quinta-feira, 3 de janeiro de 2013

VITÓRIA DE SANTO ANTÃO PODERÁ TER NA SUA HISTÓRIA, O PRIMEIRO SANTO. HÁ 108 ANOS NASCIA, O PADRE LUÍZ GONZAGA DO MONTE.




PADRE LUÍZ GONZAGA DO MONTE - FOTO DE DHNET.ORG.BR

O PADRE LUÍZ GONZAGA DO MONTE nasceu em VITÓRIA DE SANTO ANTÃO– PE, no dia 03 de janeiro de 1905. A família mudou-se para NATAL, em 1917.

Depois de ter estudado no SEMINÁRIO DE SÃO PEDRO, foi ordenado sacerdote a 18 de setembro de 1927, tendo exercido as funções de CAPELÃO DO COLÉGIO DA CONCEIÇÃO, COLÉGIO MARISTA E IGREJA DO ROSÁRIO; ASSISTENTE ECLESIÁSTICO DA CONGREGAÇÃO MARIANA E DA AÇÃO CATÓLICA; DIRETOR ESPIRITUAL DO SEMINÁRIO DE SÃO PEDRO, além de lecionar no ATENEU, ESCOLA DE COMÉRCIO E SEMINÁRIO.

TESTEMUNHO DO PROFESSOR E POETA JOÃO BOSCO - BLOG CULTURAJB.BLOGSPOT

Dominou todas as áreas da Ciência do seu tempo. O Matemático, o Físico (corrigiu um pequeno erro da Teoria da Relatividade de Albert Einstein e anos após sua morte, o renomado cientista o reconheceu).

O Químico pois fazia Pasta, Sabonete, Sabão no próprio seminário.

O Mineralogista provou que existia Shelita em Curras Novos, onde hoje é a Mina Brejuí e que possivelmente tinha Ouro.

O astrônomo, o biólogo, o Filósofo, o Doutrinário, o Sociólogo, o Moralista, o 
Historiador Social, o Economista, o Professor, o Arquiteto, o Musico, o Jornalista, o Orador Sacro, o Latinista (para ser professor do Atheneu fez uma gramática Latina).

Conhecia e traduzia o Grego, o Hebraico, o Aramaico  e falava vários idiomas, além de ter discutido e criticado cientista da época, tudo isso com a simplicidade sem igual.

Vale a pena a publicação da obra deste Príncipe entre nós.
                                                    
SANTO E SÁBIO dedicou toda a sua breve existência à igreja, confessando e dirigindo almas, ensinando e escrevendo artigo na imprensa. Morreu aos 39 anos, em NATAL, no dia 28 de fevereiro de 1944.

ORAÇÃO

Ó Deus, fonte de todo o bem e luz de verdade, vós ornastes o coração do vosso servo PADRE LUIZ GONZAGA DO MONTE com virtudes de bondade, simplicidade e piedade, e iluminastes a sua mente com sabedoria celeste e terrestre, tornando-o mestre espiritual de tantas almas, concedei-nos a graça de venerá-lo entre os vossos Bem-aventurados e atendei aos pedidos que vos fazemos por intercessão (...) por CRISTO NOSSO SENHOR: AMÉM.

Com aprovação eclesiástica do Arcebispo de Natal.

Em 10 de dezembro de 2004 a Arquidiocese de Natal encaminhou à Congregação para Causa  dos Santos, sediada em Roma, um pedido de autorização para abertura do processo de beatificação do Padre  pernambucano – que se considerava  potiguar – Luiz Gonzaga do Monte. 

O pedido, que estava legitimado por um relato das virtudes e da vida do referido padre, recebeu, em junho de 2005, o parecer favorável da Congregação.

PENSAMENTO

“O PADRE LUIZ MONTE FOI A CULTURA MAIS AMPLA QUE POSSUÍMOS”.

LUÍZ DA CÂMARA CASCUDO.

FONTE:www.padremonte.com

DEDICO ESTA MATÉRIA AO NOSSO AMIGO E LEITOR MANOEL CARLOS. UM GRANDE ABRAÇO A ELE E A TODOS OS NOSSOS AMIGOS.

Postado por Johnny Retamero

Um comentário:

manoel carlos disse...

os livros estão no site. ótimo.