"Quem nunca viu já ouviu falar / Se você for vai gostar / Quem já foi volta sempre pra lá / Pra dançar forró no arraial”. Nada melhor do que a música “Capital do Forró”, de Jorge de Altinho, para definir o sentimento do Maior São João do Mundo. O arrasta-pé começa, oficialmente, neste sábado, mas o clima junino já dá o tom em Caruaru, cidade que respira a festa - tanto que faz dela o seu próprio nome: Capital do Forró. “A gente já vê nas ruas a mobilização dos moradores para essa que é a maior festa da cidade”, ressaltou o prefeito de Caruaru, José Queiroz.
Os festejos de São João, neste ano, vão ter 26 dias de muita festa. E a alegria e animação vão ser garantidas pelas mais de 300 atrações regionais e nacionais, que se apresentam no Pátio de Eventos Luiz Gonzaga, no coração da cidade, e nos demais pólos montados especialmente para o período. Além do pólo central, o forró também estará presente na Estação Ferroviária, Alto do Moura, Pólo das Quadrilhas e Arraial do Candeeiro. Já os grandes homenageados da Capital do Forró são o forrozeiro Avenor Lopes, o teatrólogo Vital Santos e os cantores Jorge de Altinho e Israel Filho.
Na noite de abertura, nomes de peso vão comandar a festa: Azulão, Genaro, Elba Ramalho e a banda Mastruz com Leite. Além deles, Sirano e Sirino, Forró do Muído, Paulinho Leite, Maciel Melo, Santanna, Flávio José, Cavaleiros do Forró, Chiclete com Banana e Aviões do Forró também fazem parte do mix de artistas. Eles ainda vão dividir o espaço da festa com as manifestações mais tradicionais do São João: grupos de forró pé-de-serra, bandas de pífanos, quadrilhas e bacamarteiros. “O nosso patrimônio cultural é a estrela da festa”, garantiu o presidente da Fundação de Cultura e Turismo de Caruaru, José Pereira.
“Mantivemos nomes da grade de 2010, mas prezamos pela tradição, já que 85% da grade é do forró tradicional”, frisou o proprietário da Aliança Comunicação, a empresa que organiza a estrutura das festividades, Luiz Otávio. A expectativa é que uma multidão mantenha a tradição e grandiosidade da festa. Afinal, cerca de 1,5 milhão de pessoas devem aproveitar os festejos de Santo Antônio, São João e São Pedro em Caruaru.
ESTRUTURA
Mais de 150 toneladas de equipamento já mudam a cara da cidade e transformam o Pátio Luiz Gonzaga, onde funciona o pólo principal da festa. No local, está a maior estrutura do São João de Caruaru, com mais de 20 camarotes, praças de alimentação e convivência, tenda eletrônica, espaço para grupos pé-de-serra e o centro de comando e organização da festa, com serviços de segurança, saúde e prestação de serviços.
No pólo também está montado o palco que receberá as atrações nacionais. “Montamos em Caruaru uma das mais modernas estruturas de shows do mundo”, afirmou Luiz Otávio. Quem for ao Pátio vai poder conferir ainda os shows em telões de led, tecnologia que agradou e surpreendeu o público no ano passado.
Além disso, o imponente prédio do Museu do Forró terá, este ano, maior visibilidade dentro do Pátio de Eventos. A construção vai ter grande destaque e contará com decoração e iluminação especial. “Não poderíamos deixar o prédio de fora, é uma valorização da história e da cultura de Caruaru”, disse o presidente da Fundação de Cultura, José Pereira.
Da Folha de Pernambuco
Nenhum comentário:
Postar um comentário