quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

Prefeitura da Vitória e ABTV discutem o carnaval 2013


Do Portal da PM Vitória

Na noite desta terça-feira (22), representantes e associados da ABTV – Associação dos Blocos e Trios da Vitória –, se reuniram com o Secretário de Cultura, Turismo e Esporte, Paulo Roberto, de Serviços Públicos, Demetrius Ribeiro, de Comunicação Social, Djalma Andrade e da Polícia Militar, Tenente João Raimundo, representando o Tenente Coronel Antônio Jose Batista comandante do 21º Batalhão de Polícia Militar. Em pauta, o Carnaval da Vitória 2013, evento que faz parte do circuito oficial do Estado.

Na reunião foram discutidos diversos assuntos, dentre eles: o fechamento de ruas deixando livre o trajeto de blocos, troças e clubes; O comércio informal feito por gasoseiros dentro do circuito; segurança e outros. Temas que agora são tratados pela Secretaria de Serviços Públicos, criada especialmente para gerir tais questões. O secretário da pasta, Demetrius Riberio, enfatizou o excelente trabalho que já vinha sendo feito nos últimos quatro anos para esse disciplinamento, mesmo sem a existência da secretaria, e que agora o município terá novos instrumentos para inibir os abusos e corrigir as falhas que por ventura possam existir. Segundo ele, haverá um maior controle nas barreiras de acesso ao circuito, bem como no trajeto das agremiações, e problemas como a invasão de gasoseiros ao espaço lateral dos blocos que utilizam cordão de isolamento dificultando a circulação dos foliões e causando até acidentes será uma de suas prioridades.


A prefeitura delimitará o espaço desses trabalhadores bem como o seu cadastramento que, alias, já está sendo feito na sede da Secretaria de Cultura, Turismo e Esporte, na antiga estação ferroviária.

Outras questões bastante discutidas na reunião estavam relacionadas com dois temas de grande interesse da população: o não pagamento pela prefeitura aos blocos que possuam cordão de isolamento e, portanto cobram do folião o acesso para brincar; e a proibição da passagem desses mesmos blocos pela Praça Diogo de Braga (Matriz), que desde o carnaval passado foi instituída pelo município como forma de preservar um dos mais belos cartões postais da cidade.

Sobre o primeiro tema, o secretário Paulo Roberto ressaltou que o município não pode continuar taxando o cidadão nesse sentido (pagar com seus impostos uma festa privada) e que esse dinheiro será revertido em prol da estrutura do carnaval, oferecendo ao folião e a esses mesmos blocos a condição de fazerem suas apresentações com mais segurança, ruas desobstruídas e decoradas, banheiros químicos, controle de gasoseiros, contratação de orquestras para as ruas, etc. dando destino mais justo ao dinheiro público, mantendo inclusive o pagamento de troças e clubes que não se utilizam de cordão de isolamento e, portanto, fazem uma festa aberta a todos.

O secretário lembrou que o carnaval vitoriense carece a cada ano de mais investimentos e controle e que não se resume a três dias, mas, a quinze dias de festa já que uma semana antes e uma semana depois as ruas da Vitória fervilham, demandando um enorme aparato logístico e de estrutura para que tudo funcione bem e a população não venha a sofrer com danos de qualquer natureza.

Quanto à proibição da passagem dos blocos com trios elétricos na Praça da Matriz (troças e clubes continuam passando), o secretário contou que tal decisão foi tomada por um grupo técnico visando tão somente manter o espaço preservado e livre da ação de arruaceiros, mas que levará o caso para estudo com o grupo e nos próximos dias divulgará a decisão tomada.

Para Charles Romão, presidente da ABTV, a entidade tem sido uma grande defensora do carnaval da Vitória e que através da organização e atuação tem oferecido aos seus associados um incansável trabalho em prol da defesa da manutenção do carnaval moderno, e que juntamente com as atrações tradicionais têm tornado a folia de Momo em nossa cidade uma festa multicultural inigualável.

Este ano, dos nove associados à ABTV seis estarão desfilando pelas ruas da Vitória, juntamente com as mais de 120 agremiações que mescla bumba meu boi, caboclinho, carros alegóricos, clube de fados, orquestras, etc. tonando Vitória um grande caldeirão multicultural.
Nos próximos dias, a Prefeitura da Vitória estará divulgando a relação completa das agremiações que se apresentarão no carnaval 2013.

Nenhum comentário: