sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

A HISTÓRIA DO CAMELO SEGUNDO PEDRO RAMALHO

Carnaval do Clube Vassouras o Camelo- Ano não registrado- 
Foto Gentilmente cedido   por Elias Ramalho
História do Camelo / Pedro Ramalho da Silva

Em 21 de fevereiro do ano de 1921 um grupo de pessoas da cidade, amantes do carnaval, entre elas Pedro Ramalho da Silva, residindo em Pombos, trabalhava em Vitória, fundaram o Clube Carnavalesco Vassouras, conhecido ainda hoje como “ O Camelo”, devido a sua força e resistência. 

No ano seguinte, 1922, saiu às ruas pela primeira vez exercendo por muito tempo pleno predomínio dos carnavais vitorienses, seja de rua como, posteriormente, no de sede. Para adentrarem aos seus quatro bailes carnavalescos, todas as mesas eram antecipadamente reservadas. 

Baile do Camelo - Ano não registrado  
Foto gentilmente cedida por Elias Ramalho
As filas, para aquisição de convites individuais, atravessavam a praça em frente. As primeiras horas da quarta-feira de cinzas, a orquestra deixava  o salão, ia para a rua, ao som do frevo Vassourinhas percorrendo todas as artérias adjacentes, até às 7 horas encerrando o carnaval vitoriense.

Um fato pouco lembrado pelo nosso folião era as saídas do clube em dois horários: Vespertino e Noturno. No horário da tarde saia os três dias, sendo que no Domingo e na terça-feira com alegoria, clarins, orquestra, cordões, esquadrão a cavalo, blocos de senhoras e de senhorinhas que faziam circulo em torno do estandarte. 

Alegorias do Camelo- Ano não Registrado 
Foto Cedida Gentilmente por Elais Ramalho.
Todos fantasiados obedecendo ao enredo do desfile, geralmente um tema histórico. A segunda saída à noite agora sem alegorias, mas com grande número de pessoas, percorria as ruas de nossa cidade. 

Carnaval de 1932 - Alegoria do Camelo
Nesse horário ocorriam os encontros de orquestras na Praça Duque de Caxias. Debates que duravam horas, quase sempre na intervenção da polícia. Na segunda-feira no horário da tarde, o Camelo visitava o bairro da Mangueira 
( Rua Neto de Mendonça) logradouro onde foi fundado. Ocasião em que se fazia ouvir grande foguetório oferecido pelos adeptos da localidade.
                                                                                
Personagem marcado na foto é Pedro Ramalho
Foto Cedida Gentilmente por Elias Ramalho.
Fomos presidentes do clube em 1975/1976 substituindo o saudoso Manoel José de Sousa – Mizura.
Posteriormente nos afastamos da diretoria cansados e desmotivados.

Texto de Elias Ramalho
Postado do Diego Felipe
Fotos gentilmente cedido por Elias Ramalho

Nenhum comentário: