terça-feira, 26 de julho de 2011

FATOS HISTÓRICOS QUE MARCARAM O BRASIL E O MUNDO NO DIA 26 DE JULHO


Santa Ana / Sant'Ana

Sagrada Família, de Agnolo Bronzino
Mãe de Maria e Avó do Menino Jesus
Veneração por
Igreja Católica Romana, Igreja Ortodoxa, Igreja Anglicana e Islão
Festa litúrgica
26 de Julho
Atribuições
Menino Jesus, Sagrada Família

Padroeira
Mainar, carpinteiros, avós, rendeiras e estado de Goiás
 Portal dos Santos

26 DE JULHO: Dia dos Avós, comemorado no Brasil e em Portugal em louvor a Santa Ana e São Joaquim, pais da Virgem Santíssima e avós do Menino Jesus. Santa Ana ou Sant’Ana é Padroeira dos caseiros e do estado de Goiás. Nos Estados Unidos,  o dia 26 se comemora o Dia dos Tios.


1775: Dia de Nem Chuva Nem Neve, comemorado nos EUA em apreço ao lema do Oficial do serviço de Correios, que começou a funcionar oficialmente em 1775, a partir do momento em que o 2º Congresso Continental, convocou o abolicionista, escritor, estadista, jornalista e inventor norte-americano, Benjamin Franklin, para ser o 1º agente postal geral da cidade de Filadélfia nos Estados Unidos.

1908: Dia em que o piloto alemão Ernst Maas, ajudado por seu co-piloto Hans Knape e pelo mecânico Hans Koeppen, a bordo do carro Protos, chegou em 1º lugar na corrida automobilística ao redor do mundo, fato que durou cinco meses, depois de sua equipe ter usado de malandragem ao ganhar um tempinho na América, embarcando dissimuladamente seu Protos num trem em um grande trecho do trajeto.

1908: Dia da 1ª Corrida de Automóveis da América Latina e da 1ª Competição Oficial do Brasil, realizada pelo Automóvel Club de São Paulo e sob a supervisão pessoal do futuro Presidente do Brasil, Washington Luís, no circuito do Parque Antártica, quando 15 mil pessoas pagaram 2 mil réis cada, para assistir a vitória de Sílvio Álvares Penteado com uma velocidade média de 50 km/h.

1930: Dia em que estudantes e populares saíram às ruas da capital paraibana para atacarem casas e lojas dos políticos perrepistas, aliados do então Presidente Washington Luís, aos gritos de “Abaixo Perré!” (de perrerista) depois do assassinato do Governador da Paraíba e candidato a Vice-presidente na chapa de Getúlio Vargas. João Pessoa Cavalcanti de Albuquerque foi morto na Confeitaria Glória em Recife - PE, por disparos do seu adversário político, o jornalista e advogado João Duarte Dantas e ajudado por seu cunhado, Moreira Caldas; cujos protestos serviriam de pretexto para a deflagação da Revolução de 30.

1942: Dia em que a aviação britânica bombardeou as cidades alemãs de Hamburgo e Duisburg, com 175 mil bombas incendiárias durante a 2ª Guerra Mundial.

1942: Dia em que um bombardeio contra o navio brasileiro, Tamandaré, por um submarino alemão, fez com que o Brasil entrasse na 2ª Guerra Mundial.

1945: Dia em que a Grã-Bretânha, Estados Unidos e China exigiram a rendição incondicional do Japão, na 2ª Guerra Mundial, cuja falta de acordo provocaria a detonação de duas bombas atômicas, lançadas pelos norte-americanos, contra as cidades japonesas de Hiroshima e Nagasaki.

1952: Dia em que 1 milhão de argentinos compareceram nas cerimônias fúnebres de Maria Eva Duarte Perón ou Evita, tida como a heroína das causas sociais na Argentina, quando se tornou  porta-voz dos descamisados e das feministas ao abraçar a causa populista de seu marido, Juan Domingo Perón, enquanto Presidente da Argentina.

1961: Dia Nacional do Arqueólogo de acordo com a lei de 1961, que tornou necessária a intervenção do especialista em arqueologia para a proteção do patrimônio arqueológico no Brasil.

1982: Dia da Imprensa Espírita, comemorado no Brasil e instituído durante o 8º Congresso Brasileiro de Jornalistas e Esritores Espíritas em 1982; para marcar a data do nascimento do pioneiro da Imprensa Espírita Brasileira, Luíz Olímpio Telles de Menezes, nascido no dia 26 de julho de 1825 na Bahia.

1996: Dia da 1ª vez em que quatro brasileiras ocuparam dois lugares no pódio numa Olimpíada, uma façanha que coube às duplas de vôlei de praia, Jaqueline e Sandra  com o ouro e Adriana e Mônica com a prata.

1999: Dia de uma greve nacional de 700 mil caminhoneiros brasileiros, contra os aumentos abusivos dos combustíveis e pedágios com bloqueios nas estradas e vitória parcial depois de 4 dias, durante o mandato do Presidente  Fernando Henrique Cardoso. 


fonte: www.olocutor.com        
                                                                                            
POSTADA POR WALKÍRIA ARAÚJO - DIRETO DE JABOATÃO DOS GUARARAPES

Nenhum comentário: