domingo, 21 de agosto de 2011

HÁ 146 ANOS NASCIA O VITORIENSE QUE SE TORNARIA GOVERNADOR DE PERNAMBUCO


REPERCUÇÃO DA VITÓRIA DO Dr. JOSÉ RUFINO EM VITÓRIA DE SANTO ANTÃO.

Introdução-PARTE 3

General Dantas Barreto

Antes que se iniciasse o novo período da administração municipal, “O LIDADOR”, em 16 de setembro de 1916, noticiava que o Governador do Estado, Dr. MANOEL BORBA, eleito para suceder ao General DANTAS BARRETO, desprestigiava “DANTISMO” e organizava um novo partido, contando com a colaboração do Dr. ANTÔNIO VICENTE DE ANDRADE BEZERRA, Dr. JOSÉ RUFINO BEZERRA CAVALCANTI, LOURENÇO DE SÁ, TURIANO CAMPELO, BELARMINO CORREIA DE ARAÚJO, Dres. JOSÉ DE BARROS DE ANDRADE LIMA, GERVÁSIO FIORAVANTI e PESSOA GUERRA.

Manoel Borba
Confirmaram os fatos o rompimento político entre DANTAS e BORBA, fato que teria conseqüências bem sérias no município da VITÓRIA.
Arregimentaram-se as agremiações partidárias em PERNAMBUCO, sobretudo o antigo PARTIDO REPUBLICANO, sob a chefia do Dr. ESTÁCIO COIMBRA.

Estácio Coimbra
1920-UM ANO TUMULTUADO

Ao avizinhar-se o pleito municipal, em 1919, organizaram os dois partidos suas chapas, tendo o Partido Republicando, de oposição, indicando para Prefeito e Subprefeito, respectivamente o CAPITÃO ANTÔNIO DE MELLO VERÇOSA e o CAPITÃO VICENTE DE HOLANDA CAVALCANTI, e o Democrata, governista, apresentado, para ditos cargos, o Cel. ANTÔNIO MATEUS DE LUCENA e o MAJOR LEOBARDO TEÓGENES DE CARVALHO.

Realizadas as eleições, a junta apuradora local diplomara como eleitos os candidatos da oposição. não se conformando com este resultado, os candidatos governistas interpuseram recurso junto ao Governador MANOEL BORBA e foram por este reconhecidos e diplomados.

A 15 de novembro, às 15 horas, o CONSELHO MUNICIPAL, reunido sob a presidência do Dr. JOSÉ DE BARROS DE ANDRADE LIMA, deu posse ao Cel. ANTÔNIO MATEUS DE LUCENA, ao MAJOR LOBARDO DE CARVALHO e aos conselhos da chapa governista, sendo, então, aposto, na sala de reuniões do Conselho, o retrato do Dr. MANOEL BORBA.

Inconformados com o esbulho recorreram os candidatos eleitos pela oposição e diplomados pela junta, do ato do governador, para o JUIZ SECCIONAL no ESTADO, Dr. SÉRGIO LORETO, e este, dando provimento ao recurso, reconheceu os recorrentes como os eleteitos e considerou inconstitucional a decisão do governador.

Amparados por HABEAS-CORPUS, o CAPITÃO ANTÔNIO DE MELLO VERÇOSA e seus companheiros tomaram posse do governo municipal a 04 de janeiro de 1920.

CONTINUA...

TEXTO DO LIVRO HISTÓRIA DA VITÓRIA DE SANTO ANTÃO-PE
LIVRO DO PROFESSOR JOSÉ ARAGÃO

POSTADO POR JOHNNY RETAMERO

Nenhum comentário: