TRICENTENÁRIO DA RESTAURAÇÃO PERNAMBUCANA - PARTE 1
A cidade da Vitória começou condignamente o tricentenário da “Restauração Pernambucana”, de 10 a 24 de janeiro de 1954, através do seu Instituto Histórico e do Governo Municipal, executando o seguinte programa:
10 de janeiro de 1954 – Despertou a cidade ouvindo os repiques dos sinos, as notas marciais de dobrados e marchas patrióticas, executados pela Banda Musical, e o espoucar de foguetes e de bombas.
ANDRÉ VIDAL DE NEGREIROS |
JOÃO FERNANDES VIEIRA |
Às 14 horas, no salão nobre do Instituto, foram inauguradas quatro grandes telas a óleo, com as efígies de JOÃO FERNANDES VIEIRA, ANDRÉ VIDAL DE NEGREIROS, ANTÔNIO FELIPE CAMARÃO E HENRIQUE DIAS, os Heróis da Restauração, realizando-se sessão magna, na qual o Dr. NILO PEREIRA, orador oficial da solenidade, dissertou brilhantemente sobre “A liberdade e a fé, as duas forças da Restauração”. Encerrou-se a cerimônia com o Hino Nacional, pela Banda Municipal 03 de Agosto.
Às 20 horas, na Rua Dr. JOSÉ RUFINO, entrado do perímetro urbano pelo lado norte e caminho natural do Monte das Tabocas, multidão calculada em 10.000 mil pessoas, com velas acesas em arandelas,aguardava o cortejo que trazia do Monte a imagem da Virgem de Nazaré.
Chegando esta, é colocada em carro triunfal e desfila pelas ruas centrais da cidade, sendo saudada ao chegar à Praça Dom Luís de Brito, em nome do povo e do governo municipal, pelo presidente do Instituto Histórico, a aclamada Presidente honorária das festas comemorativas sendo, logo após, entronizada no altar-mor da Matriz de Santo Antão.
FONTE: HISTÓRIA DA VITÓRIA DE SANTO ANTÃO DO PROFESSOR JOSÉ ARAGÃO
POSTADO POR JOHNNY RETAMERO
PINTURAS EXPOSTA NO IHGVSA
PINTURAS EXPOSTA NO IHGVSA
Nenhum comentário:
Postar um comentário