quarta-feira, 3 de abril de 2013

Assembleia Legislativa celebra hoje 178 anos de existência


Publicado no Diário Oficial do Estado (D.O.E.) em 03/04/2013.

Para celebrar a data, a Casa organizou uma programação variada. Durante a Reunião Solene, no Plenário do Museu Palácio Joaquim Nabuco, será entregue a Medalha do Mérito Popular e Democrático Frei Caneca, instituída em 2008, para homenagear pessoas e entidades com trabalhos de destaque na defesa da democracia e igualdade de direitos. A cerimônia será às 18h.

Na categoria pessoa física, a presidente do Tribunal de Contas do Estado, conselheira Tereza Duere, receberá a comenda por meio de proposta apresentada pelo deputado Sebastião Rufino (PSB). Na categoria pessoa jurídica, o homenageado será o Sindicato da Indústria do Açúcar e do Álcool de Pernambuco (Sindaçúcar), sugestão do presidente da Assembleia, deputado Guilherme Uchoa (PDT).

Para prestar contas à sociedade sobre as ações do Legislativo, a Mesa Diretora da Casa entregará o Relatório Bienal 2011/2012. Realizações como o início das obras do novo prédio e a inserção da TV Assembleia na Rede Legislativa de TV Digital são destaques na publicação de 71 páginas. A marca da Alepe 2013, em alusão à Copa das Confederações, será apresentada no evento.

Antes da reunião solene, os parlamentares visitarão as instalações da Assistência de Comunicação Social. Uma das novidades é a reforma do estúdio da Rádio Alepe. Localizado no Anexo 5, o espaço de 18 metros quadrados conta, agora, com melhor estrutura técnica e acústica. O objetivo é ampliar a grade de programação que apresenta à sociedade as diferentes ações desenvolvidas no Parlamento.

Outro momento das festividades é o lançamento do Livro Transitando pela história: documentos do Poder Legislativo de Pernambuco, organizado pela Assistência de Preservação do Patrimônio Histórico do Legislativo. No salão nobre, será feito o tradicional corte do bolo.

Para encerrar as festividades, os deputados vão se dirigir à Rua da Aurora para assistir à salva de 21 tiros realizada em referência à seguinte tradição: em 1835, foi editada uma lei determinando que o Parlamento Estadual comemorasse 1o de abril com tiros nas embarcações de guerra e fortalezas. Na sequência, queima de fogos e a inauguração de uma iluminação especial, na fachada do Museu Palácio Joaquim Nabuco.

Portal da ALEPE

Nenhum comentário: