O Termômetro dos Transplantes, que mostra a quantidade de pessoas em lista de espera por doadores e o número de transplantes realizados a cada mês no estado, está sendo instalado hoje no Recife. O equipamento eletrônico vai ficar na entrada do cinema UCI do Shopping Center Recife, em Boa Viagem.
A ação é uma parceria com a Central de Transplantes e o Grupo Ser Educacional. O termômetro já foi instalado no Aeroporto Internacional dos Guararapes, no Salvador Shopping, na Bahia como parte da programação da Semana Nacional de Doação de Órgãos. Agora, a ideia é levar o contador para outros lugares com grande fluxo de pessoas para que outras pessoas possam ser estimuladas a serem futuros doadores.
Até outubro deste ano, a Central de Notificação, Captação e Distribuição de Órgãos (CNCDO - PE) registrou 871 transplantes realizados. No entanto, ainda há 3368 pessoas em lista, sendo 6 para coração, 179 fígado, 1859 rim e 1319 córnea, aguardando uma doação.
As leis brasileiras sobre a doação de órgãos e transplantes estabelecem que todos são doadores desde que após a morte, alguém da família (até segundo-grau de parentesco) autorize, por escrito, a retirada dos órgãos. Por isso, é importante que uma pessoa que deseja ser doadora manifeste esse desejo à família.
Nenhum comentário:
Postar um comentário