![]() |
Novo shopping de Pernambuco investe em sistemas sustentáveis e projeta economia de 40% nas despesas com energia elétrica |
Com mais de 65% das obras
concluídas, o novo centro de compras da Mata Sul de Pernambuco será inaugurado
no segundo semestre deste ano. Entre as novidades do Vitória Park Shopping, um
projeto com iniciativas sustentáveis, que irá aproveitar as fontes naturais
durante seu funcionamento. Entre os sistemas que deverão ser utilizados no
empreendimento, aproveitamento de iluminação interna natural, reutilização de
água, energia solar nos estacionamentos e no hotel Íbis, e sistema de
climatização sustentável, que prevê uma economia de 40% nas despesas com
energia elétrica.
De acordo com Leonardo Pifano,
gerente executivo do Vitória Park Shopping, o projeto sustentável, além de
projetar o centro comercial para a o recebimento futuro de certificados
internacionais de sustentabilidade, irá beneficiar lojistas. “Com o uso
equipamentos de aproveitamento de energias naturais, a exemplo do
aproveitamento de iluminação natural e reutilização da água, o custo
condominial do shopping irá ficar mais barato para os donos das lojas, e essa
economia pode até ser repassada para o consumidor”, avalia. “Além disso, a
cidade de Vitória irá ganhar um empreendimento que não agride o local em que
ele está instalado”, reforça.
A sustentabilidade é um foco
presente desde o início do projeto do novo centro comercial, contudo a idéia
ganhou força a partir de novembro do ano passado. “Algumas empresas
fornecedoras de sistemas sustentáveis do Brasil, quando souberam do projeto,
entraram em contato com nosso escritório querendo realizar parcerias. No
início, por exemplo, apenas o hotel Íbis contaria com um sistema aproveitamento
de energia solar, contudo nós decidimos expandir isso também para o shopping”,
declara Leonardo Pifano. Além de captação da luz solar, os empresários do
shopping estudam a possibilidade de outras fontes alternativas, a exemplo da
energia eólica.
Com investimento de R$65 milhões,
o Vitória Park Shopping vai contar com mais de mais de 100 lojas. Entre as que
já confirmaram presença no empreendimento as âncoras Marisa, Lojas Americanas,
Emmanuelle e Riachuelo, e as lojas Cacau Show, Esposende, Colcci e Coca-cola
Clothing entre as satélites. O shopping também terá praça de alimentação com
mais de 20 operações, entre elas a franquia Subway e a Iang Chao Cozinha
Oriental, dois restaurantes, espaço para games e lazer, três salas de cinema
com tecnologia 3D e um centro médico. O empreendimento leva a assinatura dos
grupos Class, Plus e Somar, com apoio do Governo do Estado de Pernambuco e da
Prefeitura de Vitória de Santo Antão.
Fonte: assessoria de imprensa
Nenhum comentário:
Postar um comentário