JUMARIANA OLIVEIRA da FOLHA PE
A audiência que iria escutar as explicações do prefeito de Condado, Edberto Quental (DEM) - investigado por uma Comissão Parlamentar de Inquérito de desviar recursos do programa Renda Cidadão - foi adiada. Inicialmente marcado para hoje, o depoimento do democrata passou para o dia 18 do próximo mês. O fato gerou reação do gestor, que acusa os vereadores que integram a CPI de dificultar a conclusão dos trabalhos. Do outro, a presidente da Comissão, vereadora Maria Helena (PT), alega que quem está criando empecilhos é o prefeito.
Edberto Quental, por meio de nota enviada à Imprensa, questionou o motivo do adiamento e disse que a comissão instalada na Câmara Municipal só tem um único objetivo: “Pura politicagem”. “Nós queremos saber só uma coisa. Por que o presidente da Câmara, Marcelo Moura, e os outros vereadores adiaram os depoimentos das pessoas da Prefeitura, não pegaram os documentos disponibilizados e não concluem esta CPI?”, questionou o democrata. Segundo a nota, os documentos solicitados pela CPI já estão disponíveis há mais de oito dias na Prefeitura, mas até o momento ninguém foi recolher.
Procurada pela reportagem, a vereadora Maria Helena, que preside a CPI, explicou que foi preciso adiar a audiência que ouvirá o depoimento do prefeito, pois ele estaria fazendo o possível para tumultuar o processo. “Ontem (na última terça-feira), ele mandou vários cargos comissionados para a frente da Câmara com apitos para atrapalhar a sessão”, acusou.
A vereadora também afirmou que, até o momento, a Câmara não recebeu nenhuma documentação requerida e que quem tem o dever de enviar o material é o prefeito. Na semana passada, o prefeito chegou a pedir afastamento do cargo alegando que a ação seria para dar mais autonomia aos vereadores para investigar as possíveis irregularidades no programa Renda Cidadã.
Como a vice-prefeita Noemi Alves (PTB) será candidata à Prefeitura, o comando do município teria de ficar a cargo do vereador Marcelo Moura. O pedido de Quental, no entanto, foi negado pela Câmara.
Nenhum comentário:
Postar um comentário