domingo, 3 de julho de 2011

Matriz de Santo Antão 130 anos de História e Fé



Foi realizada na última quinta feira às 19h a apresentação pública do DVD comemorativo aos 130 anos da inauguração do templo da Igreja Matriz de Santo Antão












O DVD “Matriz de santo antão 130 anos de história” lançado pelas Edições Rubro Veio do jornalista e poeta Marcus Prado tem como foco é o aspecto arquitetônico e histórico da igreja.
Marcos Prado é um Vitoriense dedicado a cultura e história município e participa do Conselho Estadual de Cultura.
Segundo Marcos, além de comemorar os 130 anos da inauguração do Templo Religioso esse trabalho serve para registrar e mostrar para a posteridade os detalhes arquitetônicos dos prédios históricos do município.
Durante a exibição do DVD que contou com o apoio do Padre Renato da Cunha Cavalcanti pároco da Igreja Matriz de Santo Antão foi anunciado que os direitos autorais da obra foram doados para a instituição Casa dos Pobres.
A igreja inaugurada em 1881, em estilo neoclássico, é considerada uma das mais belas de Pernambuco. Durante a narrativa, Marcos Prado chamou a atenção para os detalhes da perfeita simetria na construção do templo.
Veja algumas observações feitas por Marcos Prado.
“O estilo arquitetônico de nossa igreja tinha por escolha a monumentalidade regularizada com parcimônia, a simetria (herança barroca) as normas das proporções medidas por cálculos rigorosos, notória simplicidade e serena grandeza”












“A perfeita simetria é herança das Catedrais Góticas, a simetria na arquitetura religiosa representa a unidade expressa, a redução do múltiplo ao um, que é o sentido profundo da criação”












“Quando a igreja foi construída há mais de 100 anos havia apenas uma imensa praça e pouco mais de 100 moradores”
“Toda a igreja foi construída, durante seis anos, por humildes mestres pedreiros da cidade”.
As Impressões de Padre Renato
 “Os 130 anos da igreja da matriz não teria nenhuma “importância histórica” se por ela (pela matriz de Santo Antão) não tivessem passado sacerdotes tão ilustres pela sua cultura e santidade, pois os quase 150 mil habitantes da cidade não teriam, na sua grande maioria, a boa índole e religião que tem se não tivessem tido, há 130 anos, os grandes educadores que foram aqueles sacerdotes que estiveram à frente da Matriz e Paróquia de Santo Antão”.
Ao final Marcos Prado convidou o público presente para conhecer o acervo exposto no salão anexo da paróquia que conta com uma boa quantidade de objetos e imagens que mostram a história da Matriz de Santo Antão.
Materia Relacionada
Imagens e texto Orlando Leite e Everton Alambergue

Nenhum comentário: