segunda-feira, 27 de junho de 2011

Caruaru vai ganhar praça modelo do Ministério da Cultura



Pedro Romero
Jornal do Commercio

Os moradores desta cidade do Agreste vão ganhar uma Praça de Esportes e Cultura (PEC), espaço modelo desenvolvido pelo Ministério da Cultura. A praça tem o objetivo de integrar, em um único local, programas e ações culturais, práticas esportivas e de lazer, formação e qualificação para o mercado de trabalho, serviços sócio assistenciais, políticas de prevenção à violência e inclusão digital. É um dos equipamentos do governo para promover a cidadania em territórios de alta vulnerabilidade social das cidades brasileiras.

Os projetos de arquitetura e engenharia desses modelos de praça são uma referência, mas a prefeitura poderá fazer alterações para a inclusão de novas atividades. O valor total do investimento é de R$ 2,02 milhões. A obra será construída com recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e terá três mil metros quadrados. De acordo com o secretário adjunto de Planejamento da prefeitura, Ricardo Góis, a previsão é que os recursos comecem a ser liberados em outubro.

A praça será construída na Rua Zé Tatu, no Bairro Boa Vista e vai contar com dois edifícios multiuso, Centro de Referência em Assistência Social (CRAS), salas multiuso, biblioteca, telecentro, cine teatro com 60 lugares, quadra poliesportiva coberta, pista de skate, equipamentos de ginástica, playground e pista de caminhada.

De acordo com o projeto, o cine teatro terá disposição de palco e platéia livre, desta forma será possível criar diferentes configurações de cenários e apresentações teatrais e musicais. Por este motivo, as poltronas não são fixas e o piso é nivelado em toda sua extensão. A tela de projeção terá 2,43m por 1,82m.

Os beneficiários do programa Praça dos Esportes e da Cultura receberão um repasse para aquisição de um acervo inicial para a biblioteca, incluindo livros adaptados ao uso para deficientes visuais. "Essa conquista se encaixa perfeitamente na proposta do prefeito José Queiroz de criar áreas verdes no município, para favorecer a qualidade de vida dos caruaruenses", afirmou o deputado federal Wolney Queiroz, que articulou a vinda do equipamento para Caruaru.

Nenhum comentário: