Do JC Online
imagem: jconline.ne10.uol.com.br |
Com o
anúncio oficial do investimento de R$ 2,49 bilhões do PAC Mobilidade para o
Grande Recife, realizado na terça-feira (24) pela presidente Dilma Rousseff, em
Brasília, o governo do Estado e a prefeitura da capital ficam na expectativa do
calendário oficial do governo federal para começar a tocar as obras.
Quatro
projetos de Pernambuco foram contemplados pelo programa. Apenas um deles - o da
implantação de corredores exclusivos na II e III Perimetrais e Radial Sul -
será executado pela Prefeitura do Recife. Os demais, que ultrapassam os limites
territoriais da capital, são de responsabilidade do Executivo estadual. De acordo
com a secretária de Gestão e Planejamento do Recife, Evelyne Labanca, com o
calendário oficial, a prefeitura poderá publicar os editais de licitação.
"A nossa expectativa é que esse calendário oficial seja divulgado o mais
breve possível, em meados de maio. Com isso, podemos dar prosseguimento aos
projetos e obras", explicou.
Segundo a
secretária, para acelerar o processo, a prefeitura já entregou ao governo
federal minutas dos termos de referência para contratação dos projetos
executivos. "Com o calendário, pretendemos terminar o processo de
licitação em 90 dias", ressaltou. Os
corredores implantados pela prefeitura custarão R$ 812 milhões, dos quais R$
150 milhões serão para desapropriação de imóveis. O corredor da II Perimetral
terá 18 quilômetros e ligará o Largo da Paz, em Afogados, na Zona Oeste, à
Avenida Presidente Kennedy, Zona Norte do Recife, no limite com Olinda. Passará
por Afogados, Madalena e Torre, na Zona Oeste, e Tamarineira e Água Fria, na
Zona Norte da capital.
O corredor
da III Perimetral ligará a Zona Norte, a partir do Rio Morno, na Linha do Tiro,
à Zona Sul, passando por bairros como Areias, Imbiribeira e Boa Viagem. Já o
corredor Radial Sul é uma ligação direta entre a BR-101 (IV Perimetral) e a
Avenida Boa Viagem, utilizando vias de bairros como Ibura, Ipsep e Boa Viagem.
Entre as
responsabilidades do Estado está a execução dos corredores de transporte
público fluvial. O projeto prevê, no primeiro momento, a navegabilidade do
trecho do Rio Capibaribe entre Apipucos, na Zona Norte, e a Estação Central, no
Centro do Recife, e a compra de barcos com capacidade para 80 pessoas. O
trajeto será estendido até Olinda.
Os outros
projetos do governo são a Via Metropolitana Norte (II Perimetral) e Binário
Cajueiro Seco (IV Perimetral) e a instalação do sistema de transporte rápido
por ônibus (BRT) no Grande Recife.
Diferentemente
do PAC Copa, que contempla a Via Mangue, as obras que receberem recursos do PAC
Mobilidade não terão que, necessariamente, ficar prontas até o mundial de
futebol, em 2014. Recife foi
uma das nove cidades-sede de região metropolitana a ter projetos contemplados
pelo PAC Mobilidade. O prefeito João da Costa esteve no anúncio oficial, em
Brasília.
Ao todo, 51
municípios brasileiros receberão dinheiro do programa. Os recursos para o
Brasil chegam a R$ 32 bilhões, dos quais R$ 22 bilhões são provenientes do
governo federal.
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