segunda-feira, 5 de março de 2012

Heitor Villa-Lobos conheça sua vida

Doodle do Google para homenagear o grande compositor
Heitor Villa-Lobos foi um dos mais famosos compositores do mundo.
História Por www.agarai.com.br  
Nesta segunda-feira (5) é comemorado o aniversário de Heitor Villa-Lobos, um dos mais famosos compositores brasileiros, se estivesse vivo, Villa-Lobos completaria 125 anos.
Villa-Lobos nasceu no Rio de Janeiro. Seu pai, Raul, era um homem rico e educado de extração de espanhol, um bibliotecário, um amador astrônomo e músico. Na primeira infância de Villa-Lobos, o Brasil passou por um período de revolução social e modernização, abolindo a escravidão em 1888 e derrubar o Império do Brasil em 1889.
As mudanças no Brasil se refletiram na sua vida musical, a música européia anteriormente tinha sido a influência dominante, e os cursos do Conservatório de Música foram fundamentados na tradicional contraponto e harmonia. Villa-Lobos passou muito pouco desse treinamento formal.
Grande parte do trabalho de Heitor Villa-Lobos era influenciada pelo folclore brasileiro, por este fato, o compositor ficou conhecido por enaltecer a cultura do país.
O compositor sabia da importância que tinha, em turnê pela Europa, ele disse, “Eu não uso o folclore, eu sou o folclore.” e “Eu não vim para aprender, eu vim para mostrar o que eu fiz até agora.” Mostrando que ele era muito consciente de sua posição única entre os compositores clássicos e fez bom uso de suas origens para divulgar as suas próprias obras.
No dia 17 novembro de 1959, Heitor Villa-Lobos morreu no Rio, seu funeral foi um grande evento, ele está enterrado no Cemitério São João Batista no Rio de Janeiro. Pouco antes de morrer, o compositor disse que estava desiludido com o Brasil, que estaria “dominado pela mediocridade”.
A carreira de Villa-Lobos é marcada pela descoberta de uma linguagem peculiarmente brasileira em música, sendo considerado o maior expoente da música do modernismo no Brasil, compondo obras que enaltecem o espírito nacionalista, ao qual incorpora elementos das canções folclóricas, populares e indígenas. Villa-Lobos escreveu numerosas composições orquestrais, de câmara, instrumentais e vocais. Sua música foi influenciada pela cultura folclórica brasileira e por elementos estilísticos da Europa clássica.
Entre as principais composições de Villa-Lobos estão Uirapuru, Bachianas brasileiras, Odisséia de uma Raça, Fantasia para Violoncelo e Orquestra, Lenda do Caboclo, Fantasia Concertante, Serestas e A Menina das Nuvens.
Homenagens
Villa-Lobos recebeu inúmeros prêmios e homenagens durante sua vida e depois de sua morte, entre os mais importantes está o de Doutor Honoris Causa pela Universidade de Nova Iorque e o de fundador e primeiro presidente da Academia Brasileira de Música, o maestro foi retratado nos filmes Bachianas Brasileiras: Meu Nome É Villa-Lobos (1979), O Mandarim (1995) e Villa-Lobos – Uma Vida de Paixão (2000), além de aparecer pessoalmente no filme da Disney, Alô, Amigos (1940), ao lado do próprio Walt Disney.
Em 1986, Heitor Villa-Lobos teve sua efígie impressa nas notas de quinhentos cruzados.

Nenhum comentário: