terça-feira, 6 de setembro de 2011

APARELHOS CELULARES SÃO ESCONDERIJOS PERFEITOS PARA FUNGOS E BACTÉRIAS


Da Redação do pe360graus.com

Todo mundo usa, mas poucas pessoas limpam o aparelho; por isso, o local é ideal para proliferação de microorganismos que podem causar diarreia, micoses e até infecções; um esconderijo perfeito para bactérias e fungos - inimigos invisíveis que podem causar uma série de problemas à saúde.

De acordo com o professor do Departamento de Micologia da UFPE , Armando Marsden, os microorganismos das mãos passam para o celular e, dificilmente, as pessoas limpam seus aparelhos. “No caso dos fungos, podem causar as micoses. Nos casos das bactérias causam as infecções bacterianas. Já vi um trabalho onde já foram detectados até coliformes fecais em superfícies de celulares. 


Isso é um perigo muito grande”, alerta. Segundo Armando Marsden, as bactérias ficam alojadas mais nas teclas, onde as pessoas põem o dedo. “Às vezes, também ficam nas paredes, onde o suor da mão faz uma camada gordurosa. Aí as bactérias e fungos podem aderir”, explica. Com a ajuda de microscópios, os pesquisadores podem identificar os fungos e as bactérias que não dá pra ver a olho nu.  “Tanto a pessoa que está manuseando como outra pessoa que está em contato pode transmitir bactérias, vírus, etc. 

Tem os bacilos difteróides que podem provocar difteria, uma infecção bacteriana. Em adulto é mais raro, mas em criança é muito perigoso”, diz. Alguns hábitos podem reduzir consideravelmente o risco de contaminação, como evitar emprestar celular, não levá-lo para o banheiro, nem colocá-lo na mesa durante as refeições: “Deve haver uma educação maior no manuseio do celular. O ideal seria passar um pano úmido e depois um mais seco, todos os dias, para evitar a contaminação”.

POSTADO POR WALKÍRIA ARAÚJO DIRETO DE JABOATÃO DOS GUARARAPES-PE

Nenhum comentário: