terça-feira, 20 de dezembro de 2011

Radiodifusão, diferencial no contato com o público

Publicado no Diário Oficial do Estado (D.O.E.) em 20/12/2011.
CARUARU - Depois de passar por várias regiões do Estado, a Frente Parlamentar de Comunicação chegou ao Agreste. Na Câmara de Vereadores de Caruaru – Casa José Carlos Florêncio, vários profissionais da imprensa local participaram da 8ª audiência pública do grupo, realizada na última sexta-feira. A palestra Radiodifusão como Diferencial na Comunicação de Massa foi proferida pelo vice-presidente da Associação Brasileira de Rádio e Televisão (Abert) e superintendente da TV Asa Branca, afiliada da Rede Globo Nordeste, Vicente Jorge Espíndola Rodrigues.
O comunicador comentou a participação do Brasil no cenário global quanto aos vários tipos de mídia. A Internet está em 10º lugar. No índice referente a jornais, o País ocupa a 9º colocação; o rádio, 7º lugar; e a televisão está no topo da lista. A publicidade também acompanha o ritmo. De acordo com Vicente Jorge, o mercado publicitário brasileiro detém a 6ª colocação. Os investimentos para o setor crescem, em média, 11% anualmente.
Os países que mais investem em publicidade no setor televisivo são Estados Unidos, Japão e Brasil. Juntos, os três gastaram, em 2010, pouco mais de US$ 85 bilhões em propaganda. “Além de entreter e informar, a comunicação é vetor de desenvolvimento. A partir dos intervalos comerciais, as empresas que anunciam vendem mais e aquecem a economia”, explicou.

Vicente Jorge acrescentou que a radiodifusão está em crescimento. “A plataforma da Internet e as novas tecnologias são ferramentas importantes para as emissoras de rádio e de televisão que ganharam interatividade, o contato direto com os ouvintes e telespectadores”, sintetizou.
A secretária da Criança e da Juventude, Raquel Lyra, representou o governador em exercício João Lyra Neto. Ela parabenizou a Frente Parlamentar pela iniciativa de aproximar o Poder Legislativo e a sociedade.
Representando a Prefeitura de Caruaru, o secretário de Relações Institucionais, Eduardo Guerra, ressaltou que o trabalho resultará em boas sugestões para as mídias tradicionais e redes sociais.
Presidente da Câmara de Vereadores, Lícius Cavalcanti (PCdoB) sugeriu que a melhoria do piso salarial dos profissionais de comunicação seja incluída na pauta. “A Frente Parlamentar faz um trabalho inovador. Ficamos satisfeitos em receber os representantes da Assembleia”, opinou.
Durante o debate, a Frente Parlamentar de Comunicação colheu várias sugestões.
O publicitário Jacson Carvalho propôs a comunicação regionalizada para cada uma das 12 microrregiões do Estado. O presidente da TV Nova Nordeste, Pedro Paulo, mostrou-se preocupado com o excesso de regulamentação para o setor.
O coordenador da Frente Parlamentar de Comunicação, deputado Ricardo Costa (PTC), informou que tramita, na Casa Joaquim Nabuco, projeto de lei de sua autoria exigindo o diploma de jornalista nos concursos públicos realizados nas três esferas de poder. “Temos percorrido as regiões de Pernambuco, escutando os que atuam em comunicação, colhendo sugestões, detectando e enfrentando problemas. Apresentamos esse projeto de lei para que o jornalista tenha o diploma reconhecido”, ressaltou o parlamentar.
Também participaram do encontro os deputados Tony Gel (DEM) e Eriberto Medeiros (PTC).
Portal da alepe

Nenhum comentário: