Postado por Juliana de Albuquerque, no Blog do Concurseiro
Uma pessoa com mais de quarenta anos, sem formação superior e desempregada há anos dificilmente conseguiria uma vaga no mercado de trabalho tão exigente e disputado. Essas características, porém, não seriam decisivas para ingressar no serviço público e até ganhar salários maiores do que os oferecidos na iniciativa privada. Um exemplo é uma pessoa, considerada “de idade” e com apenas ensino médio, estudar para um concurso promovido por Tribunais Regionais Eleitorais (TREs), para o cargo de técnico judiciário, área administrativa, e ter a oportunidade de disputar de igual para igual com um candidato mais novo e que, muitas vezes, possui até formação superior. Essas particularidades fazem parte do mundo dos concursos públicos, tornando-o uma excelente e até rápida forma de ascensão social.
Idade e condições financeiras não podem ser encaradas como um impedimeto para a obtenção da aprovação em uma seleção. Pessoas “mais velhas” têm a seu favor uma bagabem repleta de experiências e conhecimentos que só a vida pode proporcionar e isso também interfere no desempenho do candidato a uma vaga no serviço público. Essas pessoas também têm a questão da idade, como critério de desempate, como mais uma aliada. Quanto à questão financeira, já foi comprovado que a força de vontade vence qualquer dificuldade, como é o caso do ex-morador de rua que passou no concurso do Banco do Brasil e outros relatos de pessoas que vão estudar em bibliotecas públicas, correm atrás de bolsas de estudo ou estudam com livros e apostilas doados por amigos e conseguem passar em uma seleção.
Não existe idade, nem momento certo para começar a se preparar para concursos. Muitas pessoas iniciam os estudos quando terminam o ensino médio, prolongando a conclusão de um curso superior para depois que adquirir a estabilidade. Outras começam a estudar enquanto fazem uma graduação. Cada um sabe o momento certo. O mais importante é decidir começar de verdade, ou seja, estudar como se aquela fosse a única oportunidade que você tem para mudar de vida. Nessa jornada rumo à aprovação, é fundamental ter a consciência de que você não é inferior a ninguém, seja pela questão da idade, cor, classe social ou formação. Todos têm ao seu alcance uma excelente forma de sucesso profissional e realização pessoal: o ingresso no serviço público.
Nenhum comentário:
Postar um comentário