quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

Ilha do Retiro: Sport avança no projeto Arena


Do Blog do Torcedor

Os integrantes da Arena do Sport, conselheiros do clube, o presidente Gustavo Dubeux e os representantes da empresa Engevix estiveram reunidos nesta tarde para discutir a construção do projeto rubro-negro.

Foi apresentado o estudo de massa feito pela empresa Colliers, no qual foi revelado a necessidade do mercado na área do Sport.

O resultado indicou que serão construídas duas torres empresariais, uma delas voltada para o público corporativo (ou seja, grandes empresas) e a outra para o comercial (empresas de pequeno porte).

Mais duas torres gêmeas serão construídas direcionadas para o mercado hoteleiro. "Elas serão construídas em áreas distintas, mas conectadas por um centro comercial com 125 lojas", explicou o diretor José Aécio.

Toda a Ilha do Retiro será destruída. "Pleiteamos para que os arquitetos estudem a possibilidade de o arco da entrada principal e parte da sede sejam mantidos para preservar um pouco da história do clube", disse Aécio.


A diretoria do Sport enviou ao Blog do Torcedor as informações gerais do projeto.

Reproduzimos abaixo o texto na íntegra:

INFORMACOES GERAIS

A obra só será contratada mediante apresentação previa de garantias financeiras e técnicas que assegurem integralmente a sua conclusão.

Nenhum membro da Gestão do clube poderá participar direta ou indiretamente , da construção ou da operação do novo complexo. Durante todo o período de construção a presidência do clube e seus gestores oferecerão aos conselheiros e aos associados total transparência quanto ao cumprimento das etapas físicas e financeiras da obra.

Na nova arena a ser construída serão mantidas as posições atuais detidas pelos proprietários de camarotes e o Sport não alienará o seu patrimônio para não colocar o mesmo em risco em momento algum - A contratação é’ apenas uma cessão temporária da superfície ( por 30 anos ) e desde o primeiro dia todo o novo complexo pertence integralmente ao Sport. Ou seja, se hoje o patrimônio do clube vale “x” após a obra concluída valera’ “X” mais aproximadamente R$ 600 milhões.

BENEFICIOS ADICIONAIS AO SPORT ;

1. O Sport ganhará um novo clube social e esportivo, moderno , contemplando os atualmente existentes e incluindo todos os esportes amadores hoje em atividade .

2. O Sport ganhará uma nova sede social planejada para acomodar os órgãos de gestão do clube, restaurantes , museu do clube , Diretorias , Presidência , Conselho deliberativo , salas de reunião e atividades.

ANTECIPACOES DE RECEITA ;

Serão negociadas, se necessário, antecipações de receitas a serem fornecidas ao Sport pelo investidor de forma investimento em novo Centro de Treinamento;

Recursos para pagamento de determinadas dívidas fiscais e cíveis ;

Recursos para cobertura da manutenção das atividades do clube.

Construção da Arena, Centro de Eventos, Centro de Compras, Estacionamento , Clube Social e Torres comerciais na modalidade “turn key” , ou seja – serão entregues em condições de pleno funcionamento.

Todas as receitas atuais, ou seja; de bilheteria dos jogos de futebol das verbas de patrocínio e dos direitos televisivos continuarão a pertencer exclusivamente ao Sport, não tendo o investidor, em momento algum, nenhum direito ou ingerência sobre as mesmas, que por sua vez continuarão a pertencer integralmente ao Sport. Ou seja, o Sport, além de manter intocadas todas as suas receitas atuais, ainda terá direito a participações sobre receitas adicionais de “naming Rights “,  receitas com shows e espetáculos , receitas com merchandising da Arena , receitas com o Mall ( Shopping ) , receitas com a exploração das torres comerciais ( a exemplo do Náutico). E isso tudo mantendo preservado todo o seu patrimônio.

A alegação de que o clube poderia se autofinanciar (BNDES , Banco do Nordeste , etc...) e o próprio clube empreender a sua arena não procede,  pois o mesmo sequer teria capacidade de oferecer as garantias necessárias aos bancos financiadores ( a não ser que oferecesse o seu terreno como garantia e ai , por conta de eventual má gestão de administrações por vir ficaria exposto a perder o seu patrimônio.

Nenhum comentário: