A Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), junto com a Refinaria Abreu e Lima (Rnest)/Petrobras, lançam, nesta terça-feira (26/07), às 18h, no Parque Dona Lindu, o projeto Expondo Cultura, que permitirá a interação da população com achados e informações arqueológicas de Pernambuco, por meio de exposição itinerante dentro de um ônibus.
O ônibus de conteúdo cultural percorrerá a região do entorno da Refinaria, incluindo escolas de Ipojuca e Cabo de Santo Agostinho, além de outros municípios pernambucanos.
A exposição itinerante é o resultado dos trabalhos de estudo arqueológicos realizados pela UFRPE no terreno onde está sendo construída a Refinaria Abreu e Lima do Nordeste, em Suape.
A exposição levará à população vestígios arqueológicos, rico material informativo e interativo, além de apresentações culturais, a exemplo de espetáculo teatral. O projeto busca promover o reconhecimento, a valorização e a preservação do patrimônio arqueológico e cultural do Estado de Pernambuco.
De acordo com as professoras de Arqueologia do curso de História da UFRPE que coordenam o projeto, Suely Luna e Ana Nascimento, haverá também terminais interativos com quiz, contendo perguntas de nível intermediário sobre o assunto e com acessibilidade para cadeirantes e pessoas com deficiência visual. No caso dos últimos, além do braile, haverá réplicas de peças para manuseio.
Depois do Parque Dona Lindu, o ônibus do Expondo Cultura segue para os municípios do Circuito do Frio: Pesqueira, Alagoinha, Taquaritinga do Norte e Gravatá.
Após o período de exposição, o material seguirá para as dependências do Museu Arqueológico e Centro Cultural Abreu e Lima (Maccal), que está sendo construído junto à Refinaria. O projeto, sob coordenação de pesquisadores da UFRPE e participação de alunos, faz parte de uma medida compensatória pela Licença de Instalação da Abreu e Lima.
Mais informações pelo telefone: 3320.6451.
Do Blog Planeta Universitário
Nenhum comentário:
Postar um comentário