terça-feira, 6 de setembro de 2011

Pesquisa mapeia profissões em cada região e mostra descentralização do crescimento

Se cada região brasileira fosse um executivo, a qual profissão cada uma delas corresponderia? E o Nordeste?
A Michael Page, empresa de recrutamento de executivos, realizou um levantamento, tendo como base as contratações ocorridas no primeiro semestre deste ano em todo o Brasil, a fim de traçar um perfil de cada região brasileira.

A pesquisa, além de apontar as carreiras em alta, acaba esboçando a realidade econômica de cada canto do País.
“O levantamento aponta que está ocorrendo uma descentralização do crescimento em nosso País. Hoje, 36% das contratações dos executivos na nossa empresa estão fora do eixo Rio-São Paulo. A pesquisa leva em conta a situação econômica, o investimento e a infraestrutura de cada região brasileira”, afirma o gerente regional Norte/Nordeste da Michael Page, Felipe Mançano.
Se fosse um executivo, o Nordeste seria um gerente Comercial de Vendas. “Este cargo corresponde ao maior volume de contratações na Região”, comenta Mançano. O gerente Comercial de Vendas, de acordo com o levantamento, representa as companhias, desbravando os mercados locais, mantendo e aplicando relacionamentos com parceiros comerciais. “O gerente de Vendas, além de posicionar a marca, abre unidades de negócios. E Pernambuco, em especial, está apresentando um grande crescimento. E apresenta um potencial no polo farmacoquímico e na vinda de multinacionais, impulsionada pelo Porto de Suape”, completa.
Mas Felipe Mançano reforça que, se a gerência Comercial de Vendas é a carreira apontada na pesquisa, isso não quer dizer que não haja outras áreas em evidência, como as de base e a engenharia. “Áreas de base significam as diversas operações no serviço administrativo, como os setores Financeiro, Recursos Humanos, Suprimentos e Compras”, explica.
E para se qualificar diante deste mercado crescente, o profissional deve ter um perfil arrojado, aceitar desafios, ter formação superior e o conhecimento de língua estrangeira. “O mercado hoje exige do executivo mais um perfil do que um conhecimento técnico”, afirma Mançano. Fundada em 1976, na Inglaterra, o Grupo Michael Page possui dez escritórios no Brasil, nas cidades do Recife, São Paulo, Campinas, São José dos Campos, Curitiba, Rio de Janeiro, Barra da Tijuca e Porto Alegre.
Da Folha de Pernambuco
 

Nenhum comentário: