Do PeSuperesportes.com.br
À parte da Arena Pernambuco, em construção no município de São Lourenço da Mata, a Copa do Mundo de 2014 vai se estender ao Grande Recife de forma oficial em outro espaço de grande porte, a Fan Fest, criada em 2006, no Mundial da Alemanha. Trata-se de um evento com telões, lojas de patrocinadores oficiais e programação de oito horas por dia durante toda a competição. Aqui, dois espaços disputam a preferência da FIFA: o Marco Zero, no Recife Antigo, e a praia do Pina, na maior faixa de areia do litoral recifense.
Nessa quarta-feira, uma comitiva da FIFA, formada por seis estrangeiros, inspecionou os dois locais em menos de uma hora, acompanhados pelos gestores locais. Sem falar com a imprensa, como é de praxe em relação à FIFA, os executivos elogiaram os dois espaços, mas ainda aguardam o dossiê técnico de ambos, sobre quantidade de público, segurança, espaço disponível para camarotes, marketing e trânsito. O governo do estado deve enviar o documento até o dia 20 deste mês.
Apesar de o Pina ter sido o primeiro indicado à entidade que comanda o futebol, o fato de o Mundial estar agendado para o inverno (julho) pode inviabilizar a idéia, tanto que o estado já não esconde a vontade de emplacar o Marco Zero. A explicação, além do clima, seria a visibilidade de todo o bairro do Recife Antigo, de acordo com o secretário extraordinário da Copa da Prefeitura do Recife, Amir Schvartz. “Assim como fazemos no Carnaval e no São João, queremos descentralizar a Fan Fest aqui em todo o bairro, com vários pontos. Porém, ainda é preciso avaliar os espaços disponíveis para toda a estrutura da FIFA (camarotes e lojas)”, afirmou Schvartz.
Segundo o dirigente, a capacidade de público para shows no Marco Zero é de 50 mil pessoas, com espaço suficiente para agregar até 250 mil em toda a ilha. No Pina, por outro lado, a capacidade pode ser modulada sem problemas à medida em que cresça a demanda. “Na praia podemos abrir mais espaço. Se o Brasil for avançando, com certeza vai encher mais”, acredita. A expectativa de público para as Fan Fests no Brasil é de 35 mil/dia. Número bem acima das últimas duas Copas, com 20 mil em 2006 e 23 mil em 2010, na África do Sul.
Interior
O estado pretende oficializar a participação de 11 cidades do interior, representantes das 11 regiões de desenvolvimento de Pernambuco - vale lembrar que a 12ª é o Grande Recife. O objetivo é criar versões reduzidas da Fan Fest, simulando a mesma infraestrutura, via telões. A idéia já foi encaminhada à FIFA. A resposta só deve sair no ano que vem.
Nenhum comentário:
Postar um comentário