quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

Conheça o Projeto "BOTE FÉ RECIFE"


 “A crescente participação do Brasil nas Jornadas Mundiais da Juventude (JMJ) nos convida à organização de um caminho que garanta o crescimento da animação dos jovens em vista de sua identidade de discípulos missionários de Jesus Cristo.”
(Doc. 94 – Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil n. 81)
Antes de falarmos sobre as atividades do Projeto Bote Fé que ocorreram hoje juntamente com as paróquias de nosso Município vamos conhecer um pouco de suas atividades.
O “Bote Fé” é um conjunto de ações que congrega a Igreja, o Poder Público e a sociedade civil em torno da visita da Cruz Peregrina e do Ícone de Nossa Senhora, símbolos oficiais da JMJ, para celebrar a mensagem própria que estes carregam e proporcionar situações propícias para o desenvolvimento da evangelização e do bem comum da juventude em cada realidade.
O projeto “Bote Fé”, aberto à criatividade e às condições de cada Diocese, possui três grandes eixos: a celebração, a formação e a ação social. Neste projeto, que tem fundamentação religiosa cristã católica, buscamos incentivar a produção de conhecimento e a valorização da cultura, buscando responder concretamente aos anseios da sociedade por vida e felicidade. Neste sentido, no diálogo entre fé e razão, unimos toda a vivência do projeto numa profunda experiência do amor de Deus que plenifica a pessoa humana.
A Arquidiocese de Olinda e Recife, potencializando seu espírito de comunhão e unidade, quer reunir o Povo de Deus para incentivar a produção e divulgação de conhecimento humano e cristão, promover a experiência espiritual dos participantes e, conseqüentemente, a experiência dos valores humanos, debatendo a necessidade de propagar o Evangelho com renovado ardor missionário, testemunhando Jesus Cristo em todas as dimensões da vida pessoal e social. Promovendo, assim, a formação de jovens comprometidos e profissionais éticos que agem à luz do Espírito Santo sob o direcionamento da Igreja Católica.
A Peregrinação da Cruz e do Ícone na Arquidiocese de Olinda e Recife aconteceu no período de 16 a 19 de janeiro de 2012 e teve como marco o evento intitulado “Bote Fé Recife”, previsto para ser realizado no Marco Zero no dia 16 de janeiro. Este “Bote Fé Recife” faz parte de uma programação proposta pela CNBB para a realização de 19 grandes eventos de acolhida da Cruz e do Ícone em 19 capitais e grandes cidades brasileiras. O Bote Fé Recife foi a acolhida oficial dos símbolos da JMJ na Arquidiocese de Olinda e Recife e o ponto de partida da peregrinação por várias realidades como paróquias, santuários, escolas, presídios, favelas, hospitais, obras sociais e casas de recuperação de dependentes químicos.
 Edição Orlando Leite

3 comentários:

Manoel Carlos disse...

fiquei horrorizado com o carnaval que fizeram para receber as Santa Cruz e o ícone;
um trio elétrico com cantores parecendo palhaços, cantando músicas ditas catolicas com ritimos libidinosos. mulher requebrando...
estes símbolos deveriam ter sido recebidos com reverencia, silencio,penitencia...
quem se converte vendo um carnaval?

Taciana disse...

A Santa Cruz Peregrina e ícone de Nossa Senhora foram recebidos com muita reverência, respeito e amor. A nossa Santa Igreja costuma celebrar a vitória de Cristo seguindo ritos, dentro de uma liturgia. Quem acompanhou a Cruz e o Ícone durante todo o percurso sabe da dedicação e empenho na preparação de cada momento dessa peregrinação com seu significado específico. A juventude de Vitória se emocionou muito com a chegada da Santa Cruz e do Ícone, orou com fervor na Celebração da Santa Missa, caminhou com bravura e acolhida fraterna aos irmãos das comunidades carentes de Vitória e no hospital APAMI, e expressou uma alegria cristã, que não precisa de drogas ou prostituição porque tem na presença do Cristo e da Virgem Maria a alegria, paz e comunhão perfeita em Deus. Alegria que se estendeu até o Colégio 3 de Agosto. Na mesma unidade e fraternidade, esses mesmos jovens arrumaram a “casa emprestada”, e conduziram a Santa Cruz e o Ícone de Nossa Senhora à diocese de Caruaru. O objetivo principal da peregrinação não é converter irmãos de outras doutrinas ou práticas, mas, sobretudo, motivar a juventude católica à tão esperada Jornada Mundial da Juventude, estreitando os laços inter-paroquianos da juventude de nossa Arquidiocese. É fato que uma pequena minoria da juventude cristã católica de Vitória ainda está iniciando sua caminhada com o Cristo e tem dificuldades em desligar-se de certas práticas, mas o testemunho da maioria (99,9%) da juventude os ajudará a festejar tal celebração de forma sadia. Com sinceros sentimentos, desejo a todos vocês Paz e Bênção! Taciana Rocha.

Manoel Carlos disse...

como vc é limitada e não sabe de catolicismo;
nós católicos devemos nos converter diariamente...
vc sabe o que é unidade e fraternidade?
vc disse que o objetivo não não é converter? absurdo! tudo deve se converter a Jesus Cristo!
vc é muito ignorante amiga em matéria de fé, catequese e doutrina...
afirmar que um ato católico não é pra converter as pessoas, principalmente protestantes é de uma ignorância imbatível.
motivar dançando sob ritmos indecentes é desconhecer o que pureza, sobriedade. vá ler a vida dos santos e deixe de falar do que não entende.
Salve maria!