segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

BARREIRA DE SOM PODE SER USADA PARA CONTROLAR MULTIDÃO




http://revistagalileu.globo.com - Por New Scientist

Uma nova arma não-letal usa o som para conter tumultos. O dispositivo emite um som de baixa frequência que dificulta a respiração, tornando a pessoa, momentaneamente, incapacitada. A arma ainda não foi utilizada, mas já foi patenteada por uma empresa norte-americana para maiores estudos.

Atualmente, a polícia já usa alguns equipamentos de som para dispersar multidões. Normalmente, esses dispositivos emitem um ruído alto e desagradável. No entanto, eles não são muito usados porque sua atuação é limitada a cerca de 10 metros.

Para contornar isso, o novo equipamento, segundo a descrição da patente, poderá ser ligado em rede com outros para formar uma barreira de pressão.

O produto, no entanto, é visto com ressalvas. “É uma preocupação esse tipo de equipamento devido ao risco para funções sensíveis do corpo como a audição, ou mesmo induzir ataques de pânico em pacientes asmáticos”, afirma o médico Steve Wright da Leeds Metropolitan University. Para o médico, ainda não há detalhes suficientes para determinar se existem ou não implicações para a saúde.

POSTADA POR WALKÍRIA ARAÚJO

Nenhum comentário: