quinta-feira, 28 de julho de 2011

Campanha contra o preconceito ao HIV


Redação do DIARIODEPERNAMBUCO.COM.BR
"Como você gostaria de ser tratado se tivesse HIV? Trate as pessoas do jeito que você gostaria de ser tratado”.  Este é o slogan da campanha que a ONG Grupo de Trabalhos em Prevenção Posithivo (GTP ), lança nesta sexta-feira, no Recife.

A proposta é sensibilizar a sociedade que por pouca informação sobre a doença reproduz estigmas e preconceitos às pessoas vivendo com HIV/Aids. A iniciativa conta com a parceria da The International Exchange (TIE) e da Agência Experimental da AESO (Inata).

O lançamento acontece às 9h, na Casa da Cultura, Centro do Recife. Durante a programação, o Grupo de Teatro “Turma da Prevenção” apresentará um espetáculo sobre respeito e cidadania, também serão distribuídos espelhos com o slogan da campanha. A idéia é sensibilizar as pessoas para que elas se vejam no lugar daquela que o vírus HIV, e reflita de como gostaria de ser tratado.

Para Wladimir Reis, coordenador geral do GTP , a campanha pretende conscientizar a população da cidade do Recife, Região Metropolitana e interior do Estado para um melhor acolhimento às pessoas vivendo com HIV e AIDS. “A intenção é minimizar o preconceito e a discriminação aos soropositivos, contribuindo para uma melhor qualidade de vida”, disse.

O projeto será divulgado ainda, com outbus, espelhos de bolso, adesivos para espelhos, panfletos, cartazes e nas redes sociais da instituição.

Aids no Brasil – Os números da doença no Brasil, atualizados até junho de 2010, contabilizam 592.914 casos registrados desde 1980. A taxa de incidência oscila em torno de 20 casos de aids por 100 mil habitantes. Em 2010, foram notificados 13.520 casos da doença.
 

Nenhum comentário: