Foi realizada na Câmara Municipal da Cidade de Pombos a 2ª sessão ordinária do atual período de reuniões. Presentes todos os vereadores a sessão teve inicio com a leitura e aprovação da ata anterior.
O expediente do dia contou com dois Projetos de Lei do Executivo Municipal, um referente à legalização de lotes na Localidade de Bairro Novo para fins escriturários e outro criando o Conselho e Fundo Municipal dos Direitos do Idoso.
Quanto aos requerimentos o vereador Marcos Severino da Silva solicitou ao poder municipal documentos e informações referentes à contratação de empresa que presta serviços de reposição de calçamento na área urbana do município cujo valor do contrato e de 306.953,08 e da empresa que presta serviços re recuperação nas estradas da zona rural do município cujo contrato e de 297.588,17.
Devido às enchentes que atingiram o município de Pombos no inicio de maio Marcos solicitou da gestão municipal documentos referentes à assistência humanitária prestada pelo Governo do Estado durante o período, devido ao fato do mesmo ter mandado grande quantidade de artigos de higiene pessoal bem como produto kits de sobrevivência durante o período da enchente, o parlamentar solicitou um relatório com nome e endereço das pessoas beneficiadas e o endereço do local onde as atingidas pelas enchentes estão alojadas.
Desta vez o comunicado o que chamou a atenção foi o oficio do Srª. Cleide Jane sudário de oliveira (Prefeita do Município), presidente do Partido da República (PR) no município Pombos, nomeando o vereador Severino João do Nascimento para ser o líder do PR na câmara municipal e informou que toda a matéria encaminhada para votação pelo Executivo Municipal terá o aceite do partido tendo em vista que o PR faz parte da base do governo municipal e qualquer vereador do partido que não quiser seguir a orientação e determinação do mesmo, peça a saída do partido porque caso fique e vote contra o pleito poderá ser julgado pelo partido por desobediência e infidelidade partidária.
Durante a discussão dos projetos e requerimentos o vereador Beto da Ambulância líder do governo da câmara se posicionou contra os requerimentos do vereador marcos de porteira alegando que as informações solicitadas pelo mesmo se encontram a disposição na prefeitura necessitando que o interessado apenas pegue no setor indicado.
Finalizando a ordem do dia os projetos de lei foram aprovados nas duas Votações por unanimidade, em seguida foram postos em bloco para votação os Requerimentos do vereador Marcos de Porteiras, os quais são aprovados por cinco (05) votos contra três (03), estes dos Srs. Vereadores: José Roberto dos Santos, Severino João do Nascimento e Luiz Felipe ferreira.
Iniciado o tempo livre o primeiro parlamentar a usar a tribuna foi o vereador José Chalegre de Farias (Chalegre Vereador do PMN) que denunciou o mau atendimento realizado por parte dos Correios do município. O parlamentar solicitou ao presidente da casa que o mesmo faça um ofício para a Gestão Municipal e outro para a Agência Central dos Correios cobrando melhor atendimento a população pombense.
“O correio trabalha hoje com o banco do Bradesco deixando o atendimento interno para quem utiliza serviços bancários e o pessoal que vem pegar suas correspondências são atendidos pelo lado de fora, tendo ainda que observar o horário de pegar suas correspondências, os moradores da zona rural têm das 8h as 10:30 e os da área urbana das 10:30 às 13h, informou Chalegre”.
“É uma falta de respeito com a população de Pombos, a população fica ao relento para pegar suas correspondências enquanto todo o espaço da agencia fica reservado para quem vai realizar serviços bancários”.
Chalegre também denunciou a falta de carteiros para entregar as correspondências, segundo o parlamentar, a agência conta apenas com um carteiro para suprir uma cidade com mais de 20.000 habitantes forçando a população a procurar sua correspondência na agencia do município.
Chalegre informou que foram aprovados na casa 13 projetos nomeando 13 ruas do município e até agora a gestão municipal não tomou nenhuma providência a respeito tornando o trabalho dos correios ainda mais complicado.
O Vereador José Roberto dos Santos (Beto da Ambulância do PR), após cumprimentar o Plenário e todos os presentes disse está satisfeito com os Projetos aprovados pela Casa, em especial o da legalização na documentação das residências dos moradores do Bairro Novo.
Lembrou que o projeto surgiu através de um requerimento do Colega Joabes, o que em sua opinião, tanto o Colega Vereador quanto o Poder Executivo estão de parabéns.
Beto justificou seu voto contrario aos requerimentos do vereador Marcos dizendo que o Poder Executivo deixa a disposição de qualquer um dos Vereadores qualquer informação que esses desejarem.
Na sequência informa a chegada do mobiliário novo para as escolas do município e solicita ao presidente da casa legislativa que ilumine a frente do prédio da câmara, pois a escuridão oferece riscos às vidraças do mesmo.
Finaliza elogiando o vereador Chalegre pela iniciativa de pedir melhoria no atendimento dos correios para a população e sugere uma movimentação popular para cobrar melhor atendimento.
O vereador Marcos Severino da Silva (Marcos de Porteira do PCdoB) iniciou seu tempo enfatizando a transparência dos trabalhos da casa legislativa relacionando os meios de comunicação disponíveis para a população se informar sobre o andamento dos processos (site www.cvpombos.pe.gov.br a rádio Brasil FM que transmite ao vivo as reuniões da Casa Legislativa o carro de som que fica em frente ao prédio e o blog vitoria1.com que faz a cobertura das reuniões).
Diz também que gostaria de ser solidário aos Membros da Casa que estão através de seus partidos sendo pressionados ou coagidos, dizendo ser uma mostra evidente que os Diretores os Partidos PTB e PR do Município estão querendo manipular os membros da Casa que são filiados aos mesmos.
Embora haja o direito democrático de se expressar da maneira que quiserem acredita que os Diretores desses partidos não ouviram todos os Membros dos mesmos para escolherem os representantes ou líderes do partido, lembrando que embora os partidos tenham autonomia há estatuto para ser seguido, considerando um abuso de autoridade obrigar os parlamentares a votarem contra sua consciência.
Mais uma vez lembra o valor gasto na contratação do palco da última festa junina e pergunta ao líder do governo municipal por que da forma que foram ao ministério do turismo em busca de dinheiro para essa festa, não procuraram outros ministérios em busca do asfalto para nossa Cidade, conjuntos habitacionais, entre outros.
Quantos aos problemas de atendimento dos correios o parlamentar informou que há algum tempo foi enviado um oficio à Agência Central dos correios e obteve como resposta que não está nos planos dos correios investirem em agências do interior no momento.
Luiz Felipe Ferreira (Luiz Baé do PTB) em seu tempo disse não está se sentindo coagido em seu trabalho informou que não vê necessidade em fiscalizar atos da gestão municipal porque ela esta trabalhando
O vereador se disse não entender o porquê desta fiscalização acirrada com a gestão municipal e tentando defender o governo atual o vereador em poucas palavras colocou em duvida a honestidade e transparência da classe política.
Comenta que não só aqui como em todo o lugar, nunca viu um político que se diz honesto realmente ser, pois todos que dizem que se fosse político não fariam tal coisa, quando passa a ser Prefeito ou Vereador de uma cidade, faz diferente.
Comenta que faz dezesseis anos que é Vereador e nunca viu honestidade na Casa, todos os que chegam falando que é honesto é só por falar e no caso do Colega Marcos, diz que ele só está interessado de pedir informações agora, nos outros dois anos não fazia isso.
Em seu tempo livre a vereadora Maria das Graças Bezerra (Neide de Roque do PMN), após cumprimentar o Plenário e todos os presentes parabenizou o Colega Marcos por seus requerimentos, salientando que não foi nada de mais o que ele solicitou e que se tudo o que foi enviado pelo Governo foi empregado corretamente no Município e de forma transparente, não tem o que temer.
Quanto à iluminação da frente da Câmara, apesar de ser obrigação da Gestão Municipal, esta solicitação é bem vinda, diz a Oradora, haja vista todo o resto da Cidade está em escuridão. Finalizando parabeniza o Colega José Chalegre que aniversariou esta semana e o Colega Severino João que também fez idade nova.
Não havendo mais oradores inscritos, o Presidente passa a Presidência à 1ª Secretaria a fim de fazer algumas explanações.
Após cumprimentar o Plenário e todos os presentes, Joabes Gomes da Silva (Murilo Força Jovem do PR) parabenizou a todos pela aprovação do Projeto que beneficiará os proprietários de imóveis no Bairro Novo, aproveita para parabenizar o Colega Marcos por seus requerimentos que foram aprovados pela Casa.
Quanto ao ofício do Partido PR (que tem como Presidente a Sra. Prefeita, e os demais Membros da Diretoria seus parentes), Murilo disse que foi eleito pelo PR com os votos dos que confiaram em sua pessoa, achando ser um desrespeito dos que presidem aquele Diretório por não incluir os nomes dos demais Vereadores que também foram eleitos pelo PR.
O parlamentar afirmou que os vereadores não são paus mandados de Presidente de partido algum, que não terão que baixar a cabeça como foi sugerido em um ofício no mesmo teor na Sessão passada querendo fazer represaria ao Colega e Doutor Manoel Marcos e o Colega Luiz Felipe.
Salienta a todos que continuará fazendo seu trabalho como Vereador e não seguirá ordem de partido nenhum por não ser amarrado a nenhum, só votará no que for para benefício do povo.
Parabeniza também os Colegas José Chalegre e Severino João por seus aniversários.
Quanto ao atendimento da agência dos Correios em nosso Município está difícil, pois o povo fica do lado de fora para apanhar suas correspondências, haja vista se dá prioridade aos correntistas da Agência do Bradesco, quando se ver que o atendimento é diferenciado e por isso será feito um Oficio a Gerência do mesmo para uma melhoria neste sentido.
A respeito ao que disse o Colega José Chalegre em relação à nomenclatura das ruas da Cidade, será bom que isso seja legalizado, pois agilizará o trabalho dos carteiros com certeza, não entregando assim correspondências em atraso ou em endereços errados.
A respeito do que disse o Colega Marcos, com relação ao acesso as matérias desta Casa através da Rádio ou sites eletrônicos, isso é muito importante e agradece ainda a presença de todos que constantemente estão nesta Casa e convida a todos para a próxima sessão.
Por Orlando Leite
Nenhum comentário:
Postar um comentário