sexta-feira, 10 de junho de 2011

Prefeituras Ignoram lei que garante assessoria técnica para auto construção


Pouca gente sabe, mas existe uma lei federal que assegura aos cidadãos com renda familiar de até três salários mínimos e que promovem a autoconstrução, dispor de assessoria técnica gratuita de engenheiros e arquitetos na hora de fazer o projeto para levantar, reformar ou ampliar a estrutura de casas de até 60 m², com função de moradia, localizadas em áreas de interesse social e erguidas em regime de mutirão. Trata-se da lei nº 11.888/2008, de autoria do deputado federal Zezeu Ribeiro (PT/BA). Foi sancionada pelo então presidente Lula e está em vigor. Mesmo assim, é ignorada pela população e pelas prefeituras do Estado.
Segundo o presidente do Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia de Pernambuco (Crea/PE), José Mário Cavalcanti, apesar das tentativas para reunir os prefeitos dos municípios pernambucanos, sobretudo os da Região Metropolitana do Recife, a maioria não se mostrou interessada em avançar com a execução da lei nº 11.888/2008.
“Caso o cidadão de baixa renda se sinta prejudicado pelo não cumprimento da legislação, poderá buscar o seu direito de fazer valer a lei junto ao Ministério Público”, explica Cavalcanti.
A assessoria de imprensa da prefeitura de Abreu e Lima informou, através de nota, que o secretário de Planejamento Urbano, o engenheiro Carlos Cardoso dos Anjos, disse que a prefeitura não pratica a lei federal nº 11.888. No entanto, “antes disso, já vem dando assistência a moradores carentes com suporte nos projetos de construção de moradias”, registrou a nota. Carlos Cardoso ainda explicou que quando o morador carente procura o município, este disponibiliza um engenheiro ou arquiteto do quadro de funcionários para auxiliar no projeto, apesar de não ser uma prática cotidiana.
O secretário de Planejamento e Infraestrutura da cidade do Paulista, Francisco Maia, afirmou que não tem conhecimento da lei, mas se comprometeu em se informar mais sobre a legislação, caso haja a necessidade do seu cumprimento. “Porém, nós já temos esse compromisso com a população. Existem projetos municipais para auxiliar na construção de habitações para a população de baixa renda, sobretudo contemplando famílias que estão sem teto. A prefeitura do Paulista já coloca seu quadro técnico à disposição dos moradores para, na medida do possível, resolver as questões relativas a projetos de construção de residências”, explicou o secretário.
A Prefeitura de Olinda, a Secretaria Executiva de Gestão Territorial de Jaboatão dos Guararapes e o presidente da Associação Municipalista de Pernambuco, Antônio João Dourado, foram procurados pela reportagem mas não se pronunciaram sobre o assunto.
Saiba mais
A Lei Federal nº 11.888/2008 prevê que os serviços a serem prestados em projetos e em assessoria técnica sejam executados por profissionais cadastrados nos Creas de sua região ou ainda em associações e cooperativas de trabalho.
Conheça a íntegra da lei no site do Governo Federal. Link:
Por Rosália Vasconcelos da Folha de Pernambuco

Nenhum comentário: