sexta-feira, 17 de junho de 2011

Crianças devem ser vacinadas contra sarampo e pólio


Será neste sábado (18/06) o Dia D da vacinação contra a poliomielite e sarampo. As doses são voltadas para crianças de 0 a menos de 5 anos, no caso da pólio, e de 1 a menos de 7 anos, para sarampo. A abertura da mobilização será na sede da Secretaria Municipal de Jaboatão dos Guararapes, neste sábado (18/06), a partir das 9h, com a presença do secretário estadual de Saúde, Antonio Carlos Figueira. Em todo o Estado, serão mais de 3 mil pontos de vacinação.
A vacinação contra a poliomielite objetiva manter o vírus fora de circulação no Brasil. Em Pernambuco, o último caso registrado foi em 1988. No Brasil, foi um ano depois, em 1989, na Paraíba. As vacinas, que contêm uma suspensão dos três vírus da poliomielite, não possuem contra-indicação e são raras as reações adversas. Em Pernambuco, a campanha pretende atingir 689 mil crianças entre o e menos de 5 anos. A meta do Ministério da Saúde (MS) é imunizar, no mínimo, 95% desse público.
No caso de sarampo, são mais de 847 mil crianças entre 1 ano e menos de 7 anos que devem ser imunizadas. Vale salientar que as doses imunizam também contra caxumba e rubéola. Até o final de maio deste ano, Pernambuco não tinha registrado nenhum caso da doença, que desde 2000 não é notificada no Estado. Contudo, já há confirmações no Brasil, de vírus provenientes de outros países, e em 33 países da Europa. A doença traz os sintomas de manchas no corpo, febre, tosse, coriza e conjuntivite, podendo gerar um quadro de complicações com pneumonia, otite, doenças diarréicas ou neurológicas.
“As crianças que já tiveram a doença ou já tomaram as doses recomendadas também devem ser vacinadas”, explica a coordenadora estadual do Programa Nacional de Imunização, Ana Catarina de Melo. Ela ainda lembra que o fluxo turístico pode trazer casos para o Estado, o que pode ser evitado com a campanha. Neste primeiro momento, além de Pernambuco, outros seis Estados fazem parte da campanha do MS.
ADULTO
A coordenadora do PNI, Ana Catarina de Melo, lembra que a campanha de sarampo é voltada apenas para o público infantil. Adultos só devem ser imunizados caso forem fazer alguma viagem para a Europa ou outro país que apresenta epidemia da doença. Esse público já tinha sido imunizado em 2008, durante a campanha da rubéola.
Portal do Governo do Estado

Nenhum comentário: