sexta-feira, 15 de julho de 2011

CRÔNICAS DE MANOEL DE HOLANDA CAVALCANTI


A FILOSOFIA DO VELHO BRITO

PARTE 1

Não teve o direito de ver o natal deste ano, mal os paus d’arco começaram a se vestir de ouro e lilás, ele se foi, ruma à eternidade. Para nunca mais voltar! Destino do frágil barro humano. Coisa rara não me aparecer aqui, em casa, um dia de natal, para um cumprimento cordial.

A última vez, quando me bateu à porta, foi se anunciando: não fique contente, não, porque não trago saco nem presente. Trata-se de um PAPAI NOEL em visita a outro. E dizia-o, naquele sorriso característico, que sabia fazer-lhe uma festa no rosto, alegrando e comovendo a gente.

Foi um homem simples, bondoso, humano, que aprendera, não sei em que escola, a cativar e fazer amigos. Como se fora, profundo conhecedor da psicologia humana, fazia-se às vezes, de ingênuo, para tirar - só ele o sabia-dessa ingenuidade os proveitos de que, no momento, necessitasse. 

O seu espírito prático e senso de responsabilidade ajudado por uma perseverança e tenacidade fora do comum, acompanharam-no, desde o modesto banco de feira, embora, por muito sortido, a casa-matriz de todos “os bancos”, até a “ROSA BRANCA”. 

Esta não é a “rosa branca da lira de DAVI”, de que nos fala o poeta. Representa, porém, fora de dúvidas, o coroamento de um esforço, de uma luta de gigante, no exercício de honrada atividade, onde os filhos seguem o bom exemplo paterno, na incessante jornada da vida, tinha o ANTÔNIO DE BRITO repentes admiráveis.
SENADOR JOÃO CLEOFAS DE OLIVEIRA
Conta-se que, certa vez, perguntando-lhe o SENADOR JOÃO CLEOFAS, de que supervisionava e que batizara com este nome, “funcionando” nas imediações do BANCO DA BAHIA respondera sem hesitar; “vai muito bem; ali anda tudo muito direitinho. Não existe receio de cassações”. A última vez que o vi foi na sua casa comercial visivelmente abatido. Mesmo assim, ainda deu sinais de vitalidade, com sua verve alegre e constante bom humor.

CONTINUA...

FONTE: JORNAL O ARAUTO
       LIVRO: O Sobrado de seu MIRO e outras Crônicas de MANOEL DE HOLANDA CAVALCANTI


FOTO DO SENADOR JOÃO CLEOFAS DE OLIVEIRA É ORIUNDO DO SITE O NORDESTE.

POSTADO POR JOHNNY RETAMERO

Um comentário:

xina disse...

vitoria tinha pau darco naquele tempo? hoje só plantem as arvores nas cores verde e amarela... que vergonhaaaaaaaaaaa