui
REVEJA A SEGUNDA PARTE  Aqui 
REVEJA A TERCEIRA PARTE  Aqui

TEXTO ORIUNDO DO LIVRO HISTÓRIA DA VITÓRIA DE SANTO ANTÃO-VOLUME 3. Do professor JOSÉ ARAGÃO.
POSTADO POR JOHNNY RETAMERO

3 comentários:

Manoel Carlos disse...

parabens pela matéria.

Anônimo disse...

ótima matéria vcs estão de parabéns!

Flavio Bela Vista disse...

muito boa a matéria.