segunda-feira, 22 de agosto de 2011

HÁ 146 ANOS NASCIA O VITORIENSE QUE SE TORNARIA GOVERNADOR DE PERNAMBUCO


Dr. JOSÉ RUFINO

PARTE 4-FINAL

O Cel. ANTÔNIO MATEUS agravou da sentença para o SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL, que a confirmou.

CAPITÃO ANTÔNIO DE MELLO VERÇOSA
Cometera o CAPITÃO ANTÔNIO DE MELLO VERÇOSA tremendo erro político quando, no pleito para governador de PERNAMBUCO, votara, com seus correligionários, no BARÃO DE SUASSUNA, candidato de oposição, vitorioso na VITÓRIA e na ESCADA, sua terra natal, em detrimento do candidato governista, Dr. JOSÉ RUFINO BEZERRA CAVALCANTI, vitoriense e seu velho amigo, o qual foi vitorioso no resto do ESTADO.

HENRIQUE MARQUES DE HOLLANDA CAVALCANTI-BARÃO DE SUASSUNA
Claro que o Dr. JOSÉ BEZERRA jamais esqueceria este revés sofrido na terra natal.
Assumindo o exercício, procuro ele entravar, por todos os meios, a administração do CAPITÃO MELLO VERÇOSA, deixando-o próceres governistas locais, amparados na complacência do GOVERNADOR, impediam a cobrança dos impostos, rasgando, nas feiras, os talões de recibos e as bolsas dos cobradores, e dizendo ao povo que nada pagasse; 

Arrancavam e escondiam as rodas das corroças, para impedir o serviço de limpeza pública; retiravam, nas caladas da noite, os lampiões da iluminação pública, deixando a cidade nas trevas; arrombaram, na noite de 26 de agosto, a Prefeitura, dali retirando livros da escrituração administrativa; assaltaram a redação e as oficinas de jornal “O PORVIR” que verberava o procedimento ilegal do Governo; picharam a residência e as casas comerciais do CAPITÃO VERÇOSA e de seus correligionários; promoveram desacatos pessoais, ameaças, prisões arbitrárias, estabelecendo completa anarquia na cidade.

O Juiz de Direito da Comarca, Dr. AUGUSTO EMÍLIO DA FONSECA GALVÃO, por ser amigo e vizinho do prefeito, foi afrontosamente removido da VITÓRIA para TIMBAÚBA.
Chegou à crise ao auge quando a polícia assassinou a LÚCIO JOSÉ DA SILVA, modesto funcionário municipal, que, perseguido e ameaçado, não se rendeu. Reagiu e foi morto.

Assim decorreu todo o ano de 1920, de triste memória, exercendo o Governo do Estado (Dr. JOSÉ RUFINO) toda sorte de pressões e perseguições para levar o executivo e o legislativo vitoriense ao desespero.

A RENÚNCIA FORÇADA E O SURGIMENTO DE UMA NOVA LIDERANÇA EM VITÓRIA DE SANTO ANTÃO

Ante a inoperância a que foi levada a administração municipal, compreendendo que o CAPITÃO VERÇOSA não se dobraria a força alguns amigos seus (Dr. VICENTE DE PAULA CAVALCANTI, JOSÉ ADRIÃO CAVALCANTI WANDERLEY, SIMPLÍCIO DE HOLANDA CAVALCANTI, Dr. QUINTINO DIONÍSIO DE BARROS CAVALCANTI, e outros mais) organizaram um bloco dissidente do prefeito e foram ao palácio hipotecar solidariedade ao Governador, como que ensejando uma solução alta para a situação caótica do município.

Foi esta encontrada: o Governo Estadual restabeleceria a ordem, fazendo cessar as hostilidades ao prefeito Cap. MELLO VERÇOSA e deixando-o administrar normalmente o município durante o tempo indispensável à regularização dos serviços públicos, findo o qual, VERÇOSA e seus companheiros de administração renunciariam, sendo, então, nomeado um prefeito interino, escolhido entre os membros da dissidência republicana. 

Marcada nova eleição, seria escolhido um candidato de conciliação, não comprometido com as facções rivais, para prefeito, negociando-se entre os partidos os demais postos da subprefeitura e do Conselho, acertando-se desde então, como candidato comum ao Senado Estadual, o Dr. JOSÉ DE BARROS DE ANDRADE LIMA.

Estabelecido o acordo, foi cumprido em parte: o Capitão MELLO VERÇOSA, após breve exercício do cargo, renunciou, sendo o gesto imitado pelo subprefeito e pelos conselheiros.
Foi nomeado prefeito interino o Dr. VICENTE DE PAULA CAVALCANTI, um dos dissidentes e escolhido como candidato único à Prefeitura um jovem Engenheiro Civil vitoriense, de 22 anos de idade, o Dr. JOÃO CLEOPHAS DE OLIVEIRA.

Dr. JOÃO CLEOPHAS DE OLIVEIRA
A eleição, realizada a 20 de março de 1921, não concorreram os amigos de VERÇOSA e de INÁCIO DE BRITO, tendo partilha das demais posições sido feita entre correligionários do Dr. JOSÉ DE BARROS e os dissidentes.
Foram eleitos: prefeito, o Dr. JOÃO CLEOPHAS DE OLIVEIRA, subprefeito, o Dr. QUINTINO CAVALCANTI; conselheiros: Dr. EURICO MONTEIRO DE MATOS, ANTÔNIO MATEUS DE LUCENA, MANOEL CRITÓVÃO DE ANDRADE CAVALCANTI, JOSÉ ADRIÃO CAVALCANTI WANDERLEY, RAUL CAVALCANTI, e o Tte. AUGUSTO IVO e MANOEL DO NASCIMENTO.

FONTE: HISTÓRIA DA VITÓRIA DE SANTO ANTÃO-PE
LIVRO DO PROFESSOR JOSÉ ARAGÃO

POSTADO POR JOHNNY RETAMERO

Nenhum comentário: