quinta-feira, 2 de junho de 2011

Caruaru dá início ao São João: a festa terá 26 dias e vai contar com mais de 300 atrações


"Quem nunca viu já ouviu falar / Se você for vai gostar / Quem já foi volta sempre pra lá / Pra dançar forró no arraial”. Nada melhor do que a música “Capital do Forró”, de Jorge de Altinho, para definir o sentimento do Maior São João do Mundo. O arrasta-pé começa, oficialmente, neste sábado, mas o clima junino já dá o tom em Caruaru, cidade que respira a festa - tanto que faz dela o seu próprio nome: Capital do Forró. “A gente já vê nas ruas a mobilização dos moradores para essa que é a maior festa da cidade”, ressaltou o prefeito de Caruaru, José Queiroz.
Os festejos de São João, neste ano, vão ter 26 dias de muita festa. E a alegria e animação vão ser garantidas pelas mais de 300 atrações regionais e nacionais, que se apresentam no Pátio de Eventos Luiz Gonzaga, no coração da cidade, e nos demais pólos montados especialmente para o período. Além do pólo central, o forró também estará presente na Estação Ferroviária, Alto do Moura, Pólo das Quadrilhas e Arraial do Candeeiro. Já os grandes homenageados da Capital do Forró são o forrozeiro Avenor Lopes, o teatrólogo Vital Santos e os cantores Jorge de Altinho e Israel Filho.
Na noite de abertura, nomes de peso vão comandar a festa: Azulão, Genaro, Elba Ramalho e a banda Mastruz com Leite. Além deles, Sirano e Sirino, Forró do Muído, Paulinho Lei­te, Maciel Melo, Santanna, Flávio José, Cavaleiros do Forró, Chiclete com Banana e Aviões do Forró também fa­zem parte do mix de artistas. Eles ainda vão dividir o espaço da festa com as manifestações mais tradicionais do São João: grupos de forró pé-de-serra, bandas de pífanos, quadrilhas e bacamarteiros. “O nosso patrimônio cultural é a estrela da festa”, garantiu o presidente da Fundação de Cultura e Turismo de Caruaru, José Pereira.
“Mantivemos nomes da grade de 2010, mas preza­mos pela tradição, já que 85% da grade é do forró tradicional”, frisou o proprietário da Aliança Comunica­ção, a empresa que organiza a estrutura das festividades, Luiz Otávio. A expectativa é que uma multidão mantenha a tradição e gran­diosidade da festa. Afinal, cerca de 1,5 milhão de pessoas devem a­pro­veitar os festejos de Santo Antônio, São João e São Pedro em Caruaru.
ESTRUTURA
Mais de 150 toneladas de equipamento já mudam a cara da cidade e transformam o Pátio Luiz Gonzaga, onde funciona o pólo principal da festa. No local, está a maior estrutura do São João de Caruaru, com mais de 20 camarotes, praças de alimentação e convivência, tenda eletrônica, espaço para grupos pé-de-serra e o centro de comando e organização da festa, com serviços de segurança, saú­de e prestação de serviços.
No pólo também está montado o palco que receberá as atrações nacionais. “Monta­mos em Caruaru uma das mais modernas estruturas de shows do mun­do”, afirmou Luiz Otávio. Quem for ao Pátio vai poder conferir ainda os shows em telões de led, tecnologia que agradou e surpreendeu o público no ano passado.
Além disso, o imponente prédio do Museu do Forró te­rá, este ano, maior visibilidade dentro do Pátio de Eventos. A construção vai ter grande destaque e contará com decoração e iluminação especial. “Não poderíamos deixar o prédio de fora, é uma valorização da história e da cultura de Ca­ruaru”, disse o presidente da Fun­dação de Cultura, José Pereira.
Da Folha de Pernambuco

Nenhum comentário: